Programa paroquial

sábado, 25 de outubro de 2008

À descoberta de São Paulo


O Centro de Formação e Cultura da Diocese de Leiria-Fátima preparou, para este Ano Paulino, uma acção de formação que tem como objectivo possibilitar um contacto mais próximo com a vida e obra de São Paulo.

Na vigararia dos Milagres, esta formação irá realizar-se na paróquia de Amor, em dois sábados. Será a 15 e a 22 de Novembro, das 14h30 às 18h30, e pode ser frequentada por todos os que desejarem aproveitar esta oportunidade para contactarem mais de perto com uma das figuras mais importantes da história do cristianismo.

26 de Outubro a 2 de Novembro - Boletim


O boletim paroquial do dia 26 de Outubro de 2008, 30º Domingo do Tempo Comum, pode ser visto AQUI.

Assembleia Vicarial nos Milagres

No passado dia 10 de Outubro realizou-se no auditório de S. Eufémia uma Assembleia da Vigararia dos Milagres para apresentação do tema do novo ano pastoral.

O P. Jorge Guarda, vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima foi convidado para orientar os trabalhos. Começou por apresentar de forma sucinta a Carta Pastoral de D. António à Diocese de Leiria-Fátima, intitulada “Ir ao Coração da Fé”.

Entre os diversos aspectos, destacou que na Diocese já há uma grande actividade e dinamismo no campo da formação cristã da fé. A Escola “Razões da Esperança” e as várias iniciativas do Centro de Formação e Cultura são um “sinal muito positivo” para a Diocese que vai apostar forte, este ano pastoral, na formação dos cristãos.

Na parte final da assembleia que juntou cerca de uma centena de participantes, todos puderam dar o seu contributo partilhando a forma como se pode pôr em prática a Carta Pastoral quer nas comunidades cristãs, quer na vida pessoal de cada um.

No final, foi distribuído um calendário com as actividades já marcadas para a Vigararia dos Milagres para que o todos os sectores da pastoral possam realizar uma ou mais iniciativas em sintonia e concretizando o tema proposto à Diocese.

P. Jacinto Gonçalves in: http://www.leiria-fatima.pt/

sábado, 18 de outubro de 2008

Semana de 19 a 26 de Outubro - boletim


O Boletim Paroquial para a semana de 19 a 26 de Outubro de 2008, 29ª Semana do Tempo comum, pode ser visto AQUI.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Começou a catequese!


Este Domingo as salas do Centro Pastoral voltaram a ficar animadas com a presença das crianças e adolescentes que iniciaram mais um ano de actividades na Catequese. Pelas 09h45, cada grupo se reuniu na respectiva sala, contando com a presença dos pais. No acolhimento que cada catequista fez ao seu grupo, foi também apresentado o programa para o ano [AQUI].

Depois foi o momento de celebrarmos em conjunto a nossa fé. Na celebração da Eucaristia [AQUI], que coincidiu neste dia com o encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã, os pais foram convidados a fazer o seu compromisso de primeiros e principais educadores da fé dos seus filhos. Os catequistas fizeram também o seu compromisso [AQUI] e foram enviados para esta importante missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo aos mais novos.

sábado, 11 de outubro de 2008

Início da Catequese

A catequese da infância e adolescência inicia as suas actividades este Domingo, dia 12 de Outubro. Pelas 09h45, cada um é convidado a estar na sala com o seu grupo, os catequistas e os pais. Após este primeiro encontro de acolhimento e motivação para o ano que se inicia, haverá a celebração da Missa, às 11h00, na Igreja, na qual os pais e catequistas fazem o seu compromisso solene.

Entretanto, o grupo da catequese dos adultos começou também a sua caminhada, no sábado, dia 11 de Outubro. O grupo é cosntituído por jovens e adultos de várias paróquias da vigararia dos Milagres. Irá ter os seus encontros aos sábados de manhã, de 15 em 15 dias.

Boletim paroquial - 12 de Outubro


O boletim paroquial de 12 de Outubro de 2008, 28º Domingo do tempo comum, está disponível AQUI.

sábado, 4 de outubro de 2008

Boletim paroquial, 05 de Outubro de 2008


O Boletim paroquial de 05 de Outubro de 2008, 27º Domingo do Tempo Comum, pode ser visto AQUI.

Escuteiros da Boa Vista iniciam as actividades


O Agrupamento de Escuteiros do CNE 1227-Boa Vista está a iniciar as suas actividades, neste Sábado, dia 4 de Outubro, com uma actividade no parque de merendas, aberta a todas crianças e jovens que aceitaram o defasio de procurar o «tesouro da moura»

E forma cerca de 30 os que, não sendo escuteiros, se juntaram ao grupo num dia de actividades em que poderão descobrir um pouco mais o que significa ser escuteiro. Ao longo do jogo terão que passar por seis postos que falam de outras tantas dimensões importantes na formação de cada um: o carácter, a inteligência, a afectividade, a espiritualidade, o desenvolvimento físico e social... No final espera-se que uma das 8 equipas em jogo (4 na idade dos Lobitos, 3 na dos Exploradores e 1 dos Pioneiros) consiga descobrir onde está o tesouro da moura!

Depois de um tempo para o lanche, o Agrupamento participa na Eucaristia, na qual se celebra a partida de uma Caminheira. Segue-se o jantar partilhado com os elementos do Agrupamento e seus pais, terminando com a cerimónia das passagens de secção.