Programa paroquial

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Encerramento da Catequese

No passado dia 26 de Junho sucedeu o encerramento do ano 2010-2011 da Catequese da Boa Vista.

Após as habituais sessões de catequese, todos os anos participaram na Eucaristia, em conjunto com as suas famílias e com toda a comunidade. Relembrando todas as Festas realizadas ao longo do ano, nos vários anos da Catequese, cada um dos anos teve a sua tarefa especial, sendo sinal do que haviam celebrado.
Para além de relembrar o que cada ano celebrou, também o 9º e o 10º ano realizaram a sua Festa. O 9º ano fez o seu Compromisso, o compromisso de viver a vida segundo o Evangelho. O 10º ano fez a Festa do Envio. Chegados ao fim do percurso catequético, em que adquiriram diversos conhecimentos sobre Jesus e o ser cristão, é chegada a hora de serem enviados a viver como cristãos.

Terminada a Eucaristia, todos se reuniram no adro para Igreja para um momento de partilha, onde havia comes, bebes e alegria.

E assim termina mais um ano de Catequese, relembrando que ser cristão é fazer Festa, com Jesus e com a comunidade.

Joana

sábado, 25 de junho de 2011

Passeio prioritário a maiores de 65 anos

25 de Junho: numa organização conjunta da Conferência São Vicente de Paulo e da Junta de Freguesia da Boa Vista, realizou-se o passeio prioritário para maiores de 65 anos. Buçaco e Coimbra foram os destinos. Ficam algumas imagens:

Tudo a partir d’Ele…


O evangelho deste Domingo centra-nos no essencial: toda a vida, todas as relações, todas as acções do discípulo de Jesus devem partir da relação essencial de acolhimento, partilha e anúncio de Jesus Cristo.

Mesmo aquelas relações que parecem ser as mais marcantes da vida (pai, mãe, filho, filha…), ganham um sentido e um horizonte novo quando vistas a partir do amor acolhido, vivido e partilhado com Jesus Cristo. Todas as acções e opções da vida de cada dia, só atingem a plenitude quando unidas à cruz de Cristo. Todo o acolhimento do outro, mesmo nos gestos mais insignificantes, como o dar um copo de água, podem ter um toque de excelência quando vividos no contexto da eternidade de Deus…

Os avisos paroquiais para a semana de 26 de Junho a 3 de Julho podem ser vistos AQUI.
O boletim paroquial pode ser visto AQUI.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Palavra de Deus na minha vida

Quase no final da caminhada do 4º ano da catequese, com a descoberta de um novo catecismo, o grupo das crianças trouxe de novo a Bíblia para a celebração da comunidade, agora enriquecidas com «a palavra de Deus na minha vida». Foi no dia 19 de Junho que o 4º ano celebrou a Festa da Palavra.


Foi uma experiência nova e gratificante. Apesar de ser tudo novo para mim, tanto as crianças como o próprio catecismo, só há uma maneira de ensinar e levar a mensagem de Deus ao seu "povo" e ao mundo inteiro: acreditar que é Nele que vamos buscar forças para o fazer, e que a Sua palavra e o Seu exemplo de vida estará sempre presente na nossa vida, em cada dia que vivemos dando Graças ao Senhor por tudo o que nos dá.

Pequenos, mas bons de coração, estas crianças são um exemplo vivo, pois fizeram uma caminhada neste sentido de descobrir como Deus está presente em cada um de nós, nas mais pequenas coisa e gestos, e que somos pedras vivas do Templo do Senhor, caminhando na paz e alegria, fazendo festa e acolhendo a Sua Palavra.

Helena

Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ainda a Profissão de Fé...


O grupo do 6º ano, no encontro de catequese que se seguiu à Profissão de Fé, fez uma reflexão sobre esse dia de festa que partilha com todos:


O dia 12 de Junho marcou mais uma etapa nas nossas vidas, enquanto cristãos. E porquê? Porque foi um dia diferente, um dia de festa que encheu os nossos corações de muita alegria… fizemos a nossa PROFISSÃO DE FÉ!

Foi nesta grande festa que, em conjunto com os nossos familiares, catequistas, pároco e resto da comunidade, assumimos a vontade de continuar a ser cristãos presentes e activos; que acreditamos e aceitamos JESUS como nosso Grande Amigo, com quem queremos estar mais perto e aprender a conversar (ORAR) …

Foi também um dia muito especial, porque estávamos mais bonitos por fora e por dentro, fora do habitual; estávamos nervosos e ao mesmo tempo felizes e orgulhosos por querermos seguir JESUS, a sua palavra, o seu grande AMOR… tal como os Seus discípulos. Foi intenso, porque no final sentimos que havia mais “um pedacito” de JESUS EM NÓS.

Catequese do 6º ano – Domingo, 19 de Junho de 2011

sábado, 18 de junho de 2011

9 de Julho: Passeio da Paróquia


O Passeio da Paróquia terá lugar no dia 9 de Julho, com destino a Castelo Branco, Idanha-a-Velha e Sortelha. A saída será pelas 7h30, junto da igreja paroquial. Durante a manhã visitaremos a cidade de Castelo Branco, terminando com a celebração da missa, na igreja de Nossa Senhora de Mércoles, e o almoço num restaurante das proximidades. À tarde visitaremos as aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Sortelha.

Para a viagem, incluindo o almoço e os bilhetes de visitas, para as pessoas que colaboram em alguma actividade da Paróquia, pedimos um valor de 10,00€; para os restantes acompanhantes pedimos uma colaboração de 25,00€. As inscrições fazem-se no cartório paroquial, com a maior brevidade possível.

Pai, Filho e Espírito Santo

Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito Santo, sois um só Deus, um só Senhor, não na unidade de uma só pessoa, mas na trindade de uma só natureza.
Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, nós o acreditamos também, sem diferença alguma, do vosso Filho e do Espírito Santo.
Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, adoramos as três Pessoas distintas, a sua essência única e a sua igual majestade.

Prefácio da Santíssima Trindade


É sempre difícil tentar explicar, com a nossa lógica, esta realidade de Deus: três pessoas numa só natureza. Tal como é difícil de «representar». Rublev pintou o ícone, que se tornou famoso, onde surgem as três personagens numa certa circularidade que representa a sua unidade, com um espaço de acolhimento: há como que um lugar à nossa espera para partilharmos daquele único cálice. É como que um convite: a entrarmos para bebermos da mesma vida… talvez assim possamos compreender…

É esse o sentido da palavra «mistério». Não um segredo bem escondido, um enigma por resolver, mas uma realidade que podemos conhecer porque Deus a revelou de Si mesmo, e nessa revelação nos convida a partilhar da Sua vida. É como que uma verdade que passa para além das nossas capacidades «normais» de conhecer, porque só a conhecemos quando nos metemos «dentro» dela. Na linha do conceito de «conhecimento» na Bíblia: não se trata de uma questão simplesmente intelectual, mas de estabelecer uma relação de intimidade… Por isso a busca do conhecimento de Deus é sobretudo o procurar um espaço de relação onde se descubra a sua vontade, o seu projecto para a humanidade, e para cada um.

O «mistério de Deus» que celebramos diz-nos precisamente esta vida de Deus. De um Deus que ama, que é amado, que é relação de amor. E um Deus que, por ser assim, «enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17).

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquias para esta semana podem ser vistos AQUI.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo....


Foi no dia 12 de Junho que o grupo do 6º ano da catequese da paróquia da Boa Vista celebrou a festa da solene Profissão de Fé. Acendendo a vela do baptismo no círio pascal, diante dos pais e padrinhos que os trouxeram, em pequenos, à igreja para serem baptizados, foram eles que, agora, na comunidade cristã, manifestaram publicamente a sua vontade de crescer como cristãos.

Neste dia de Pentecostes, reforçou-se a esperança de que, abertos à força do vento e do fogo do Espírito de Deus, também estes discípulos de hoje possam crescer na ousadia de viver e de anunciar a fé.

sábado, 11 de junho de 2011

O acontecimento da ressurreição e o dom do Espírito


Vou tendo a sensação que, na compreensão comum, por vezes, ao tentar definir-se o que significa «ser cristão», as respostas batem em três pontos: a questão ritual e sacramental (ser baptizado, fazer a primeira comunhão, ser crismado, ir à missa, rezar…), a questão do conhecimento ou respeito por alguns conhecimentos ou dogmas de fé (acreditar em algumas coisas...), e a questão moral (comporta-se de uma certa maneira...).

Parece-me que esta maneira de ver pode fugir do essencial… ou melhor, todos estes elementos só têm sentido compreendidos com um fundamento anterior. De facto, a fé cristã tem a sua base num acontecimento histórico: a pessoa de Jesus Cristo. É nesta história concreta que se baseiam todas as reflexões posteriores, todos os comportamentos, todas as celebrações.

A função da Igreja não pode deixar de ser a de recontar sempre essa história. E os dogmas da fé não são senão uma forma de a expressar, com conceitos que a procuram esclarecer e torná-la mais compreensível. Os comportamentos morais não são senão uma forma de a narrar, com a própria vida, tornando-a actual em quem opta por procurar seguir o mesmo estilo de vida de Jesus. A celebração, uma forma de fazer a memória que actualiza o acontecimento de salvação por Ele realizado.

Com a celebração do Pentecostes, termina o tempo Pascal. Este tempo que celebra a memória dos acontecimentos finais da história de Jesus: paixão e morte, ressurreição, glorificação ou ascensão, envio do Espírito Santo. Os acontecimentos que mudaram a vida de tantas pessoas naquele momento e ao longo da história.

A fé cristã parte daqui. Deste acontecimento, como foi vivido por Cristo, e como foi acolhido e testemunhado por aqueles que o viveram também em primeira pessoa.

Tudo isto para chegar a uma afirmação: quando se fala de ressurreição e do que ela significa, não se trata simplesmente de uma ideia entre outras desenvolvida racionalmente por quem buscava respostas para a questão da vida depois da morte, mas da revelação feita pelo próprio Deus em Jesus Cristo, vivida por Ele e testemunhada pelos discípulos. Na base está esse acontecimento que, na história, ultrapassa os limites do tempo e do espaço, e dá a conhecer a vida de Deus para os homens. Sempre na lógica de um Deus que se faz presente na História. E que é na leitura da História que se conhece Deus.

Os textos dos Evangelhos que marcam este tempo Pascal falam de como o acontecimento da ressurreição foi vivido pelos seus protagonistas: Jesus e os discípulos.

Por um lado, apresentam-nos a pessoa de Jesus como aquele que tendo sido morto, tendo «fracassado», surge vivo e vitorioso. Por outro lado, os discípulos que, tendo desaparecido e mesmo traído Jesus, aparecem transformados radicalmente na sua maneira de estar… Como diz Shusaku Endo em Uma Vida de Jesus, «Ao menos a lógica força-nos a concluir que, fosse qual fosse o evento, foi mais que suficiente para que na mente dos discípulos o “frágil” e “impotente” Jesus se tenha transformado num Jesus “todo poderoso”. E imediatamente nos vemos forçados a supor que tal acontecimento, fosse qual fosse a sua natureza, foi também suficiente para persuadir os discípulos de que a Ressurreição de Jesus foi um facto real». A tal ponto que, aqueles que antes tinham deixado Jesus sozinho na cruz, deram a vida por esta convicção…

O texto deste Domingo de Pentecostes é um dos que apresentam um dos encontros dos discípulos com o Ressuscitado. A partir dele podemos tentar perceber um pouco melhor o que poderá significar a ressurreição… E, no encontro com Ele, o que é ser «soprado» para viver com o mesmo Espírito Santo em nós...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquiais de 12 a 19 de Junho podem ser vistos AQUI.

sábado, 4 de junho de 2011



A Ascensão não é uma ausência, mas uma plenitude


Jesus afirma-o no evangelho deste Domingo: «Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». Não está fisicamente, mas permanece presente e activo em todos os lugares e todos os tempos: na Palavra proclamada, na fé celebrada sacramentalmente, na vida partilhada que actualiza o mandamento do amor...

E Jesus quer continuar esta presença: por isso envia aqueles que n'Ele acreditam a ensinar e a baptizar. É a missão dos cristãos: trazer à realidade cultural de cada tempo o sentido de uma vida partilhada com o Deus de Amor que liberta e salva.

Alguns, diz o texto, «ainda duvidaram»... mesmo na presença do Senhor ressuscitado: a fé é uma caminhada de confiança, não uma certeza "cientifica", mas uma relação que se sente e se vive com a ousadia de se deixar amar por Ele... Ele que «ascende» para se manter presente.

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Avisos paroquias para a semana de 5 a 12 de Junho, AQUI.

Na vigília de Pentecostes...


Movimentos e Associações juntam-se em oração e testemunho
11 de Junho, no Seminário Diocesano de Leiria.

Sob o tema “Chamados à caridade pelo Espírito”, os movimentos e associações de fiéis da Diocese juntam-se em assembleia de oração e testemunho, na aula magna do Seminário de Leiria, no Sábado, 11 de Junho, véspera de Pentecostes, às 21 horas. A presidir estará o bispo diocesano D. António Marto. Texto completo AQUI.

Era digital: revolução na cultura e na sociedade


Celebra-se este Domingo, dia 5 de Junho, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema «Era digital: revolução na cultura e na sociedade». A agência Ecclesia preparou um dossier com uma variedade de textos, entre os quais a mensagem do Santo Padre para este dia, que podem ser vistos AQUI.