Programa paroquial

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Do pouco, Jesus faz muito...

Durante alguns domingos, vamos interromper a leitura do Evangelho de São Marcos para escutar o capítulo 6º do Evangelho de São João. Inicia-se com o relato da multiplicação dos pães e dos peixes para continuar depois com toda a catequese do «Pão da Vida».

Já neste sinal se dá a entender a dimensão eucarística: Jesus que dá graças e distribui... e do pouco se faz muito. Da partilha, doze cestos de sobra. Mas um outro alimento irá saciar bem mais: Jesus é o Pão que sacia de verdade a fome que sente cada um no mais íntimo de si mesmo. 

Realce para a atitude do rapazito, com os seus cinco pães e dois peixes: pode parecer tão pouco para toda aquela gente, mas Jesus do pouco faz o muito: «Quando damos amor, amizade, um pouco do nosso tempo ou simplesmente um sorriso, quando procuramos respeitar o outro, sem o julgar, quando fazemos um caminho de perdão… Jesus serve-Se desse pequeno pouco para construir connosco, pacientemente, dia após dia, o seu Reino.» 

As leituras deste Domingo podem ser vistas AQUI, e um comentários às mesmas AQUI.
AQUI está disponível o Boletim Paroquial desta semana, e AQUI os avisos paroquiais.

sábado, 21 de julho de 2012

Preparação para o Crisma

A celebração do Crisma será a 22 de Setembro,
pelas 17h00, em Santa Eufémia.
Os crismandos,os pais e padrinhos terão encontros de preparação.



A Confirmação, ou Crisma, é um dos sacramentos da Iniciação Cristã e, com o Baptismo e a Eucaristia, formam uma unidade: o dom da fé, que nos faz nascer para a vida nova em Cristo, acolhida no Baptismo; é confirmada pelo Espírito Santo, o dom de Deus, que nos faz crescer espiritualmente e assumir as responsabilidades da vida como cristãos, no Crisma; e alimentada e fortalecida com o Pão do Céu, na Eucaristia, que nos configura cada vez mais com Jesus Cristo.

Estes sacramentos iniciam-nos na fé e na vida como cristãos. O que acontece porque o próprio Deus actua para que os sacramentos realizem o que simbolizam: eles são, de facto, um conjunto de Acções e Palavras que, pela presença de Deus, nos oferecem a vida de Deus. São um dom a acolher, pela fé. Para além do «rito» exterior, têm a força sacramental: somos de facto baptizados, e tornamo-nos filhos de Deus; somos mesmo ungidos pelo Espírito Santo que nos é dado como dom de Deus; Jesus faz-se de verdade presente no mistério da Eucaristia, e em cada missa podemos acolher o mesmo Jesus que por nós morreu e ressuscitou. 

No entanto, para que os sacramentos possam dar fruto, é necessária também a fé e a disposição interior de quem os recebe. Sem a fé, os sacramentos correm o risco de se tornar meros ritos exteriores, incapazes de iniciar, de facto, à vida cristã.

A catequese é apenas um dos momentos desta preparação, onde não deve faltar a relação com Deus na oração pessoal e na celebração comunitária; o aprofundamento dos conteúdos da fé; a partilha da vida em Igreja; a vivência moral consequente da Lei do Amor; o serviço aos irmãos; o anúncio na partilha da Boa Nova… A «aprendizagem» do ser cristão é um caminho constante, uma aventura de cada dia, o procurar deixar que o Espírito Santo habite de facto na nossa inteligência, na nossa vontade, na nossa afectividade, em todo o nosso ser…

Esta iniciação é, como indica o próprio nome, uma iniciação… São acolhidas as «bases»: a Vida em si mesma (Baptismo), o Espírito que anima a Vida (Crisma), o alimento para se manter vivo (Eucaristia). Com isto, a Vida recebida pode continuar a desenvolver-se a caminho de uma maturidade que encontra em Jesus Cristo o «modelo» a seguir.

Na celebração do Crisma, no dia 22 de Setembro de 2012, às 17h, na igreja paroquial de Santa Eufémia (este ano as duas paróquias voltam a fazer a celebração em conjunto; no próximo ano será na Boa Vista) os jovens que terminaram o 10º ano da Catequese são convidados a viver um Sacramento (não apenas a fazer uma festa ou a receber um «passaporte» para poderem ser padrinhos…), a acolher, na fé, o Espírito santo, o dom de Deus, que recebem de verdade pela imposição das mãos pelo Sr. Bispo e pela unção com o óleo do Crisma.

Terão ainda dois encontros de preparação mais próximos da data do Crisma, nos dias 11 e 13 de Setembro, às 17h00, na Boa Vista; e uma manhã com um tempo de reflexão, com as confissões e os ensaios da celebração, no dia 15 de Setembro, das 9h às 12h, em Santa Eufémia. 

Para os pais e padrinhos dos crismandos, haverá uma reunião no dia 14 de Setembro, às 21h, em Santa Eufémia.

Entre o trabalho e o descanso...

Aos doze que voltam da sua missão de anúncio, de cura e libertação, que contam entusiasmados tudo o que, em nome de Jesus, tinham feito, Jesus convida-os para um tempo novo: «vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». E o texto do Evangelho explica porquê: «havia tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer».

Jesus sabe da necessidade de não se perderem no activismo; é preciso fundamentar a acção a partir do essencial. Não é um tempo de «férias», mas quase como que um «retiro»: estar num lugar isolado na companhia de Jesus. É desse encontro, desse estar com Ele, que resulta uma acção missionária consistente. Não apenas fazer, mas «fazer bem o bem que se faz» (D. António Marto). Agir a partir do coração de Jesus: por isso a necessidade de estar com Ele para conhecer o seu coração, e amar e agir no mundo com o seu coração...

A multidão, no entanto, não deixa de procurar Jesus... Ao desembarcar e ver toda aquela gente, Jesus «compadeceu-Se»... A compaixão é por sentir que são como «ovelhas sem pastor», por ver como não têm assumido um rumo, um sentido para a vida, por andarem perdidos, desorientados... E por isso lhes ensina «muitas coisas». De facto, a mais fundamental das acções que a comunidade cristã é convidada a ter é precisamente esta que de se «compadecer-se», e de anunciar uma palavra que oriente, que dê sentido. Quanto sofrimento não existe pela «desorientação» na vida, pelo seguimento de falsos «pastores», por querer ter sempre razão e se fechar à Palavra de Deus? Deixar-se guiar por Jesus, «retirar-se com Ele», para encontrar o Caminho a seguir e a anunciar. Ser cristão passa por este equilíbrio entre o «descanso» em Jesus, e o «trabalho» de O dar a conhecer como Pastor que vale a pena seguir.

As leituras deste 16º Domingo do Tempo Comum estão disponíveis AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI pode encontrar o boletim paroquial desta semana, e AQUI os avisos paroquiais.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festa em honra de Nª Sra. das Graças

Alqueidão, 10 a 13 de Agosto de 2012

Programa da Festa:

SEXTA-FEIRA, 10 de Agosto 
19:00 - Abertura da Festa
19:30 - Confissões
20:00 - Alvorada
21:00 - Missa
22:00 - Act. Grupo “Prata Latina” e “Dj’s Happy Groove”

SÁBADO, 11 de Agosto 
10:00 - Abertura do Arraial
14:00 - Alvorada
15:00 - “Gaiteiros do Vidigal”, Peditório, e Jogos Tradicionais
21:30 - Procissão de velas
22:00 - Actuação “Banda Xeques”

DOMINGO, 12 de Agosto 
09:00 - Alvorada
10:00 - Abertura do Arraial
12:00 - Actuação “Pousossom” e Recolha de Andores
15:00 - Missa, Procissão e Entrega da Bandeira
20:00 - Alvorada
22:00 - Actuação Grupo “Renovação 3”

SEGUNDA-FEIRA, 13 de Agosto 
10:00 - Abertura do Arraial
15:00 - Jogos tradicionais
18:00 - Missa: intenções dos Festeiros
20:00 - Alvorada
22:00 - Actuação do Grupo “Hi-Fi”
24:00 - Fogo de artifício, sorteio de rifas e encerramento

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Enviados dois a dois

O chamamento dos Apóstolos está ligado ao seu envio: são companheiros de Jesus, não para ficarem abrigados perto d’Ele, mas para serem enviados, para irem como suas testemunhas.

E envia-os dois a dois. Sem dúvida porque, na altura, um testemunho só era reconhecido como autêntico se levado por duas testemunhas. Mas, mais profundamente, porque Jesus veio para colocar os homens na “circulação do amor”. Deus criou os homens para serem à sua imagem e semelhança. Como “Deus é Amor”, os homens serão imagens de Deus na medida em que construírem juntos relações de amor fraterno.

Mas os homens recusaram isso… Jesus veio precisamente para acabar com a divisão: Ele reconcilia os homens com Deus e os homens entre si. Eis porque Jesus envia os Apóstolos dois a dois: para que sejam primeiramente, pelo seu comportamento e pela sua vida, testemunhas desta obra de reconciliação. Essa continua a ser a missão dos discípulos, a Igreja.

A missão dos Apóstolos é, pois, a de lutar contra o mal que divide e que corrompe. Por isso, Jesus dá conselhos de pobreza àqueles que envia: encher-se de riquezas materiais é arriscar cair na armadilha do egoísmo, é entrar no círculo infernal da vontade de poder, da inveja. Conselho sempre válido para todos os baptizados cuja missão é serem testemunhas da Boa Nova no coração do mundo

Comentário adaptado a partir do sitio da Igreja Católica em Portugal.
Leituras AQUI

Boletim paroquial desta semana AQUI.
Avisos paroquiais AQUI.

sábado, 7 de julho de 2012

A proximidade que se torna distância…

Aqueles que estiveram mais próximos de Jesus, que o conheciam desde pequeno, ficam impressionados pelas palavras e milagres que Ele faz, mas continuam fechados nos seus conhecimentos prévios do «carpinteiro, filho de Maria», e não têm capacidade para se abrir à novidade do Messias… Pensavam conhecer Jesus, mas de verdade só tinham um conhecimento «externo»; pensavam-se próximos, mas estavam distantes; sabiam dizer todos os seus laços familiares, mas não a sua verdadeira identidade e missão… A proximidade tornou-se distância… como tantas vezes acontece nas relações que não sabem alimentar a sua dinâmica permanente, e os conhecidos se tornam desconhecidos…

Para quem nasce num ambiente que com demasiada facilidade se diz cristão, sem muitas vezes o ser, em que tanto se diz Jesus, sem tantas vezes O conhecer, este texto do Evangelho faz-nos entrar na verdade da nossa relação com Ele: seremos também «conterrâneos» de Jesus que cresceram por perto dele sem nunca deixar que Ele se revelasse a nós na sua verdadeira identidade? A sua palavra tem ainda capacidade para nos impressionar? Terá Ele espaço para nos curar?...

As leituras deste Domingo podem encontrar-se AQUI, e um comentário às leituras AQUI.
O boletim paroquial está disponível AQUI, e os avisos paroquiais AQUI.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passeio prioritário a maiores de 65 anos

Numa iniciativa conjunta da Conferência São Vicente de Paulo e da Junta de Freguesia da Boa Vista, realizou-se o passeio prioritário a maiores de 65 anos no passado dia 16 de Junho. Do programa constou a visita ao Jardim da Paz, almoço em Peniche e visita ao Forte, seguido-se uma breve paragem no santuário de Nossa Senhora dos Remédios e ao Cabo Carvoeiro, com a vista das Berlengas ao fundo. Depois da celebração no Santuário do Senhor da Pedra, junto a Óbidos, ainda deu tempo para visitar um pouco desta vila antes do regresso a casa.

AQUI ficam algumas fotos para recordar este dia.

Actividade dos catequistas

Ao terminar as actividades de catequese, uma manhã diferente para os catequistas para passear descontraidamente pela Pia do Urso, rezar, conversar e começar já a pensar algumas coisas para o ano que aí vem... Algumas fotos (AQUI) recordam essa manhã do dia 30 de Junho.