Programa paroquial

sábado, 28 de setembro de 2013

Reparar no outro...

Lázaro: o nome significa «Deus socorre», e é o único personagem de uma parábola de Jesus que tem nome... Em contraste com o rico que é apenas «o rico» que na sua riqueza permanece de olhos fechados àquele que tem apenas a atenção dos cães que lhe vêm lamber as chagas. Ao dar-lhe nome, Jesus diz-nos que para Ele, e para o Pai, aquele pobre não passa despercebido: Jesus vem compensar o olhar vazio e anónimo do rico, na sua atenção preferencial para com os últimos.

E é este mesmo olhar que nos convida a ter: um olhar que não deixa o outro, com a sua realidade e necessidade, na indiferença. É verdade que facilmente nos concentrarmos no banquete em primeiro plano, mas lá a trás está alguém por terra...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 21 de setembro de 2013

Discernir e agir... com gestos de conversão

A ambiguidade do dinheiro e a sua capacidade de perverter o coração do homem aparece na parábola em que Jesus apresenta como modelo o "administrador desonesto": modelo, obviamente, não pela sua desonestidade, mas porque, no momento em que é demitido, agiu com esperteza (cf. Lc 16,8). No coração desta página evangélica está a decisão radical a que o homem é chamado para entrar no Reino de Deus. Esta decisão exige qualidades que são exemplificadas no administrador que reagiu de forma decidida quando a sua má-gestão foi descoberta.

No momento de crise, o administrador demonstra "poder de encaixe", de aceitação da realidade, da nova situação que ele próprio criara (“Que farei, pois o meu senhor vai tirar-me a administração?": Lc 16,3); reconhece os seus limites, as suas incapacidades e impotências (“cavar não posso; de mendigar tenho vergonha”: Lc 16,3); reconhece decisões e escolhas, preparando o que se seguirá: ele age cumprindo gestos que lhe perspetivam um futuro: (cf. Lc 16,4-7). A exemplaridade deste homem corrupto não está, portanto, em agir sem escrúpulos, mas em discernir de forma realista a situação crítica em que se encontra e em saber reagir a essa mesma situação. Também para Jesus este é "um filho deste mundo" (Lc 16,8)! A questão de Jesus, no entanto, diz respeito aos filhos da luz: como é que não sabem discernir a hora, a proximidade do reino e reagir de imediato com gestos de conversão, essenciais à salvação. (texto de Luciano Manicardi: completo AQUI).

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Inscrições para novos Escuteiros

O Agrupamento de Escuteiros do C.N.E. 1227 - Boa Vista vai começar as suas actividades no próximo mês de Outubro. Entretanto decorrem as inscrições para novos elementos que queiram integrar-se neste Movimento na paróquia da Boa Vista.

As inscrições decorrem em simultâneo com as inscrições da Catequese, na quarta-feira dia 18 de Setembro, às 21h, e no sábado dia 21 de Setembro, das 15h às 17h, no Centro Pastoral.

Para além destas datas, os interessados podem ainda inscrever-se junto dos dirigentes do Movimento ou no Cartório Paroquial.

sábado, 14 de setembro de 2013

Preparação próxima para o Crisma




O Sr. D. António Marto, Bispo de Leiria- Fátima, virá presidir à celebração do Crisma na paróquia da Boa Vista no dia 29 de Setembro, Domingo, às 11h00. Serão crismados os grupos de jovens das paróquias da Boa Vista e de Santa Eufémia que terminaram o 10º ano, e um grupo de adultos que fez a sua preparação ao longo dos dois últimos anos.

Na preparação próxima para esta celebração, haverá três encontros com os crismandos da Boa Vista, no Centro Pastoral:
1º - Dia 17, terça-feira, às 19h30
2º - Dia 23, segunda-feira às 21h00
3º - Dia 25, quarta-feira às 21h00

Haverá também um encontro geral para todos os que vão ser crismados, que inclui a celebração do sacramento da Reconciliação e a preparação da celebração do Crisma. Será no dia 21, sábado, às 10h00, começando no Centro Pastoral e terminando na Igreja.

Os ensaios de cânticos para o Grupo Coral serão às quintas-feiras, dias 19 e 26, às 21h, no Centro Pastoral. Os crismandos e familiares são também convidados a participar nestes ensaios.

Até nos encontrar...

As três «parábolas da misericórdia» do capítulo 15 do Evangelho de Lucas deixam sempre o espaço para novas compreensões... Olhar um pastor que procura a ovelha «até a encontrar», um mulher que procura a dracma «até a encontrar», um pai que espera o filho até ele voltar... e a festa, do encontro ou reencontro... E a afirmação de Jesus: «assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrepende...»

Três pequenas histórias que nos põem diante de um Deus que não desiste nunca, de um Pai de braços abertos, pronto para o abraço, de um Amor maior que tudo o que possa ter levado ao afastamento... É neste Deus-amor que Jesus nos convida a confiar... 

sábado, 7 de setembro de 2013

Catequese Paroquial: inscrições e início de actividades

Os encontros da catequese paroquial da infância e adolescência começarão no Domingo, dia 6 de Outubro. Nesse dia, após um breve momento para os pais poderem deixar os seus filhos nas salas de catequese, haverá no salão paroquial uma reunião geral de pais. No final, todos são convidados a participar na celebração da Missa, às 11h00, na qual os catequistas fazem a sua apresentação à comunidade.
 
Como habitualmente, os encontros da catequese serão aos Domingos, com início às 9h30, seguindo-se a celebração da Missa às 11h00 com a qual termina o tempo da catequese em cada semana. 

Entretanto, no dia 18 de Setembro, quarta-feira, a partir das 21h, e no dia 21 de Setembro, sábado, das 15h às 17h, no Centro Pastoral da Boa Vista, decorrem as inscrições para todas as crianças que vão iniciar o primeiro ano, assim como para todas as crianças e adolescentes que já frequentaram os anos anteriores, que deverão renovar a sua inscrição. 

Para preparar o início do ano, os catequistas terão a sua primeira reunião no dia 16 de Setembro, segunda-feira, às 21h00.

As exigências do caminho

Seguir Jesus não se trata apenas de acolher umas «palavras bonitas»... Jesus, ao ver a multidão que O segue, fala das exigências de uma vida que opta decididamente pelo «Reino»: mais que os interesses familiares (preferir ao pai, à mãe....), mais que os interesses pessoais (tomar a cruz), mais que o acumular de riquezas (renunciar aos bens), a opção por seguir, em liberdade, no concreto da vida, as exigências do Evangelho com todas as suas consequências, capaz de ir (tantas vezes...) contra a corrente...

O que é prioritário na minha vida? Serei capaz de optar por construir esta «torre», de vencer este «combate»? Jesus não nos quer fazer desanimar, mas sim tomar consciência que optar por Ele exige é um caminho de exigência, não de facilitismo...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Oração pela paz na Síria e no mundo


Em resposta ao convite do Santo Padre para uma jornada de jejum e oração pela paz, o Bispo de Leiria-Fátima preside a uma vigília de oração na Capelinha das Aparições, em Fátima, no próximo sábado, dia 7 de Setembro, das 21h30 às 24h. Na Boa Vista, teremos presente esta intenção na celebração da Eucaristia, às 19h. 


Comunicado do Sr. Bispo: 
No domingo passado, o Santo Padre convocou toda a Igreja para “uma jornada de jejum e oração pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro”, a realizar no próximo dia 7 de setembro. Ele mesmo presidirá a uma vigília por esta intenção, na Praça de S. Pedro, das 19 às 23 horas. 

O número das vítimas do conflito sírio, agravado pelo uso de armas químicas, é impressionante. A intervenção armada que se anuncia corre o risco de agravar a situação, provocando o caos em toda a região. A guerra não é solução para os problemas. 

A causa da paz é demasiado importante para ficarmos indiferentes ao apelo do Santo Padre. Somos chamados a mobilizar o maior número de pessoas a favor da paz, a unirem-se a esta oração. 

Na nossa diocese celebraremos uma vigília de oração no Santuário de Fátima, na capelinha das aparições, presidida pelo bispo diocesano, das 21 e 30h às 24 horas. Constará da normal recitação do terço com a procissão de velas, seguida da exposição e adoração do Santíssimo Sacramento com oração silenciosa, textos de meditação, cânticos e bênção final. A todos os diocesanos que tenham disponibilidade apelo a que estejam presentes nesta grande oração pela paz. 

Convido também as paróquias, as comunidades religiosas e todos os grupos eclesiais a responderem a este apelo do Papa, da melhor forma que lhes for possível: organizando uma vigília de oração para a mesma hora, abrindo durante a tarde ou a noite de sábado as igrejas e capelas para possibilitar a oração pessoal ou de grupos, inserindo esta intenção na oração dos fiéis nas celebrações das missas de sábado e domingo (“Pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro, por intercessão da Virgem Maria, Rainha da paz, oremos ao Senhor”). 

 “Que se eleve forte em toda a terra o grito da paz” (Papa Francisco). 

Leiria, 4 de setembro de 2013. 
† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima