Programa paroquial

sábado, 28 de fevereiro de 2009

1º Domingo da Quaresma


O início deste caminho quaresmal coloca-nos diante de Jesus a ser tentado no deserto. Optando por seguir os planos do Pai, anuncia a Boa Nova, a alegria de conhecer e viver a vida de Deus: «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Para uma nova Primavera Espiritual

Mensagem do Bispo de Leiria-Fátima para a Quaresma de 2009

1. Peregrinação interior às fontes da fé
Estamos prestes a entrar na “Grande e Santa Quaresma”, segundo a bela expressão dos nossos irmãos cristãos ortodoxos. Durante quarenta dias, todos os cristãos são convidados a fazerem uma revisão de vida e a reavivarem o dom da fé, recebido no baptismo, para celebrarem a Páscoa da Ressurreição com um coração novo. Quem não sente a necessidade dum tempo forte de mais recolhimento para pôr a vida em ordem?
Neste ano jubilar dedicado a S. Paulo, a Quaresma é, de modo especial, o tempo privilegiado para ir beber à fonte, ao coração do mistério da fé com a ajuda do Apóstolo. Queremos pois que a nossa Quaresma seja uma etapa da peregrinação do coração, com S. Paulo, até Jesus Cristo: uma peregrinação interior às raízes da fé, ao encontro pessoal com Cristo vivo.

2. Retiro espiritual com S. Paulo
Neste sentido proponho à diocese um “retiro popular”, acessível a todo o povo de Deus, com o tema “Permanecer no coração da fé com S. Paulo”, em ordem a um aprofundamento da fé e a uma revitalização da vida espiritual.
Como no ano passado, convido os cristãos a reunirem-se em pequenos grupos informais, uma vez por semana, durante uma hora, a fim de meditarem alguns belos textos de S. Paulo, segundo o método da leitura orante da Palavra de Deus (a lectio divina) e partilharem a fé. Para este efeito já foi distribuído pelas paróquias um guião como subsídio para o retiro. Peço aos párocos o melhor empenho na organização deste grande retiro do Povo de Deus.
Na escuta e meditação da Palavra, cada um aprenderá a ler o seu coração e a sua vida com o olhar benévolo, misericordioso, amigo e cordial de Deus e a abrir-se à Sua graça e à Sua novidade. E, certamente, descobrirá surpresas de Deus!
“O coração humano – o teu, o meu, o de todos – é mais rico de quanto possa parecer; é mais sensível de quanto se possa imaginar; é gerador de energias inesperadas; é uma mina de potencialidades muitas vezes pouco conhecidas ou até sufocadas pela frustrante convicção de que “ como assim, é impossível mudar alguma coisa” ou então “eu já não consigo”. Experimenta interrogar-te sobre as verdades que estão no mais profundo de ti. É um direito teu interrogares-te para te conheceres nas tuas luzes e sombras, para saberes donde vens, para onde estás a caminhar, que sentido tem a tua vida.
E no silêncio de algum momento sente-te querido por Deus e procura conhecer Jesus. Quando O conheceres, senti-lo-às próximo, amigo, vivo. E quando fizeres a experiência de suscitar um sorriso ou acender uma esperança na vida dos outros, dar-te-às conta de que também na tua vida haverá mais luz, mais sentido, mais alegria”(Cardeal Martini).
Tenho a certeza de que o retiro popular, vivido nesta perspectiva, despertará uma nova primavera espiritual, uma primavera da fé nas nossas comunidades cristãs.

3. O perfume do jejum e da partilha
Esta perspectiva ajuda-nos ainda a descobrir o sentido da antiga e sempre actual praxis do jejum e da partilha quaresmais.
“Quando jejuares, perfuma a tua cabeça”, diz o Evangelho. Que perfume querem os cristãos espalhar nesta quaresma de 2009? Na Mensagem para a Quaresma, o Santo Padre Bento XVI convida a “valorizar o significado autêntico e perene desta antiga prática penitencial do jejum que pode ajudar-nos a mortificar o nosso egoísmo e a abrir o nosso coração ao amor de Deus e do próximo”.
Neste sentido, o jejum –nas várias formas expressivas da sobriedade de vida e de consumo – torna-se oração e comunhão. Reaviva o amor. Abre no coração a fonte da partilha. Não faz barulho, mas dá frutos de justiça e de caridade.
Neste ano marcado pela crise sócio-económica, cujas primeiras vítimas são os mais pobres, o fruto da habitual renúncia quaresmal na nossa diocese será destinado a duas instituições: ao Centro de Acolhimento da Paróquia da Sé de Leiria que serve alimentação e outros apoios às pessoas sem abrigo que passam pela cidade ou nela vivem e à Comunidade Vida e Paz ao serviço dos sem abrigo e da recuperação dos toxicodependentes.
A todos os diocesanos desejo uma “grande e santa Quaresma”!

† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

sábado, 21 de fevereiro de 2009

7ª Semana do Tempo Comum - Boletim


A fé de quatro homens faz com que um quinto se encontre com a Palavra que salva: «Os teus pecados estão perdoados». E o paralítico encontra a capacidade de andar, não só por fora: no seu íntimo redescobre o olhar do amor misericordioso do Filho do homem.

Imaginamos o cruzar de histórias: alguém que conta como começou a andar, alguém que conta como ajudou um outro a andar, alguém que louva a Deus porque é possível voltar a andar, alguém que duvida e pensa que é blasfémia... talvez alguma das histórias se cruze com a minha?... E sempre, como fundo, o olhar de Jesus que olha para além das aparências e vê as paralesias interiores, um olhar que sempre desafia a acolher o perdão que possibilita pegar no catre e sair por próprio pé para construir uma vida nova...

Antes do início da Quaresma, o evangelho deste 7º Domingo do Tempo Comum é quase como que um desafio: queres «andar»? e ajudar outros a «andar»?

O Boletim Paroquial pode ser visto AQUI.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

sábado, 7 de fevereiro de 2009

5ª Semana do tempo Comum - Boletim


Um pequeno texto do Evangelho de Marcos mete-nos perante a vida agitada de Jesus... Parece não ter descanso: vem da sinagoga onde reza e ensina, vai a casa de Simão e cura a sogra dele, acolhe e cura doentes, expulsa os demónios que atormenta as pessoas... Todos O procuram!

Mas, muito cedo, retira-se para rezar. Antes de partir de novo para a sua missão de anunciar a bos nova a outros lugares, precisa deste tempo de «intimidade» com o Pai... Para a nossa vida agitade de hoje, um alerta para esse tempo de paragem e encontro com o Pai que dá sentido a toda a agitação de cada dia...

O Boletim Paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

4ª semana do Tempo Comum - Boletim


Neste 4º Domingo do Tempo Comum, uma «palavra forte» surge por duas vezes no texto: «autoridade» - nas palavras e nas acção, Jesus revela a sua autoridade. A força da sua palavra que nasce do seu próprio ser: Ele é a Palavra - é Ele quem revela o prórpio Deus. A força da sua acção libertadora brota da sua missão - Ele é o Messias, o Salvador que nos liberta de todos os «espíritos impuros» que possam existir dentro do homem...


O Boletim paroquial para esta semana está disponível AQUI.