Programa paroquial

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Seguir o caminho de Jesus


Começa um tempo novo no Evangelho de Lucas: o caminho para Jerusalém. Um caminho que terá de ser feito por quem, na liberdade, quer assumir as exigências do seguimento de Cristo.

Um caminho que nem sempre é bem acolhido (os samaritanos não querem receber Jesus...) mas que não pode ser feito à força nem com violência (Jesus repreende os discípulos que queriam pedir fogo do céu para destruir esses mesmo samaritanos...).

Um caminho que não é feito para conquistar um bem-estar material («o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça...»), que não pode ser adiado à espera das condições e tempos ideais («Deixa que os mortos sepultem os seus mortos»), que é para envolver a vida toda e toda a vida («Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus»)...

Jesus faz este caminho, radical, de entrega total de amor, de desprendimento de si mesmo, que O leva da cruz à Vida Eterna... É ele quem vai à frente... quem O quer acompanhar?

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 25 de junho de 2013

Passeio da Paróquia 2013


Programa previsto:
08:30 - Saída da Boa Vista
10:30 - Visita a Vila de Rei (Museu Municipal)
12:00 - Visita ao centro geodésico (Museu da Geodesia)
13:00 às 17h00 - Tempo para Almoço em Piquenique no Penedo Furado, passeio e convívio
17:30 - Visita à igreja matriz do Sardoal
18:30 - Missa na igreja matriz do Sardoal
19:30 - Início da viagem de regresso à Boa Vista, passando pela barragem de Castelo de Bode

Inscrições no Cartório Paroquial até dia 7 de Julho
Gratuito para as pessoas que colaboram em alguma actividade na Paróquia
Aos restantes acompanhantes pedimos uma colaboração de 10,00€

Final das actividades da Catequese de 2012-2013

O dia 16 de Junho marcou o encerramento das actividades da catequese nesta ano pastoral de 2012-2013.Depois dos encontros no Centro Pastoral, as crianças e adolescentes da catequese, familiares e toda a comunidade foi convidada a deslocar-se para o parque de merendas da Boa Visto onde se celebrou a missa campal. Cada grupo de catequese participou de uma forma particular em algum momento da celebração, com destaque para o 9º ano, que celebrou a Festa do Compromisso, e do 10º ano que celebrou a Festa do Envio.

Seguiu-se o almoço partilhado e o tempo de convívio, e depois alguns jogos e actividades organizadas pela Associação de Pais das escolas da Boa Vista.

Passeio dos seniores da freguesia da Boa Vista

Numa organização conjunta da Conferência São Vicente de Paulo e da junta de Freguesia da Boa Vista, o passeio prioritário a maiores de 65 anos da freguesia da Boa Vista realizou-se no passado dia 15 de Junho. O Caramulo e Viseu foram os destinos desta actividade de que deixamos algumas fotos AQUI.

Para recordar a Festa de Nª Sra. das Dores de 2013...

De 24 a 27 de maio, a paróquia da Boa Vista viveu a festa em honra da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. Da celebração da Eucaristia de Domingo e da Procissão, disponibiliza-se uma «reportagem» fotográfica AQUI.

sábado, 22 de junho de 2013

E vós, quem dizeis que Eu sou?

A pergunta de Jesus continua a ecoar ao longo dos tempos… «Dizer» alguém nunca é fácil, mas torna-se tanto mais complexo quanto mais se está próximo daquele que se quer expressar em palavras: aí as palavras passam para além das opiniões exteriores para ganharem o peso da relação que nos une àquele de quem se fala…

O silêncio é quebrado por Pedro. «Messias» é uma palavra complexa, porque pode ganhar sentidos diversos por quem a pronuncia: se o povo esperava um libertador-militar-político-poderoso, que o libertasse da opressão do Império Romano, Jesus fala de um libertador que o faz no amor da entrega da sua vida na cruz…

A liberdade da entrega total de si mesmo, por amor: o «messias» diz-se a si mesmo na cruz, e desafia quem O segue a fazer, nas pequenas coisas de cada dia, a mesma entrega na cruz de cada dia...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 17 de junho de 2013

4º Ano celebrou a Palavra de Deus na vida!

No dia 9 de Junho, as crianças do 4ºano celebraram a Festa da Palavra, iniciando a celebração com o cântico, Senhor tu nos chamaste.

Desta forma vemos que Jesus as chamou nesse dia como fez durante todo o ano da catequese, sendo essa a experiência que as crianças foram convidadas a partilhar com a comunidade, assim como a importância da palavra de Jesus na nossa vida. Para isso as crianças no início deste ano partiram à descoberta da Bíblia.

As catequistas do 4º ano

sábado, 15 de junho de 2013

Um amor que tudo transforma

A mulher que, a chorar, se inclina aos pés de Jesus, é uma pecadora, conhecida da cidade... As lágrimas lavam-Lhe os pés, os cabelos enxugam-Lhos, o perfume é derramado, e os lábios beijam os pés do Messias... É o encontro do impuro com a pureza, da pecadora com o Santo... Simão, o anfitrião, esperava de Jesus a reacção politicamente correcta: rejeitar aquela mulher.

Mas Jesus assume uma outra atitude. O amor de Jesus é capaz de transformar de verdade: acolher esta mulher não é aceitar ou concordar com o seu pecado, mas dizer-lhe do poder renovador do encontro com Deus... «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou»...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 11 de junho de 2013

Festa da Avé Maria do 1º ano da catequese

No dia 24 de maio, as crianças do 1º ano da catequese celebraram a festa da Avé Maria, numa celebração muito especial para todos.

Em primeiro lugar porque estávamos a dar início a outra festa, da nossa Paróquia, em honra da nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores.


Por outro lado, porque estávamos no mês de maio, mês de Maria, que em Fátima ensinou três crianças a rezar e a conhecer melhor Jesus. Foi isso que quisemos pedir à Mãe do Céu, quando dissemos em conjunto: "Mãe do Amor, Rainha da Igreja, abençoa-nos". No final, com a ajuda dos pais, as crianças levaram os andores dos Pastorinhos e de Nossa Senhora, como sinal de que querem aprender a ser como eles e a fazer a vontade de Jesus


As catequistas do 1º ano, Alexandra e Ana

Mais fotos AQUI

sábado, 8 de junho de 2013

«Jovem, Eu te ordeno: levanta-te»

Às portas da cidade de Naim cruzam-se dois cortejos: uma multidão que entra com Jesus, e muita gente que sai com a viúva, no cortejo fúnebre, para sepultar o seu filho único. A Jesus não passa despercebido este encontro: compadece-se e consola aquela mulher: «Não chores». Depois, em nome próprio, ordena que aconteça aquilo que Elias (na primeira leitura deste Domingo: 1Re 17, 17-24) havia implorado a Deus que fizesse acontecer: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te».

«Apareceu no meio de nós um grande profeta. Deus visitou o seu povo», é a reacção de espanto e de fé de quem presencia o milagre. Jesus é o próprio Deus que "visita" o seu povo, que se faz próximo para cuidar de lhe dar vida; Jesus é quem dá à vida o sentido de um "cortejo" que caminha não para a morte mas para a vida; o "grande profeta" que ordena a vida (e este "ordenar" pode ser compreendido num duplo sentido: quer e faz com que a vida exista pela oferta da sua própria vida na cruz; mas também no sentido de pôr em ordem a vida, de lhe dar pleno sentido).

Um gesto que nos remete para a própria vitória de Jesus ressuscitado sobre a morte, com a qual nos torna participantes desta caminhada de vida e para a vida. Acolher este "grande profeta" é aceitar que ele ordene a nossa vida, que lhe dê sentido, e participar da sua missão de ser, na caminhada do mundo de hoje, um sinal de esperança, nomeadamente para os "jovens" de hoje que são desafiados a não se deixar embarcar pela cultura de morte, mas a permanecer de pé na dignidade própria de toda a existência humana: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te!».

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim