Programa paroquial

sábado, 24 de setembro de 2011

Calendário leitores: Outubro a Dezembro


A calendarização dos leitores para as celebrações da Eucaristia dominical dos meses de Outubro a Dezembro de 2011, pode ser vista AQUI.

Outras pessoas que desejarem colaborar neste serviço à comunidade podem inscrever-se no cartório paroquial.

O milagre do arrependimento...


Uma parábola muito simples: dois filhos convidados a ir trabalhar na vinha; um dá a resposta verbal certa, mas a sua vida contradiz a afirmação; o outro diz não ao pai, mas depois arrepende-se, e faz o que lhe fora pedido. «Qual dos dois fez a vontade ao pai?», pergunta Jesus, e qualquer um sabe a resposta correcta...

Mais que palavras e aparências, a vida é o lugar da resposta ao chamamento do Pai: é na vida que a fé se manifesta. É no concreto dos nossos dias que somos chamados a ser «testemunhas de Cristo no mundo».

O que marca a viragem é o arrependimento. Só quando percebe que agiu mal dando uma resposta negativa ao pai, é que aquele filho cai em si e muda de atitude: «Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado, praticar o direito e a justiça, salvará a sua vida. Se abrir os seus olhos e renunciar às faltas que tiver cometido, há-de viver e não morrerá», escutamos na 1ª leitura deste Domingo, nas palavras proféticas de Ezequiel.

De facto, o maior de todos os «milagres» é o arrependimento que leva à conversão. O reconhecimento da nossa realidade pecadora é o ponto de partida para o assumir de um novo rumo. Não para ficar presos em remorsos, desgastados e abatidos pela fragilidade, curvados diante da fragilidade, mas para assumir que o Deus salvador é capaz de nos renovar interiormente e connosco fazer produzir a «vinha».

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquiais podem ser vistos AQUI.
Leituras do 26º Domingo do Tempo Comum, AQUI.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Formação teológica para o 1º Semestre

Escola Diocesana «Razões da Esperança» | Centro de Formação e Cultura

Poderá encontrar AQUI as várias propostas de formação para este 1º Semestre.

Na celebração do Jubileu


Eucaristia, pão repartido para a vida do mundo

Na celebração do Jubileu, festa que nos recorda a presença de Jesus Eucaristia na comunidade da Boa Vista, transcrevemos parte do nº 3.3. da Carta Pastoral de D. António Marto para este ano, «Testemunhas de Cristo no mundo»:

A espiritualidade do compromisso social do cristão alimenta-se não só na escuta da Palavra e na sua meditação, mas também na celebração da Eucaristia, para receber de Cristo um “novo olhar” sobre as realidades do mundo e uma “nova força” para a sua entrega.
“As nossas comunidades, quando celebram a Eucaristia, devem consciencializar-se cada vez mais de que o sacrifício de Jesus é por todos; e, assim, impele todo o que acredita n’Ele a fazer-se ‘pão repartido’ para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno... Na verdade a vocação de cada um de nós consiste em ser, unido a Jesus, pão repartido para a vida do mundo (...) Precisamente, em virtude do mistério que celebramos é preciso denunciar as circunstâncias que estão em contraste com a dignidade do homem, pelo qual Cristo derramou o seu sangue, afirmando assim o alto valor de cada pessoa” (SC nn. 88 e 89).

Quando chega a hora de pagar...


Na injustiça do proprietário da vinha, na hora do pagamento, revela-se a justiça (pois é Ele que justifica, quem salva) de Deus chama à salvação todos os homens, sem considerar a antiguidade na fé, os créditos, as qualidades ou os comportamentos anteriormente assumidos. A Deus interessa apenas a forma como se acolhe o seu convite. Pede-nos uma transformação da nossa mentalidade, de forma a que a nossa relação com Deus não seja marcada pelo interesse, mas pelo amor e pela gratuidade…

Leituras do 25º Domingo do Tempo Comum: AQUI.
O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquiais podem ser vistos AQUI.

sábado, 10 de setembro de 2011

Testemunhas de Cristo no mundo


O Sr. D. António Marto, acaba de publicar a Carta Pastoral Testemunhas de Cristo de mundo, que servirá de orientação para o ano pastoral de 2011-2012 na diocese de Leiria-Fátima.

Enquanto se aguarda a publicação em papel, pode ser lida no sítio na internet da Diocese de Leiria-Fátima (AQUI).

Setenta vezes sete...


Mais que uma conta simples de resolver, esta é a expressão da total gratuitidade, da radical totalidade, falta de limites na capacidade de perdoar de Deus... Se o 7 tem o sentido da totalidade, quanto mais 70 x 7...

A pergunta que Pedro faz ao Mestre aponta já para um «sem-limite» no perdão. Mas a resposta de Jesus transporta para uma lógica divida, eterna. É nessa lógica que somos convidados a entrar: experienciar e deixar-se transformar pelo acolhimento do amor de Deus para o transportar na relação com os outros...

Quando este Evangelho, casualmente, se lê nestes 10 anos do 11 de Setembro, não pode deixar de nos fazer pensar no confronto entre a lógica humana e a divina...

O Boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquias podem ser vistos AQUI.
Leituras do 24º Domingo do Tempo Comum AQUI.