Programa paroquial

sábado, 30 de março de 2013

Não está aqui: ressuscitou!

O sepulcro está vazio: e este será apenas o primeiro sinal de algo radicalmente novo para os discípulos de Jesus que tomam por um desvario a notícia trazida pelas mulheres, e que lhes tinha sido comunicada pelos homens de vestes resplandecentes: aquele Jesus que tinham sepultado ali, após a crucificação e morte, está vivo, ressuscitou!

É uma notícia surpreendente. Não quiseram acreditar. Pedro correu para ver o que se passava. Viu as ligaduras e voltou admirado...O túmulo vazio será apenas o primeiro sinal da novidade da manhã de Páscoa, confirmada no encontro com o Ressuscitado, acolhida no dom do seu Espírito, e proclamada como a notícia capaz de dar sentido novo a toda a vida: Cristo ressuscitou, e na sua ressurreição todos nós partilhamos da sua vida que vence o pecado e a morte e nos lança na aventura do Amor sem fim.

A fé  nasce do acolhimento desta vida que nos é dada: Cristo vem ao nosso encontro, entrega-se na cruz para "trocar" a nossa morte pela sua, e a sua vida pela nossa - é esta vida do ressuscitado que acolhemos no Baptismo. A fé vive-se numa esperança activa que se empenha na construção, neste mundo, do Reino anunciado por Jesus, e que não perde nunca o horizonte de totalidade na vida eterna que a sua ressurreição nos alcança. A fé partilha-se, celebra-se, anuncia-se, aprofunda-se... no encontro com Cristo ressuscitado, Cristo vivo e actuante na comunidade dos discípulos, nos sacramentos, na palavra, na caridade, na oração, no testemunho de quantos continuam a deixar-se surpreender pela novidade constante que é, para nós, o sepulcro vazio da manhã de Páscoa.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 26 de março de 2013

Retiro do 10º ano

Foi nos dias 25 e 26 de março que teve lugar o retiro do 10º ano da Paróquia da Boa Vista. Como habitual, decorreu na Praia do Pedrógão, na Casa da Cáritas de Leiria. Contou com a presença de 11 jovens que se preparam para fazer o Crisma, bem como com os seus catequistas e o Pe. José Henrique.
Com o objetivo de aprofundar o que é o Crisma e qual o seu sentido, estes dois dias de retiro foram constituídos por tempos de formação, de trabalhos de grupo, por trabalho pessoal e pelo convívio. Deste encontro destaca-se o facto de melhor se compreender que é em comunidade que somos cristãos, bem como que ao realizar o Crisma estamos a assumir a nossa Fé perante a comunidade, e a assumir a nossa vontade de colaborar nas dinâmicas da comunidade.
 
 
Foi um encontro que nos ajudou a crescer na Fé e a meditar profundamente nas razões que nos levam a querer ser crismados. Fazer o Crisma irá trazer-nos desafios, pois esta não é a meta, é o ponto de partida para uma nova etapa! :)

sábado, 23 de março de 2013

A cruz é a chave que nos abre a porta da eternidade...

Sexto domingo da Quaresma: Os ramos recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Depois, seguimos os últimos momentos da vida de Jesus. Mesmo antes de morrer na cruz, Jesus promete a um dos malfeitores que estará com Ele no Paraíso. Jesus morre na cruz para que nós tenhamos Vida. A sua ressurreição é a certeza de que também nós podemos partilhar do Paraíso.

Desafio
Durante a próxima semana, a Semana Santa, vivemos os momentos mais importantes da vida de Jesus. Procura participar nas celebrações na Paróquia, se possível em família, para que esta seja, na verdade, uma Semana Santa com Jesus.

Assinala as celebrações em que participaste:
- Celebração de Ramos
- Celebração de Quinta-feira Santa
- Celebração da Reconciliação
- Via Sacra
- Celebração de Sexta-feira Santa
- Representação da Paixão
- Vigília Pascal
- Missa do Domingo de Páscoa

Faz uma oração a agradecer a Jesus a Vida e a Esperança e guarda-a na Caixa do Tesouro onde agora tens as principais Jóias que podemos ter: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; a Igreja; e a esperança na Vida Eterna!

Uma Santa Semana Santa

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 16 de março de 2013

Destruir o pecado para salvar o pecador

Quinto domingo da Quaresma: Jesus perante uma mulher que lhe é apresentada como “pecadora” revela o olhar de Deus sobre nós: Ele não está para nos atirar pedras quando erramos e pecamos, mas acolhe-nos, perdoa-nos e desafia-nos a não tornar a pecar…

Reconhecer o pecado e pedirmos perdão a Deus e aos outros é muito importante para podermos crescer como cristãos e vivermos em paz uns com os outros em Igreja. A Igreja é uma comunidade de irmãos que caminha com este desafio: acolher o amor de Deus e ser testemunha desse mesmo amor no mundo. E é também em Igreja que podemos receber o perdão de Deus pelo sacramento da Reconciliação.

Desafio
Neste domingo, a Igreja da nossa diocese de Leiria-Fátima, está em peregrinação ao Santuário de Fátima. Em Fátima, Nossa Senhora também pediu para nos arrependermos dos nossos pecados, e nos voltarmos sempre mais para Deus. Com a Igreja peregrina, pensa também naquilo que é importante mudar na tua vida, nos teus pensamentos, nas tuas palavras, nas tuas ações… O que podes fazer melhor na tua relação com Deus? E com as outras pessoas?

Guarda o teu propósito na Caixa do Tesouro. Enquanto rezas:

Meu Deus, porque sois tão bom, 
tenho muita pena de vos ter ofendido. 
Ajudai-me a não tornar a pecar

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 9 de março de 2013

Programa da Semana Santa e Visita Pascal 2013


24 de março, Domingo de Ramos:
11h00: Bênção dos ramos, no adro, e Missa da Paixão do Senhor, na igreja

25 e 26 de março: Retiro para o 10º ano da Catequese
26 e 27 de março: 19h30: Missa na igreja

28 de março, QUINTA-FEIRA SANTA:
19h30: Missa da Ceia do Senhor; rito do lava-pés; participação da catequese; recolha da Renúncia Quaresmal
20h30: Adoração Eucarística; conclusão do Retiro Popular

29 de março, SEXTA-FEIRA SANTA:
11h30: Confissões, na igreja
15h00: Início Via-Sacra, Boa Vista norte
16h00: Celebração da Paixão do Senhor
19h30: Representação da Paixão, no adro da igreja, pela Catequese








30 de março, SÁBADO SANTO:
22h00: Solene Vigília Pascal


31 de março, DOMINGO DE PÁSCOA:
09h00: Missa da Páscoa, na igreja
10h00: Visita Pascal: Boa Vista norte
15h00: Visita Pascal: Boa Vista sul

07 de abril, 2º Domingo da Páscoa: 
09h00: Missa na igreja
10h00: Visita Pascal: zona Rua da Alegria, Mortórios e Fonte do Oleiro
15h00: Visita Pascal: Machados

14 de abril, 3º Domingo da Páscoa: 
09h00: Missa na igreja
10h00: Visita Pascal: zona da Rua do Castanheiro, Fontainhas e Poceirão
15h00: Visita Pascal: Alqueidão
20h00: Missa no Alqueidão: conclusão da Visita Pascal.

Confiar e deixar-se abraçar pelo Pai




Quarto domingo da Quaresma: Jesus conta, no Evangelho deste domingo, a história de um pai com dois filhos. O mais novo partiu, afastou-se… depois arrependeu-se e voltou. Ao chegar encontrou o pai de braços abertos, pronto a perdoar porque o seu coração é só amor! Ao ver o filho voltar o seu coração está em festa e faz festa...

Uma história que nos fala do Pai, o próprio Deus de Amor, e do coração do Pai que revela todo o poder do amor no perdão que concede. Um história que é um convite a compreender a fé como esta confiança para se deixar abraçar pelo amor do Pai.

Desafio
Jesus apresenta-nos Deus como Pai. Mas o que significa isso? Talvez ninguém melhor que quem é pai e mãe para o compreender… O que significa ser pai ou mãe? O que desejam e esperam para os filhos? 

Ao reler a parábola que Jesus conta em Lc 15, 11-32, descreve o tesouro de ter Deus como Pai, e guarda esse tesouro junto com uma oração a Deus Pai na tua Caixa do Tesouro

sábado, 2 de março de 2013

Os frutos da amizade com Jesus

Terceiro domingo da Quaresma: Jesus conta a parábola da figueira. Uma história que nos fala dos frutos que, como amigos de Jesus, somos convidados a dar na nossa vida: a amizade com Ele mostra-se naquilo que fazemos. E a Quaresma é um tempo favorável para acolher o desafio desta conversão e adesão a Jesus... Mas o próprio Jesus nos promete não nos deixar sós nesta missão. Ele nos envia, do Pai, o Espírito Santo: é Ele que, pelo Batismo, habita em nós e nos ajuda a viver de uma forma boa e bela. Por isso, podemos e devemos confiar-nos ao Espírito!

Desafio
Procura na tua Bíblia o texto de Act 2, 1-4. São Lucas fala, nesse texto, de dois sinais com os quais descreve a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos: um que se faz ouvir, e outro que se faz ver… Medita sobre o que cada um destes sinais nos diz sobre o Espírito Santo, e guarda o que descobriste na caixa do teu tesouro.

Uma oração para guardar no Tesouro do Coração:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis 
e acendei neles o fogo do vosso amor. 
Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. 
E renovareis a face da terra.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim