Programa paroquial

sábado, 28 de dezembro de 2013

Deixar Deus criar harmonia e alegria na família

No dia em que celebramos a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, escutamos o Evangelho da fuga para o Egipto: avisado pelo Anjo de que Herodes quer matar Jesus, José foge de noite com Maria e o Menino… A vida desta família começa no meio de dificuldades, incertezas, perseguições… Mas uma nota é constante nos evangelhos da infância de Jesus, quando nos falam de José e de Maria: a escuta da palavra de Deus e a vontade de a pôr em prática que orienta toda a sua vida e torna possível o que parece impossível.

A Sagrada Família é uma família unida e centrada na Palavra de Deus. Todas as suas opções são orientadas pelo acolhimento e respeito pelo projecto de Deus. E é neste sair de si que encontra o caminho da salvação que Deus quer, por eles realizar neste mundo.

O Papa Francisco recorda-nos que “na base do sentimento de alegria profunda está a presença de Deus na família, está a seu amor acolhedor, misericordioso, respeitador de todos... Só Deus é capaz de criar a harmonia das diferenças. Se falta o amor de Deus, também a família perde a harmonia, prevalecem os individualismos e extingue-se a alegria”.

Que família somos e queremos ser? Deixamos a Palavra de Deus iluminar a nossa vida familiar? Procuramos que cada elemento da família descubra e sua vocação na resposta a essa Palavra?

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: