Programa paroquial

sábado, 27 de dezembro de 2008

Caminhada na Serra de Sicó

No passado dia 22 de Dezembro alguns jovens do 10º ano da catequese foram fazer uma caminhada com o objectivo de se prepararem para o Crisma. Fomos até à Serra de Sicó.



Eram 9h30min quando saímos da Boa Vista à procura de aventura e diversão. Quando chegámos ao destino, juntámo-nos todos numa eira e começámos a cantar e falar de S. Paulo, e por fim, tivemos a responder a umas questões em grupo. No fim disto, voltámos para a carrinha e fomos até ao local onde iríamos iniciar a caminhada. Ao sairmos da carrinha perguntaram-nos se queríamos um jogo em silêncio ou com barulho, e nós respondemos que era com barulho. Então, nós tínhamos de escolher um animal e depois imitar o seu ruído. Depois de todos escolhermos o animal e os emitar, metemo-nos ao caminho. Depois de tanto andarmos e de chegarmos ao topo da montanha, parámos para beber água, tirar os casacos (estava muito calor!!!) e para descansar. Cinco minutos depois, continuámos o caminho com o objectivo de irmos até uma aldeia, para pararmos para almoçar. Quando chegámos à aldeia, fomos até ao adro da capela e parámos lá para comer. No fim do almoço voltámos ao caminho e andámos em direcção às ventoinhas eólicas (bem no cimo da serra!!). Subimos e subimos até que lá chegámos a cima. No cimo da montanha, onde estavam as ventoinhas, também havia uma capela, um moinho e um parque para crianças. No fim de lá estarmos algum tempo continuámos a andar. Pelo caminho fomos tirando fotografias e até nos juntámos todos ao pé de uma ventoinha para tirar uma foto em grupo. Estávamos a ir em direcção à carrinha, mas antes parámos nas Buracas (grutas onde terão vivido pessoas), fomos até uma das grutas para ver e descansar. Também foi lá que passámos algum tempo, pois estivemos a fazer uma pequena representação de um texto da Bíblia que falava em S. Paulo (Actos 9, 1-18) e quando a noite já se aproximava, estivemos a responder a outras questões também em grupo.
No final, fomos para a carrinha e seguimos para um salão onde iríamos jantar. Nesse salão tivemos a jogar um pouco de matraquilhos e depois fomos cantar e fazer o plenário. Quando terminámos, fomos até à capela da aldeia: cantar, rezar e meditar.
Depois de tudo isto fomos jantar! Quando terminámos de jantar, fomos arrumar tudo e fomos falar sobre o que tínhamos achado do dia (fazer a avaliação). Todos nós gostámos muito e até dissemos que queríamos repetir. E por fim, voltámos para a Boa Vista.

Ana Luísa Azoia

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Votos de um Santo e Feliz Natal


Jesus é o acontecimento do Natal. É certo que, em cada Natal, tantos outros acontecimentos marcam a nossa vida… Mas a essência do Natal é sempre o Amor extraordinário de Deus por nós! Ele que, para nos dar a conhecer a Vida que tem para nos oferecer, o vem comunicar pessoalmente. Ele que se deu (e dá) a conhecer de tantas formas, "inventou" esta forma de se comunicar: o Verbo faz-se carne, a Palavra ganha um rosto, Deus faz-se Homem!


Deus não está distante, nem inacessível. Ele dá-se a conhecer na simplicidade e na pobreza que vemos espelhada no presépio onde um menino é acolhido nas mãos de uma mãe e de um pai. E torna-se tão próximo que precisamos de ter atenção para reparar n'Ele!


Neste ano em que somos desafiados a "Ir ao Coração da Fé", talvez seja este o maior de todos os desafios: repararmos n'Ele, deixarmo-nos tocar e surpreender pela simplicidade e a pobreza de um presépio onde reside a riqueza e complexidade de Deus. E encontrarmos naquele coração (ainda pequenino) que bate, o coração sem limites do Amor. E deixar que esse coração se cruze com o nosso. Coração com coração.


Que este Natal seja, para cada um de nós, o reforçar desta vontade de nos encontramos no "coração da Fé", e de aprofundarmos a relação com Alguém que dá sentido a todos os outros acontecimentos de Festa, Alegria, Paz e Partilha que marcam cada Natal.


Pe. José Henrique Pedrosa

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

4º Domingo do Advento - Boletim


Entramos na última semana do Advento. Estes dias que precedem o Natal são iluminados pela anunciação do Anjo e o «sim» de Maria. É desta proposta e acolhimento que nasce Jesus, Deus-connosco, a aventura de Deus entre os homens que desafia a aventura dos homens com Deus.


As celebrações de Natal serão:

Dia 24, à meia-noite: «Missa do Galo»

Dia 25, às 11h00: Missa da dia de Natal


O Boletim Paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 13 de dezembro de 2008

3º Domingo do Advento - Boletim


Neste 3º Domingo do Advento, escutamos São Paulo que, ao escrever aos tessalonissences os convida a viver«sempre alegres». Uma alegria que se vive no acolhimento do Espírito que derrama sobre nós os seus dons, um Espírito que nos faz perceber o maior de todos os dons: Jesus Cristo, Deus que se faz um connosco!


O Boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 6 de dezembro de 2008

2º Domingo do Advento



O 2º Domingo do Advento leva-nos ao encontro de São João Baptista, aquele que anuncia a proximidade da vinda do Salvador. Com o texto do primeiro capítulo do Evangelho de São Marcos, somos convidados a perceber todos aqueles sinais em que se revela a grandeza de Jesus, Aquele que, como diz João, «vai chegar depois de mim e é mais forte do que eu».

O boletim paroquial parta esta semana encontra-se AQUI.