Programa paroquial

sábado, 30 de maio de 2009

Pentecostes


Pentecostes: o Espírito Santo é «soprado» por Jesus sobre os discípulos. É o início de uma nova era, uma nova criação, em que o homem é recriado por Deus para que possa vencer as trevas e abrir-se a uma nova vida, a vida eterna, que habita aqueles que n'Ele acreditam.


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 23 de maio de 2009

Ascensão do Senhor



A ressurreição de Jesus inaugura um tempo novo: Jesus é glorificado e não estará mais entre os discípulos da forma que estava antes da sua morte. Agora é o tempo do Espírito que, nos discípulos, os lança para a aventura de anunciar o Evangelho a todo o mundo. Não é para ficar a olhar o Céu mas de tornar presente o Céu na terra. Agora é o tempo de caminhar para a glorificação, com Jesus, assumindo o mesmo estilo de vida de quem não se ficou na sua igualdade com Deus, mas se fez um connosco e por nós deu a vida: da sua constante opção por Amar, por se entregar e doar, Deus o glorifica e lhe dá o nome que está acima de todos os nomes. Caminhar para o Pai, como Jesus, no Espírito, é assumir viver neste mesmo processo de esvaziamento para que Deus nos possa encher d'Ele...


O Boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

Comunicações Sociais

Mensagem do Santo padre para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais: Novas tecnologias, novas relações :)

Ler AQUI.

sábado, 16 de maio de 2009

Mandamento do Amor - 6º Domingo da Páscoa


O amor de Deus por nós existe antes de nós... mesmo na recusa da nossa parte, Deus não deixa nunca de amar-nos. E é acolhendo este amor total, livre, gratuito, esse amor que Jesus vive na sua relação com o Pai, que permanecemos unidos a Ele, tornando-nos testemunhas de uma alegria completa de quem se sabe eternamente e infinitamente amado... O amor não é uma imposição, mas uma consequência do saber-se amado: um mandamento que não se impõe, mas se acolhe como única forma possível de viver...

O Boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 9 de maio de 2009

Permanecer - 5º Domingo da Páscoa


Permanecer é ter a capacidade de estabilizar uma relação, dar solidez e continuidade. É este estar-demoradamente que Jesus nos convida a viver na relação com Ele. Ele é a verdadeira videira, aquela que, ao contrário da antiga (imagem usada no Antigo Testamento para falar do Povo de Deus), é capaz de produzir os frutos esperados do agricultor (Deus).


Os discípulos, como «ramos», recebem de Jesus a seiva da vida nova, e só nessa relação íntima e constante se tornam fecundos dos frutos do Reino... Noutro lugar, Jesus afirma que permenece n'Ele quem come a sua carne e bebe o seu sangue: quem partilha da sua vida, quem assume o mesmo projecto de amor até ao fim. É este mistério de amor total que se torna real em cada Eucaristia.


No dia em que celebramos na paróquia a Festa da Eucaristia, na qual as crianças do 3º ano vão comungar pela primeira vez, esta metáfora da videira recorda-nos que a Eucaristia é como uma seiva onde continuamente recebemos o próprio Jesus que nos alimenta com a sua Palavar, o seu Corpo e Sangue.


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 2 de maio de 2009

O Bom Pastor


Neste 4º Domingo do Tempo Pascal, o texto do Evangelho apresenta-nos sempre Jesus como «o bom pastor», um pastor capaz de ir à luta quando se trata do bem das suas ovelhas, porque as conhece e elas o conhecem, um pastor que quer cuidar mesmo daquelas ovelhas que não são do seu rebanho. Uma imagem que nos fala da liberdade com Jesus aceita dar a sua vida para o bem da humanidade porque para Ele cada um é importante, único.


Em Jesus encontramos o único Pastor, à imagem do qual cada cristão é convidado a viver a sua vocação na relação com o Pai, ao serviço dos irmãos. Na conclusão da semana das vocações, voltamo-nos para este Pastor e pedimos pastores à sua imagem, na família, na Igreja, no mundo: homens e mulheres capazes de escutar o apelo do Pai para o serviço da humanidade.


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.