Programa paroquial

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Iniciar o ano com Maria...

No início de um novo ano civil, celebramos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É também o Dia Mundial da Paz, para o qual o Papa Bento XVI escolheu o tema «Bem-aventurados os obreiros da Paz».

Do Evangelho deste dia, apenas dois destaques: o primeiro para a pressa dos pastores em encontrar o menino, e o anúncio festivo que d'Ele fizeram; o segundo para a atitude meditativa de Maria que conserva todos os acontecimentos no seu coração. No encontro das duas atitudes, um programa de vida para este Ano da Fé, no início de um novo ano civil: correr ao encontro de Jesus, guardá-l'O no coração e anunciá-l'O como acontecimento libertador.

Da mensagem do Papa  para este Dia Mundial da Paz, ficam os sub-títulos que podem despertar para uma leitura mais atenta de todo o texto:
A bem-aventurança evangélica
A paz: dom de Deus e obra do homem
Obreiros da paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida na sua integridade
Construir o bem da paz através de um novo modelo de desenvolvimento e de economia
Educação para uma cultura da paz: o papel da família e das instituições
Uma pedagogia do obreiro da paz

Leituras | Comentário | Mensagem do Papa

sábado, 29 de dezembro de 2012

Uma família sagrada

Os Evangelhos falam-nos pouco da vida de Jesus em família... Temos apenas alguns poucos quadros dos primeiros anos da sua vida, entre os quais este com o qual São Lucas encerra a parte que dedica à infância de Jesus. Com 12 anos vai ao tempo de Jerusalém com os seus pais, certamente integrado num grande grupo de familiares e amigos de Nazaré que se dirigiram à cidade santa. E lá fica quando esse grupo de gente volta para a sua terra. Não seria de estranhar que Maria e José O tenham "perdido": pensavam-n'O certamente com os amigos da mesma idade naquela viagem de regresso...

Mas Lucas está certamente concentrado na mensagem que quer transmitir: «Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?» A resposta de Jesus é uma conclusão e um pórtico: conclui os primeiros capítulos em que São Lucas apresenta o Filho de Deus nascido de Maria; abre para o que vai seguir-se: toda a vida pública de Jesus, e sobretudo a sua morte e ressurreição já anunciado neste relato... Mais tarde, de novo em Jerusalém, também em contexto pascal, Jesus será de novo abandonado, desta vez pelos discípulos, para ficar de novo três dias por encontrar, até que ao terceiro dia surgirá de novo, ressuscitado, Ele agora novo Templo, revelação do Pai.

Maria pode até nem entender tudo, mas guarda todos os acontecimentos no seu coração... Certamente que também José o faz. E Jesus, o Filho de Deus, encontra no seio de uma família o lugar para crescer em sabedoria, estatura e graça. Aquela família é sagrada, como o é chamada a ser cada família: lugar onde Deus vive com os homens...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Para uma celebração festiva da Sagrada Família

O Departamento de Pastoral Familiar (DPF) da diocese de Leiria-Fátima elaborou um conjunto de materiais para uma celebração mais cuidada da Festa da Sagrada Família, no domingo, dia 30 de dezembro. 

“Ao rejubilarmos com o milagre de um Deus que se faz Homem, a Igreja convida-nos a celebrá-lo em ambiente familiar”, lembra o padre José Augusto Rodrigues, diretor do DPF, numa carta enviada aos padres da Diocese, onde apresenta “algumas propostas e alguns materiais para que a comunidade cristã possa viver mais proveitosamente a Festa da Sagrada Família”.

Inserida na quadra natalícia, esta festa celebra-se no próximo dia 30 de dezembro. Esta iniciativa pretende sublinhar que “o presépio não só nos mostra que Deus é família, mas também que faz de cada família uma experiência de humanização e de realização pessoal”.

Entre os materiais disponibilizados, o DPF inclui algumas indicações para que “a celebração da Eucaristia possa expressar mais claramente a importância da família na celebração da fé”, um postal com uma oração pelas famílias e um folheto muito especial, com uma proposta de celebração em casal do aniversário do seu matrimónio. Esta é uma sugestão que poderá ser usada mais tarde, por cada casal, no dia do seu aniversário de casamento.

Para além ligações que deixamos, todos estes instrumentos estão também disponíveis no blogue do DPF.

Gabinete de Informação e Comunicação

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Jesus é o Tesouro que o Pai nos oferece

A fé é possível porque o próprio Deus vem ao nosso encontro. A fé é relação, resposta de amor ao amor de Deus, acolhimento da Vida que Ele tem para partilhar connosco. Nesta relação, Deus tem sempre a iniciativa. Ao chegar o dia de Natal, celebramos este Mistério de Deus que se quer fazer um connosco em Jesus! Deus dá-nos o maior de todos os Tesouros, fazendo-se Ele mesmo o Dom, o presente de Deus que “por nós homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus”. A nossa fé é feita desta experiência de recebermos o Amor que nos visita. E com Ele tudo muda em nós: “acolher o dom de Deus não só é possível mas realizador e belo para cada pessoa” (D. António Marto).

Votos de um Santo e Feliz Natal

sábado, 22 de dezembro de 2012

Levar Deus a «visitar» o mundo...

Ao percorrer o texto do encontro de Maria e Isabel, a nota dominante é a da alegria. Não podia deixar de ser assim, não só pelo facto de serem duas mulheres grávidas, amigas, que se encontram, com tudo o que a gravidez traz de esperança, ternura, amor, alegria… mas porque são aquelas mulheres: Isabel que depois de tanto pedir a Deus o dom de um filho, já em idade avançada, recebe esta graça: ei-la grávida de João, o Precursor, aquele que já no seio da sua mãe exulta de alegria pela presença d’Aquele que vai anunciar já presente no meio dos homens: Jesus, o Filho de Deus, de quem está grávida Maria, que traz em si o fruto da sua disponibilidade para acolher a palavra de Deus, e se tornar a Mãe da Palavra, o Verbo de Deus, o Deus connosco.

Maria e Isabel são nesse momento o lugar de toda a esperança, a passagem a um novo tempo, que João anunciará, e Jesus tornará já presente e actuante no mundo. Maria visita Isabel, mas é o próprio Deus que leva em visita. Deus que percorre, em Maria, os caminhos deste mundo para trazer, a quantos O reconhecem, uma vida salva, uma vida boa, bela e feliz.

O Natal é um tempo de fé, de acolhimento de Jesus, d’Aquele que nos faz experimentar a alegria de tornar a vida um lugar de beleza. É tempo de aprender com Maria a deixar-se habitar pela Palavra, e de a transportar pelo mundo fora para que «este vale de lágrimas» possa encontrar-se com uma nova esperança...

Atividade de Natal do 10º ano

Este ano, e como já tem sido habitual, o grupo do 10º ano da catequese saiu da Boa Vista com o objetivo de fazer uma atividade enriquecedora, e com o espírito de partilha a que esta época natalícia nos convida.
Segunda-feira, dia 17 de Dezembro, partimos para o Casmilo, onde fizemos uma caminhada, aproximadamente de 12 quilómetros, que decorreu na zona do extremo norte da Serra do Sicó. Durante todo o dia fizemos atividades com o objetivo de reconhecer Jesus na nossa vida e de partilhar e acolher o próximo. Ajudámo-nos mutuamente a ultrapassar os obstáculos do caminho, e partilhámos uns com os outros os nossos pensamentos.
Ao final do dia, fizemos uma reflexão e avaliação do que tinha sido feito, e houve também um pequeno momento de oração como conclusão da atividade.
Isabel Felício

(muito) mais fotos disponíveis AQUI.

Festa de Natal da Catequese

Realizou-se no passado domingo, dia 16 de dezembro, mais um Festa de Natal, preparada pela catequese paroquial.
Os vários anos da catequese, em conjunto com os seus catequistas, partilharam com os presentes as suas apresentações, a propósito da época natalícia. Músicas, danças e teatros, foram as apresentações que iluminaram esta tarde de domingo, em conjunto com os amigos e familiares dos catequizandos.
Foi uma tarde muito animada, que no fim, contou com um saboroso presente para cada um dos catequizandos: uma espetada de gomas!
Agradecemos a todos os catequizandos o seu esforço e dedicação na preparação desta festa, bem como aos apresentadores: Ana Lúcia Ferreira e Pedro Gaspar.












quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Generosidade na recolha de alimentos!

A campanha de recolha de alimentos, lançada às famílias das crianças e adolescentes da catequese da Paróquia, que ocorreu no passado dia 16 de Dezembro, na missa de encerramento do primeiro trimestre da catequese, resultou numa grande manifestação de solidariedade para com as famílias mais carenciadas da nossa comunidade.

Ao todo recolheu-se: 1 garrafa de azeite; 30 litros de leite; 5 quilos de feijão seco; 15 quilos de massas diversas; açúcar, 7 quilos; arroz, 21 quilos; meio quilo de sal; farinha, 7 quilos; 2 garrafas de óleo; 2 frascos de doces; 6 embalagens de cereais; 1 pudim; bolachas, 11 embalagens; bolo rei e outros, 7; 23 embalagens de atum; 15 embalagens salsichas e outros; e 16 embalagens de leite com chocolate.

Todos estes alimentos foram encaminhados para a Conferência São Vicente de Paulo, que já os está a preparar para entregar nos cabazes que distribui habitualmente pelas famílias nesta época natalícia.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Agrupamento comemora 10 anos

Os dias 7 e 9 de Dezembro ficaram marcados, na Paróquia da Boa Vista, pela celebração do 10º Aniversário da Oficialização do Agrupamento de Escuteiros do CNE 1227 - Boa Vista.

No dia 8, dia principal das celebrações, decorreu a Promessa da Ana Teresa durante a missa na qual se fez a memória destes 10anos de história e inserção do Agrupamento na comunidade. O dia continuou com vários momentos de convívio, onde se destacou o jantar com a presença de muitos dos que ao longo deste tempo fizeram e fazem parte da história do Agrupamento.

No Domingo, foram várias dezenas os participantes na caminhada que levou a descobrir alguns trilhos da freguesia.

Podem ser vistas algumas fotos AQUI.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Manter acesa a esperança do Natal

«Manter acesa a esperança do Natal» é o tema da mensagem do Sr. D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, para este Natal que ocorre no Ano da Fé e envolvido no contexto social da crise que atravessa o nosso país. E é neste contexto que começa por recordar que o Natal nos leva ao coração da fé cristã: Deus que assume a nossa carne humana para se fazer presente nas nossas vidas e nos ensinar a «arte de viver». para este tempo de crise, D. António recorda tudo quanto nos oferece a esperança cristã, e como somos chamados a manter acesa a chama que Jesus veio atear no mundo através da acção concreta no mundo de hoje.

O texto da Mensagem pode ser lido AQUI.

A alegria tem um preço: a conversão

O tema da alegria atravessa as leituras bíblicas deste terceiro domingo do Advento: alegria a que é convidada Jerusalém pela presença salvífica de Deus no seu seio (Sofonias); alegria a que são chamados os cristãos de Filipo diante do anúncio que o "Senhor está próximo" (II leitura); alegria inscrita no Evangelho, na boa notícia que João anúncia: “(João) anunciava ao povo a boa nova (euenghelízeto tòn laón)” (Lucas).

A alegria cristã, não é apenas um facto interior e não se identifica com um sentir de humores, mas está ligado a uma relação com o Senhor e tem um preço: a conversão. Converter-se significa operar uma transformação concreta na própria vida. A pergunta “o que devemos fazer?” na boca das multidões, dos publicanos, dos soldados (vv. 10.12.14), indica a diversidade de gestos concretos de conversão solicitados a pessoas que se encontram em diferentes estádios da vida.

Ao mesmo tempo os pedidos que o Batista faz a cada uma das categorias de pessoas podem ser lidas como elementos constitutivos do caminho pessoal de conversão: a partilha (v.11), o não ser pretensioso (v. 13), o não abusar, o não ser violento (v. 14). Com efeito João não indica “coisas para fazer”, mas pede a cada um que permaneça no seu estado dando espaço ao outro, respeitando o outro, acolhendo o outro e impedindo-o, em absoluto, que tenha ou exerça o poder sobre outros.

(…) João não pede gestos radicais como pedirá Jesus, não pede que deixemos tudo e o sigamos mas mostra-nos um grau imprescindível e perene da conversão, um grau muito humano e que não tem necessariamente nada de religioso. Trata-se de assumir a sua própria humanidade e a dos outros, de domesticar os apetites, de assumir os próprios limites e de ter como medida da sua liberdade a liberdade dos outros. Ser ele mesmo consentindo aos outros de serem eles próprios.

A conversão pedida por João Batista, que não se esgota em aspetos exteriores, encontra as suas raízes na relação com Aquele que vem, para purificar e para transformar (v. 17). João, na realidade não é um pregador de moral mas d'Aquele que vem. Neste sentido ele é já um evangelizador (v. 18) porque com a sua pessoa e com as suas palavras ele anuncia o Cristo que vem e, pedindo a conversão, dispõe-se a acolhê-Lo e a conhecer a salvação de Deus. De resto, o Evangelho é um dom exigente, é graça a um preço alto, é amor que nos empenha.

LUCIANO MANICARDI, in: Comunidade de Bose

sábado, 8 de dezembro de 2012

Encontro de oração para as crianças

No próximo sábado, dia 15 de Dezembro, às 10h, na igreja paroquial da Boa Vista, haverá um momento de oração (adoração eucarística) especialmente orientada para as crianças do 4º ao 6º ano.

Neste tempo de Advento, e já próximo do Natal, é uma oportunidade para viver um tempo diferente de encontro com Jesus, no qual os pais podem também participar. O encontro terminará pelas 11h30, aproximadamente.

Campanha de recolha de alimentos

Como expressão da partilha e solidariedade, na celebração da Missa do próximo Domingo, dia 16 de Dezembro, haverá a recolha de alimentos não perecíveis que as famílias possam partilhar com as famílias mais necessitadas da paróquia da Boa Vista.

Assim, as criança ou adolescente da Catequese são convidadas a trazer para a celebração desse dia alguns alimentos (nomeadamente cereais, leite, conservas, azeite, óleo, açúcar, farinha, bolos, sumos, etc.) que serão entregues à Conferência São Vicente de Paulo que os distribuirá, nesta época natalícia, às famílias mais carenciadas. Estará um cesto ao fundo da igreja para a recolha destes bens. Todas as outras pessoas da Paróquia se podem associar a esta Campanha.

Festa de Natal da Catequese

No próximo Domingo, dia 16 de Dezembro, teremos a Festa de Natal da Catequese. Após os encontros da catequese, no horário habitual das 9h30, todos são convidados a participar na celebração da Missa, às 11h00, animada pela Catequese.

À tarde, pelas 15h00, no salão paroquial, cada grupo da Catequese fará uma breve apresentação para um tempo de convívio, para o qual se convidam todos os familiares a participar. Este convívio terminará com um lanche para o qual os pais são convidados a trazer algo para partilhar

Programa:
09h30 - Encontros de Catequese
11h00 - Missa animada pela Catequese
15h00 - Convívio e lanche partilhado

CNE - Caminho de Esperança

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português, completa 90 anos de existência a 27 de Maio de 2013. Ao assinalar esta efeméride, a Conferência Episcopal Portuguesas quis manifestar o grande apreço que nutre pelo CNE, pois este tem prestado um valoroso e inegável contributo para a educação integral dos jovens, assente no ideal do serviço, em comunhão com a Igreja. Nesse sentido, escreveu uma nota pastoral intitulada «Corpo Nacional de Escutas - CNE: Caminho de Esperança».

No dia em que celebramos os 10 anos da oficialização do Agrupamento de Escuteiros da Boa Vista, divulgamos também este documento que lança desafios concretos também para o nosso Agrupamento.

A nota pastoral pode ser lida AQUI.

Preparai o caminho do Senhor...

João Baptista é uma das referências essenciais deste tempo de Advento. Quando se trata de nos prepararmos para acolher Jesus que vem, nada como voltar a escutar esta voz do deserto (e o deserto é sempre um lugar significativo da essencialidade e, por isso, do encontro com Deus...). Não se trata de fazer umas «obras de fachada» para parecer bonito, mas de obras profundas, estruturais: endireitar veredas, altear vales, abater montes e colinas... Esta voz profética clama pela renovação estruturante do ser, pela capacidade de reorganizar a vida, pela conversão.

É verdade que a voz profética nem sempre é fácil de escutar... Com facilidade se arranjam rótulos: isso são coisas do passado, agora é toda a gente assim, não podemos ser retrógradas, essas coisas são muito bonitas de dizer mas não se podem viver no contexto actual... e tantas outras frases feitas, gratuitas, e como uma bela desculpa para manter vales e montes, e tortas as vias por onde se caminha na vida. De facto, a conversão não é apenas obra nossa, mas depende de nós a abertura ao Deus que bate à porta para que Ele em nós nos possa renovar interiormente na nossa forma de pensar, de sentir, de agir...

No Ano da Fé, o convite que encontramos é, em primeiro lugar, o convite à conversão: deixar ressoar em nós esta voz, não ter mede de ousar o deserto para que se dê o encontro capaz de nos transformar. Sim, porque só o Amor é capaz de nos fazer mudar, e só entrado na relação de amor com o Amor que vem ao nosso encontro (e a esta relação chamamos fé) nos podemos tornar pela palavra e pela vida, presença profética neste nosso mundo de hoje.

Leituras | Comentário | Boletim | Avisos


sábado, 1 de dezembro de 2012

Vigiai e orai em todo o tempo...

O novo ano começa com um apelo de Jesus à esperança: erguei-vos... levantai a cabeça... tende cuidado convosco... vigiai... orai em todo o tempo... Verbos carregados da força de Deus que, fazendo-se um connosco, não deixa nunca de estar presente pelo Seu Espírito, a dar sentido ao advento que é a nossa vida: uma espera constante da Sua vinda definitiva, quando Ele for tudo em todos. 

No Natal, celebraremos a Sua primeira vinda; no Advento, preparamos-nos para a última. Uma espera activa que se faz de vigilância e oração, de estar atento (vigiar) a nós mesmos para sermos o lugar onde o humano e divino se continuam a encontrar (oração) no projecto comum do Reino.

Leituras | Comentário | Boletim | Avisos