Programa paroquial

sábado, 28 de abril de 2012

Relação, confiança, seguimento...

O que distingue o mercenário do pastor é a relação que eles têm com as suas ovelhas. Para o pastor, cada ovelha é única aos seus olhos, e cada uma reconhece o seu pastor. Ele está pronto a tudo para que as suas ovelhas vivam, indo mesmo ao ponto de arriscar a sua própria vida. Ele cuida mesmo das que não são do seu rebanho... O mercenário importa-se mais com o seu próprio lucro do que com o bem das ovelhas... 

Jesus, que se compara ao bom pastor, vive esta relação como reflexo da sua relação com o Pai: “conheço as minhas ovelhas ... do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai”.

O pastor só tem sentido se ligado a um rebanho. Assim é Jesus: Ele “conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem-no”. Elas “contam verdadeiramente para ele”. Ele ama as ovelhas e cuida delas. Vigia-as. Condu-las a boas pastagens, dando-lhes o bom alimento da Palavra de Deus. Ele vai ao ponto de dar a sua vida pelas suas ovelhas.

Neste domingo em que os cristãos são convidados a rezar pelas vocações, que a sua oração seja dirigida, em primeiro lugar, para o único Pastor, Jesus Cristo. Depois, que se peça para que Ele dê à sua Igreja pastores que procurem conhecer cada vez melhor os homens, amá-los, e que tenham o cuidado daqueles que não são ainda da Igreja. E que a todos ajude a viver a vocação no serviço aos irmãos. 

As leituras deste 4º Domingo da Páscoa podem ser vistas AQUI, e AQUI um comentário às leituras.

O boletim paroquial desta semana esta disponível AQUI, e os avisos paroquiais AQUI.

sábado, 21 de abril de 2012

Semana das Vocações


Senhor da messe e pastor do rebanho, 
faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: “Vem e segue-Me”! 
Derrama sobre nós o teu Espírito: que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. 
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. 
Desperta as nossas comunidades para a missão. 
Ensina a nossa vida a ser serviço. 
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. 
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. 
Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros. 
Dá perseverança aos nossos seminaristas. 
Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja. 
Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. 
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”. 
Ámen

"Tocai-Me"

(…) O Ressuscitado mostra aos seus discípulos as mãos e os pés, os membros perfurados, a carne humana ferida. A encarnação proporcionou a Deus a experiência do sofrimento, do padecer e morrer. E agora o Ressuscitado é encontrado na carne dos que sofrem, tocado nos corpos das vítimas do mal. Cristo não é um espírito ou um fantasma e o cristianismo não é uma alienação ou um espiritualismo quando leva a sério a dor do mundo, quando confessa o Ressuscitado enquanto cura o necessitado, quando discerne o Ressuscitado enquanto toca a carne ferida do homem. “Tocai-me”, disse Jesus, e este tocar a carne humana ferida para confessar o Ressuscitado, este encontro do mistério do Ressuscitado com o enigma do mal, torna a fé uma procura humilde, às apalpadelas, exactamente como a procura dos pagãos, dos não crentes que procuram Deus “mesmo tacteando” (Act 17,27). O paradoxo do Deus crucificado transforma-se no paradoxo do crucifixo em Deus, do ressuscitado que tem um corpo ferido e marcado pelo mal que sofreu. Corpo que pode ser encontrado nos corpos de quem sofre no meio de nós. É o são materialismo cristão.

LUCIANO MANICARDI, Comunidade de Bose

AQUI poderá encontrar as leituras deste Domingo, e AQUI um comentário às leituras.

O boletim paroquial desta semana está disponível AQUI, e os avisos paroquiais AQUI.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oito dias depois...



Um texto denso de mensagem, este que nos situa «oito dias depois» do primeiro dia da história da humanidade. E é de novo Jesus, o Crucificado, que toma a iniciativa de se colocar de novo no centro da comunidade dos discípulos para os fazer participar já da mesma ressurreição, soprando sobre eles o Espírito. Alegria, paz, perdão: são os frutos deste encontro que tem de ser comunicado: Tomé, que não estava com eles, vai estar oito dias depois. De novo, o primeiro dia, o do encontro que vê e toca o Ressuscitado, onde a dúvida dá lugar à profissão de fé: «Meu Senhor e meu Deus!».

Provocar a experiência do Ressuscitado, de Cristo no centro da comunidade, que se reúne de oito em oito dias, para acolher e partilhar a paz, o perdão, a alegria, a certeza de que Ele está. Essa fé que faz feliz quem acredita, mesmo quando não se vê nem se toca este Jesus que agora está de uma forma nova, de ressuscitado: é a missão da Igreja que celebra a Eucaristia.

As leituras deste Domingo podem ser vistas AQUI, e AQUI um comentário às leituras.

O boletim paroquial está disponível AQUI, e os avisos paroquias AQUI.

sábado, 7 de abril de 2012

«Ressuscitou: não está aqui»

Depois da escuridão da noite, quando o sol começa a nascer, naquele primeiro dia, as mulheres que vão ao sepulcro com aromas para embalsamar Jesus, deparam-se com a surpresa de Deus: não está ali o Crucificado, ressuscitou, e é preciso contá-lo aos discípulos.

A manhã de Páscoa é o encontro com a Luz que desperta para o Novo Dia, o primeiro, aquele que inicia um Tempo Novo! Não há tempo a perder: é preciso contar a toda a gente que Aquele que se foi crucificado, ao entregar a sua vida ao Pai para fazer participar a humanidade da sua divindade, nos dá, de facto, a esperança de uma Vida que permanece para lá do pecado e da morte! Testemunhar que vale a pena passar pela cruz, entregar a vida, viver no Amor. Que vale a pena buscar Jesus lá adiante, arriscar a conversão, tornar-se peregrino...

«Não está aqui»: há sempre um novo lugar, o da vida, aquela de cada dia, onde Ele se volta a fazer presente através dos que vivem no seu Espírito.

As leituras das celebrações pascais podem ser vistas AQUI, e AQUI um comentário às leituras do Domingo de Páscoa.

O boletim paroquial está disponível AQUI, e os avisos para esta semana AQUI.