Programa paroquial

sábado, 24 de janeiro de 2009

25 de Janeiro - Conversão de São Paulo


Neste Ano Paulino, ao celebrarmos o bimilenário do nascimento de Paulo de Tarso, somos convidados a redescobrir o apóstolo das gentes. A Festa da Conversão de São Paulo pode ser um momento privilegiado para nos encontrarmos com a sua pessoa, o seu testemunho, a sua teologia e para nos deixarmos guiar por ele nos caminhos do encontro com Cristo e do anúncio do Evangelho.

O Boletim Paroquial para esta semana encontra-se AQUI.

domingo, 18 de janeiro de 2009

2º Domingo do Tempo Comum


O caminho do discípulo faz-se a partir da consciência do chamamento e do encontro com Jesus. Como diz o Sr. Bispo, na carta pastoral para este ano, «a fé não nos coloca frente a coisas ou a um elenco de verdades abstractas e portanto frias ou ainda perante um conjunto de obrigações e proibições. Crer é aceitar alegremente, como válido para mim tal qual sou, esse inigualável acto pessoal de Jesus “Filho de Deus que me amou e se entregou por mim”. Só o Amor é digno de fé!»


O Deus que conhece e chama pelo nome a Samuel (1ª leitura), é o mesmo que convida a partilhar a «intimidade» da casa aos discípulos que seguem Jesus (Evangelho)... Acreditar é aceitar o desafio de se deixar convidar por Jesus, conhecê-lo de perto, fazer parte da família que se reúne na sua casa para O partilhar, na Eucaristia...


O Boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Imagens da Festa de Reis

Festa do baptismo do Senhor


Com a festa do baptismo do Senhor termina o tempo do Natal e iniciamos o tempo comum. Nos Evangelhos, este momento do baptismo marca o início da vida pública de Jesus. De facto, os Evangelhos deixam no silêncio todo o tempo de Jesus da infância até ao momento em que é baptizado por João no Jordão e começa a anunciar a Boa Nova.


O boletim paroquial desta semana por ser visto AQUI.

Festa de Reis da catequese

Ainda não estava na hora, e já começava a haver uma certa ansiedade no ar. Mais do que das crianças e adolescentes da catequese, dos pais! Sim, porque, mais uma vez foram os pais os principais actores na festa da catequese, este ano realizada no Dia de Reis, Domingo 4 de Janeiro.

O dia começou, de manhã, com a catequese habitual. Para além dos filhos, alguns pais ficaram pelo salão a dar os últimos retoques na apresentação que iam fazer à tarde. Depois, na missa, concluiu-se a campanha do Advento-Natal com a entrega, por parte das crianças do 1º ao 6º ano, dos mealheiros missionários para a «Infância Missionária». Os adolescentes ainda continuam a reunir os catecismos para enviar para Angola.

Pelas 3 da tarde, o salão paroquial encheu: músicas, teatro, mensagens, dança… A grande maioria dos grupos de pais reuniram durante o tempo das férias para poder preparar uma surpresa para os filhos. E os filhos gostaram! A festa foi bonita, simples, familiar. E revelaram-se talentos! Alguns grupos de pais envolveram também os filhos. E todos se sentiram participar.

A terminar, a partilha do lanche deu oportunidade para continuar em ambiente familiar de convívio. E quando se olhou pelas janelas já se estava a fazer noite quando a Festa de Reis terminou.
Estão de parabéns os pais. Estão de parabéns os filhos. E os catequistas! E continuaremos a procurar espaços em que todos se possam sentir envolvidos nesta tarefa da catequese que é comum a todos!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Epifania - Boletim paroquial


Epifania: Jesus revela a sua Luz ao mundo inteiro simbolizado nos magos vindos do Oriente para O adorar.


Na paróquia, a Igreja acolheu outros magos e outros presentes: as crianças e adolescentes da catequese que na sua caminhada à procura de Jesus, vieram com os seus presentes do final da campanha do Advento e Natal. Junto ao presépio foram colocados os mealheiros missionários que agora serão entregues para a Infãncia Missionária. Os adolescentes vão entregar os catecismos que juntaram.


O boletim paroquial para esta semana encontra-se disponível AQUI.