Programa paroquial

sábado, 28 de março de 2009

5ª Semana da Quaresma


A propósito dos gregos que querem ver Jesus, Jesus mostra o que significa, de facto, vê-l'O... Compara-se ao grão de trigo que é lançado à terra para que da sua morte surja a vida: ver Jesus é assumir a mesma capacidade de doação e de entrega, de viver a vida por amor...


Na semana da Peregrinação Diocesana a Fátima, o evangelho recorna-nos que somos peregrinos a caminho de uma realidade definitiva que se constrói já neste mundo, quando os nossos gestos são verdadeiros actos de amor. É aí que a voz do Pai se continua a fazer ouvir...


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Peregrinação ao Santuário de Fátima


Dia 29 de Março, peregrinação diocesana sob o tema "Ir ao coração da fé. Permanecei firmes e sólidos em Fé".

Sob o tema “Ir ao coração da fé. Permanecei firmes e sólidos na fé”, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 78ª peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo dia 29 de Março. O programa, inserido no espírito do ano Paulino e do centenário do nascimento do beato Francisco Marto, é o seguinte:

8-9 h. – Confissões na Capela da Reconciliação, da Igreja da Santíssima Trindade
9.00 h. – Concentração na igreja da Santíssima Trindade e momento de interiorização com palavras de São Paulo.
9.30 h. – Caminhada para a Capelinha e saudação a Nossa Senhora
10.15 h. – Oração do Rosário
11.00 h. - Celebração da Eucaristia no altar do recinto e bênção dos doentes
14.30 h. – Evocação-homenagem ao Cónego Carlos da Silva, no Centro Paulo VI

Tendo em conta o falecimento do Cónego Carlos da Silva, no passado dia 16 de Fevereiro, a Diocese vai evocar a sua vida e obra musical, com testemunhos e execução de algumas das suas criações musicais.

Esta caminhada espiritual anual dos católicos da Diocese até Fátima dá continuidade a uma iniciativa que já vem desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora. Este acto, que reúne cristãos leigos, religiosos e sacerdotes com o seu bispo, no "altar do mundo", é uma das expressões mais significativas da Igreja Diocesana.

Como nos anos anteriores, estão a ser elaborados um cartaz e um guião para que os peregrinos possam participar melhor nos diversos momentos da peregrinação. Serão distribuídos oportunamente. O guião inclui o anúncio solene a fazer nas comunidades cristãs, uma oração para o início da caminhada, uma via-sacra, meditações para a oração do rosário, orientações para a celebração da reconciliação, orações e cânticos.

Os jovens e os escuteiros têm momentos especialmente orientados para eles, no Sábado, dia 28, orientados, respectivamente, pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas. No Domingo, integram-se na peregrinação geral com os outros fiéis, vivendo uma experiência da família eclesial diocesana.

P. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral

4ª Semana da Quaresma

Jesus apresenta-se como a «luz» que vem iluminar o mundo: vem revelar-nos o amor de Deus por nós, ao ponto de dar a sua vida para nos salvar. Não vem para condenar, mas para salvar, para dar a vida aqueles que, vendo Jesus elevado na cruz, decidem acolher este amor e vivê-lo nas suas vidas.

O boletim paroquial deste semana pode ser visto AQUI.

sábado, 14 de março de 2009

3º Domingo da Quaresma


Uma atitude pouco vulgar em Jesus: um chicote que expulsa do templo de Jerusalém quem faz da casa do Pai casa de comércio. Mas sobretudo, um Jesus que revela um outro templo, aquele no qual se pode encontrar, de verdade, a presença de Deus: Ele que nos revela o Pai, Ele que nos lança na aventura de nos deixarmos purificar pelo «chicote» da sua palavra para nos tornarmos o que somos também nós: templos de Deus.


O Boletim Paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 7 de março de 2009

2ª Semana da Quaresma


O caminho quaresmal não é feito na escuridão... Logo após o texto das tentações, este 2º Domingo propõe-nos a Transfiguração de Jesus: a certeza do «Filho muito amado» que revela já que, depois da cruz, virá a luz da ressurreição. Mas não se pode ficar apenas na contemplação: é preciso descer o monte e voltar ao caminho... Na vida de cada dia, a certeza de uma Vida que supera todos os limites, onde a Palavra é força e alimento para o caminhar: «Escutai-O»...

O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI