Programa paroquial

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Reconhecer a salvação, luz e glória de Jesus

Quarenta dias depois do Natal celebra-se a Festa da Apresentação do Senhor: os pais de Jesus levam-no ao Templo para o consagrar a Deus, como estava previsto na Lei.

O texto do Evangelho desta Festa apresenta este momento a partir dos encontros com Simeão e com Ana que, ao verem aquele Menino, reconheceram nele a Salvação ao alcance de todos os povos, a Luz das nações, a Glória de Israel. A idade avançada de Simeão e de Ana não lhes obscurece o olhar... Ao contrário de muitos outros, que certamente teriam a vista menos gasta, são eles que olham com o olhar iluminado pelo Espírito, e deixam que a vida ainda tão frágil daquela criança seja acolhida como a certeza de que Deus vem habitar com o seu povo.

É neste contexto que escutamos também aquela que é apresentada como a primeira dor de Maria: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada trespassará a tua alma». No dia em que celebramos comunitariamente o 68º aniversário da Paróquia da Boa Vista, que tem como padroeira Nossa Senhora das Dores, este texto fala-nos duma dessas espadas que simbolicamente trespassam a imagem de Nossa Senhora. E lança-nos o desfio de termos, como Simeão e Ana, um olhar capaz de reconhecer Jesus como Salvador, Luz e Glória e que não seja por nós que sofre o seu coração de Mãe que quer não apenas consagrar Jesus mas todos os seus filhos ao Senhor...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: