Programa paroquial

sábado, 26 de junho de 2010

Meter-se a caminho...


Começa um tempo novo no Evangelho de Lucas: o caminho para Jerusalém. Um caminho que terá de ser feito por quem, na liberdade, quer assumir as exigências do seguimento de Cristo.

Um caminho que nem sempre é bem acolhido (os samaritanos não querem receber Jesus...) mas que não pode ser feito à força nem com violência (Jesus repreende os discípulos que queriam pedir fogo do céu para destruir esses mesmo samaritanos...).

Um caminho que não é feito para conquistar um bem-estar material («o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça...»), que não pode ser adiado à espera das condições e tempos ideais («Deixa que os mortos sepultem os seus mortos»), que é para envolver a vida toda e toda a vida («Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus»)...

Jesus faz este caminho, radical, de entrega total de amor, de desprendimento de si mesmo que O leva, da cruz, à Vida Eterna... É ele quem vai à frente... quem O quer acompanhar?

Leituras do XIII Domingo do Tempo Comum AQUI.
O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 19 de junho de 2010

E vós, quem dizeis que Eu sou?


A pergunta de Jesus continua a ecoar ao longo dos tempos… «Dizer» alguém nunca é fácil, mas torna-se tanto mais complexo quanto mais se está próximo daquele que se quer expressar em palavras: aí as palavras passam para além das opiniões exteriores para ganharem o peso da relação que nos une àquele de quem se fala…

O silêncio é quebrado por Pedro. «Messias» é uma palavra complexa, porque pode ganhar sentidos diversos por quem a pronuncia: se o povo esperava um libertador-militar-político-poderoso, que o libertasse da opressão do Império Romano, Jesus fala de um libertador que o faz no amor da entrega da sua vida na cruz…

A liberdade da entrega total de si mesmo, por amor: o «messias» diz-se a si mesmo na cruz, e desafia quem O segue a fazer, nas pequenas coisas de cada dia, a mesma entrega na cruz de cada dia…

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 12 de junho de 2010

Um amor que tudo transforma

A mulher que, a chorar, se inclina aos pés de Jesus, é uma pecadora, conhecida da cidade... As lágrimas lavam-Lhe os pés, os cabelos enxugam-lhos, o perfume é derramado, e os lábios beijam os pés do Messias... É o encontro do impuro com o pureza, da pecadora com o Santo... Simão, o anfitrião, esperava de Jesus a reacção politicamente correcta: rejeitar aquela mulher.

Mas Jesus assume uma outra atitude. O amor de Jesus é capaz de transformar de verdade: acolher esta mulher não é aceitar ou concordar com o seu pecado, mas dizer-lhe do poder renovador do encontro com Deus... «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou»...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 5 de junho de 2010

Levanta-te


O caminho da vida não deixa de se confrontar com a morte... Mas a ressurreição de Jesus dá um novo sentido a este caminho: Ele, ressuscitado, traz à humanidade a perspectiva de um caminho para a Vida. Esta esperança dá um novo impulso para que nos «levantemos» de tudo o que é «morte» (e o pecado) e nos deixemos vivificar pelo seu Espírito de Vida, e Vida em plenitude...


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.