Programa paroquial

sábado, 18 de janeiro de 2014

Crianças do 3º ano celebram a Festa da Luz

Foi no passado Sábado, dia 11 de Janeiro, quando e Igreja celebrávamos a Festa do Baptismo de Jesus, que as crianças do 3º ano da Catequese viveram a Festa da Luz.

Inserida na dinâmica própria deste ano, que propõe um itinerário de seguimento de Jesus Cristo,durante o qual as crianças (re)vivem o seu Baptismo, e se preparam para a vivência dos sacramentos do Perdão e da Eucaristia, este primeiro grande momento celebrativo convida a olhar para a vida recebida no Baptismo, simbolizada na luz da vela que se acende nesse dia. Por isso, toda a celebração «joga» com o contraste luz - trevas. Pelo Baptismo acolhemos a Luz que é o próprio Jesus que ilumina o nosso caminhar!

Neste contexto, foi também este o dia escolhido para que as crianças do 3º ano que se prepararam para o Baptismo serem admitidas no catecumenado, com o rito da signação e da unção com o óleo dos catecúmenos.

Para ajudar a viver com toda a profundidade possível esta celebração, as crianças tiveram, no princípio da tarde desse mesmo dia, um tempo de oração, com adoração eucarística: junto de Jesus, presente no sacrário, e exposto na hóstia consagrada, escutaram como Jesus se apresenta como a «Luz do mundo», e pediram para se deixar iluminar por Ele.

Nenhum comentário: