Programa paroquial

sábado, 26 de abril de 2014

«Eu, Tu, Nós» - caminhada de reflexão para casais



Com o tema «Eu, Tu, Nós», propõe-se uma caminhada para casais das paróquias da Vigararia dos Milagres para o dia 18 de Maio, Domingo, das 15h às 18h, com início junto à igreja do Souto (Caranguejeira) onde será o acolhimento.

Ao longo da caminhada serão propostos alguns momentos de reflexão, orientados pelo Dr. Manuel Carreira e esposa Cecília. Pede-se que os casais da Paróquia da Boa Vista que comuniquem até ao dia 14 de Maio, no cartório paroquial, a intenção de participar para que possam ser preparados os materiais necessários.

Cada casal deve fazer-se acompanhar de uma pequena manta para se acomodar nos momentos de paragem. Esta actividade insere-se na dinâmica deste ano pastoral dedicado à família, voltado essencialmente para a redes-coberta do amor conjugal como dom e vocação, e resulta das propostas recolhidas no encontro das famílias da Vigararia com o Sr. Bispo, realizado no passado mês de Fevereiro.

Tocar para acreditar...


O acreditar, a fé, é sempre um confiar-se para além do que se toca e vê... Para lá das provas cientificamente comprováveis, um lançar-se com a razão, o afecto e a vontade, nos braços do Mistério onde apenas dentro se compreende o sentido, e se encontra sentido...

Tomé é tão vizinho do homem moderno, que quer tocar para acreditar. Ele teve a ousadia de não se fechar nas dúvidas, mas de se abrir à resposta no lugar onde as poderia encontrar: oito dias depois, na comunidade crente, é capaz então de ver, de «tocar» de uma outra forma, a presença viva de Jesus.

E Jesus faz-se realmente presente, «oito dias depois», quando, no ritmo dominical, a Igreja se volta a reunir para, no testemunho da unidade, no perdão pedido e assumido, na Palavra escutada e actualizada na vida, no Pão consagrado e partilhado, se celebra o Mistério desta mesma Presença constante do amor de Jesus que não cessa de nos dar a paz e de soprar sobre nós o mesmo Espírito de Amor que inflamou os discípulos desde a primeira hora.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 19 de abril de 2014

Submergidos na ressurreição de Jesus

Páscoa: este o dia da grande surpresa de Deus! A notícia é surpreendente: Jesus não está no sepulcro, aquele que morreu na cruz e foi sepultado, está vivo! A Páscoa de Jesus Cristo é o acontecimento que marca a História de Jesus e, n'Ele, de toda a humanidade: a morte, tocada pelo Amor de Deus, abre-se à esperança da Vida. E a vida, esta de cada dia, vive-se na perspectiva da eternidade que, sendo o permanecer no Amor que é Deus, não faz sentido senão vivida segundo o mandamento do amor.

Para isso somos baptizados. Pelo Baptismo, também nós somos submergidos nesta vida divina que vence o pecado e a morte, e renascemos para uma vida nova, a vida dos filhos de Deus: no Baptismo Deus faz-nos parte da sua família!

Vivendo como filhos de Deus, ao jeito de Jesus, a eternidade-ressurreição é já um presente (por ser dom de Deus, mas também por ser de agora, actual), mesmo que marcado pelo «ainda não» das contigências desta vida terrena. No Baptismo começamos esta aventura de, à imagem do Filho, viver para amar e de amar para viver…

Leituras Vigília Pascal | Leituras Domingo de Páscoa | Comentártio | Avisos | Boletim

sábado, 12 de abril de 2014

«Este era verdadeiramente Filho de Deus»


A morte de Jesus tem de ser entendida no contexto daquilo que foi a sua vida. Desde cedo, Jesus apercebeu-Se de que o Pai O chamava a uma missão: anunciar esse mundo novo, de justiça, de paz e de amor para todos os homens. Para concretizar este projecto, Jesus passou pelos caminhos da Palestina “fazendo o bem” e anunciando a proximidade de um mundo novo, de vida, de liberdade, de paz e de amor para todos. Ensinou que Deus era amor e que não excluía ninguém, nem mesmo os pecadores; ensinou que os leprosos, os paralíticos, os cegos, não deviam ser marginalizados; ensinou que eram os pobres e os excluídos os preferidos de Deus; avisou os “ricos” de que o egoísmo, o orgulho, a auto-suficiência só podiam conduzir à morte.

O projecto libertador de Jesus entrou em choque com a atmosfera de egoísmo e de opressão que dominava o mundo. As autoridades políticas e religiosas sentiram-se incomodadas com a denúncia de Jesus. Por isso, O prenderam Jesus, julgaram e condenaram. A morte de Jesus é a consequência lógica do anúncio do “Reino”. Mas na cruz, vemos aparecer o Homem Novo, o protótipo do homem que ama radicalmente e que faz da sua vida um dom para todos. Porque ama, este Homem Novo vai assumir como missão a luta contra o pecado. Assim, a cruz mantém o dinamismo de um mundo novo – o dinamismo do “Reino”.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 5 de abril de 2014

Programa da Semana Santa e Visita Pascal


13 de abril, Domingo de Ramos:
11h00: Bênção dos ramos e Missa da Paixão do Senhor

14 e 15 de abril: Retiro para o 10º ano da catequese
15 e 16 de abril: 20h00: Missa na igreja

17 de abril, QUINTA-FEIRA SANTA:
11h00: Missa Crismal (na Sé de Leiria)
20h00: Missa da Ceia do Senhor, na igreja, com o rito do lava-pés e a participação da catequese; será recolhida a Renúncia Quaresmal
21h00: Adoração Eucarística; conclusão do Retiro Popular

18 de abril, SEXTA-FEIRA SANTA:
11h30: Confissões, na igreja
15h00: Início da Via-Sacra, no Alqueidão
16h30: Celebração da Paixão do Senhor, na igreja (celebração da Festa da Cruz e da Vida do 8º ano)

19 de abril, SÁBADO SANTO:
22h00: Solene Vigília Pascal

20 de abril, DOMINGO DE PÁSCOA:
09h00: Missa da Páscoa da Ressurreição
10h00: Visita Pascal: Boa Vista norte
15h00: Visita Pascal: Boa Vista sul

25 de abril, feriado nacional (sexta-feira):
09h00: Missa na igreja 
10h00: Visita Pascal: Boa Vista zona Rua da Alegria, Mortórios e Fonte do Oleiro 
15h00: Visita Pascal: Machados 

27 de abril, 2º Domingo da Páscoa:
09h00: Missa na igreja 
10h00: Visita Pascal: zona Rua do Castanheiro, Fontainhas e Poceirão 
15h00: Visita Pascal: Alqueidão 
20h00: Missa de encerramento da Visita, no Alqueidão

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A fé é o lugar da Ressurreição, e o amor é a sua força

O texto evangélico deste Domingo (Ressurreição de Lázaro) é uma lição em torno do acreditar, da fé em Cristo, que é a Ressurreição e a Vida: “Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá... Acreditas?”

Diante da insegurança e precariedade que a perspectiva da morte gera nas nossas vidas, somos tentados a construir defesas e barreiras que nos protejam dela... Por causa do medo, somos levados a ter um comportamento defensivo. E assim fazemos, também da vida, morte e escravidão: procurando defendermo-nos da morte, afastamo-nos da vida. Jesus, pelo contrário, pedindo fé e confiança, pede que entremos no seu comportamento face à morte que, enquanto assume a morte, e sofre por quem está morto, faz também da morte, vida; vivifica a morte.

A fé é o lugar da Ressurreição, e o amor é a sua força. As lágrimas de Jesus são sinal deste amor... O amor integra a morte na vida e encontra sentido para esta no dom: dar a vida é dar vida. Ter fé em Jesus que é ressurreição e vida significa fazer do amor um lugar em que a morte é posta ao serviço da vida. A fé e o amor manifestam-se na Palavra com que Jesus ressuscita Lázaro: o escândalo e a loucura de chamar quem está morto é possível graças à fé n’Aquele que ressuscita os mortos e ao amor que unia Jesus a Lázaro. O poder de ressurreição da Palavra de Jesus está todo na fé e no amor que ela contém.

Texto adaptado a partir da página do Mosteiro de Bose (Itália)

LeiturasComentário | Avisos | Boletim

Concerto de Semana Santa na Sé de Leiria



13 de Abril
Domingo de Ramos
15h - Sé de Leiria


Concerto de Semana Santa promovido pela Paróquia de Leiria

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Paróquia da Boa Vista acolhe Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano de Leiria esteve presente, nos dias 26 e 28 a 30 de março, na paróquia da Boa Vista, para dizer a toda a comunidade: “É belo ser padre!”.

Este foi o lema, dito de viva voz pelo padre José Augusto, reitor do Seminário, bem como pelos seminaristas António Cardoso (4.º ano) e Dany Gil (3.º ano), que vivem na procura dessa beleza, a vocação ao sacerdócio.

Um dos objetivos desta iniciativa é rezar pelas vocações sacerdotais. Foi o que aconteceu nas celebrações da Missa e vigília vocacional, na quarta-feira, da Missa vespertina de sábado e na Missa dominical. Desta forma, toda a comunidade reconheceu a importância de velar pelas vocações ao sacerdócio.

Os encontros com os adolescentes do 6.º ao 10.º ano de catequese deram a conhecer o Seminário e o Pré-Seminário e, ao mesmo tempo, ajudaram a refletir sobre a vocação ao sacerdócio e a sua importância na vida dos cristãos. Os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar nestes encontros o tema da vocação como dom de Deus dado ao homem para ser feliz.

Por outro lado, houve também um encontro para os pais e catequistas. Refletiu-se sobre a família como o espaço onde brota a vida humana e onde a educação cristã dada aos filhos é o primeiro passo para que surjam novas vocações na Igreja.

Dany Gil (colaboração)

In: Diocese de Leiria-Fátima

Mais fotos AQUI