Programa paroquial

sábado, 11 de janeiro de 2014

A aventura de compreender-nos como filhos de Deus

A Festa do Baptismo de Jesus marca a transição do Tempo do Natal para o Tempo Comum, o tempo onde a manifestação («Epifania») de Jesus ao mundo se faz uma constante nas palavras e nos gestos daquele que «Deus ungiu com a força do Espírito Santo» e, como afirma Pedro, «que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo Demónio, porque Deus estava com Ele».

No Evangelho deste Domingo, a manifestação de Jesus é representada em 3 sinais: «abriram-se os céus» (a união do céu e da terra que é realizada em Jesus que vai refazer a comunhão entre Deus e o Homem); «o Espírito de Deus descer como uma pomba» (como o Espírito que, no início da criação, paira sobre as águas, aqui uma nova criação iniciada pela actividade de Jesus); a «voz do céu» que expressa a revelação central deste acontecimento: Jesus é o «Filho muito amado».

Jesus é o Filho de Deus! O Filho que nos vem recriar pelo seu Espírito, que recebemos no baptismo, para também nós nos tornarmos filhos-no-Filho, e fazermos da nossa vida um lugar de encontro entre o céu e a terra, onde a voz de Deus continua a dar-nos essa certeza íntima que marca a vida de cada baptizada: «em ti - diz-nos Deus - pus toda a minha complacência». Talvez a maior de todas as aventuras da nossa caminhada de cristãos esteja precisamente aqui, neste procurar compreender, saborear e viver o essencial: sou filho de Deus.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: