Programa paroquial

sábado, 26 de julho de 2014

Vida paroquial de 27 de Julho a 10 de Agosto

27 de Julho - 17º Domingo do Tempo Comum
“O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a esconde-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo.”

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


03 de Agosto - 18º Domingo do Tempo Comum
“Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os pães e deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados.”

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


10 de Agosto - 19º Domingo do Tempo Comum
“Vendo-O caminhar sobre o mar, Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem!» - disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se, gritou: «Salva-me, Senhor!». Jesus estendeu logo a mão e segurou-o.”

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Passeio da Paróquia 2014

Foi no passado dia 12 de Julho, um sábado, que um grupo de 55 pessoas encheu o autocarro para o habitual passeio da paróquia da Boa Vista, desta vez com destino a Braga. A primeira paragem foi no Bom Jesus, com tempo para visitar os jardins, a igreja do santuário e as monumentais escadarias. E porque a viagem tinha sido longa, o almoço também não tardou, junto ao santuário da Senhora do Sameiro, com tempo para depois visitar a igreja e o espaço envolvente e, mesmo sem canudo, espreitar a cidade de Braga ao fundo.

Depois foi tempo de visitar a cidade: paragem junto à Sé e tempo livre para cada um poder aproveitar para visitar o centro da cidade, o museu da Sé, comer um gelado, ou passear pelas ruas e ver as montras... Para às 17h30 celebrarmos a Eucaristia na Sé, com a comunidade local. E como a viagem era longa, voltar a embarcar, com paragem pelo caminho para aconchegar o estômago, e regressar à Boa Vista.

Um dia agradável e bem passado, que oferece sempre a oportunidade não só de conhecer ou voltar a visitar novos locais deste nosso Portugal, mas também para conversar, brincar e conviver!

Ficam AQUI algumas fotos deste passeio.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

26 de Julho: Dia dos Avós


No sábado, dia 26 de Julho, festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Santa Maria e avós de Jesus, celebra-se também o Dia dos Avós.

Nesse dia, o Santuário de Fátima tem um programa especial para os avós, com início às 11h00, com a Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, com consagração dos avós a Nossa Senhora; às 14h00 haverá a Hora de Reparação ao Imaculado Coração de Maria, na Capelinha, e às 15h00, um encontro com os avós, na Capela da Ressurreição de Jesus.

Na igreja paroquial da Boa Vista teremos também o momento da bênção dos avós presentes na celebração da missa do sábado à noite, às 20h30.

Trigo e joio, grão de mostarda e fermento... a sabedoria das parábolas


Jesus continua a contar parábolas para nos falar do «Reino». O pequeno grão que se torna uma árvore, ou o pouco de fermento que leveda toda a massa, falam-nos da diferença, a desproporção, entre o início e a conclusão: a atitude de esperança que os cristão devem cultivar, no meio de todas as contrariedades. O «Reino» tem uma «força» transformadora que vai para além das nossas poucas forças...

Trigo e joio, crescem no mesmo campo e, contra a vontade de purificar o campo do joio, o Senhor da história sabe bem que eles crescem sempre juntos: na liberdade, dá tempo para que o «Reino» possa ir adquirindo o seu espaço... Trigo e joio que, em cada um de nós, se deparam com um Senhor que, com sabedoria e paciência, aguarda os bons frutos do campo...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A semente é lançada... e como é acolhida?

A parábola do Evangelho deste Domingo põe-nos diante de um semeador quase «esbanjador»: parece não se preocupar onde cai a semente; apenas se preocupa em lançar, lançar... E não é semente fraca: onde a terra é boa produz com abundância!

Mas também cai noutras terras: o coração endurecido onde não é capaz de entrar, o inconstante que não deixa criar raízes, o materialista que deixa sufocar a semente por outros interesses... Ou um pouco disto tudo...

Uma história que nos põe facilmente do lado do «terreno» e que nos faz questionar da atitude perante a Palavra escutada: como é que ela está a ser acolhida e vivida

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

«Recebei o Espírito Santo, o dom de Deus»

No passado dia 6 de julho, pelas 17h, teve lugar na Igreja Paroquial de Santa Eufémia a celebração do sacramento do Crisma, onde se reuniram 32 crismandos – 12 da Paróquia da Boa Vista e 20 da Paróquia de Santa Eufémia.

A celebração contou com a presença do Sr. Bispo, D. António Marto, que os elucidou sobre este sacramento através das leituras do dia, e que crismou este grande grupo de jovens, que estava disposto a acolher plenamente o Espírito Santo nas suas vidas.

Foi um dia vivido em festa, não só para os crismados, como também para as suas famílias e Paróquias. Dos que foram agora crismados espera-se que cumpram o envio que Jesus Cristo fez aos seus discípulos: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).

Os Catequistas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A descida do Mondego

Foi no passado dia 3 de Julho que o grupo do 10º ano teve a sua actividade de canoagem: de Penacova a Coimbra, um dia dentro das águas do Mondego e a dar ao remo!







sábado, 5 de julho de 2014

La famiglia è sempre il più importante!


Num período em que o nosso Bispo, D. António Marto, nos convida a apreciar "A beleza e a alegria de viver em família", o Agrupamento 1227 da Boa Vista propôs-se a criar um agrupamento mais coeso, mais alegre e mais forte, abrindo as portas às famílias dos seus elementos.

- De que forma podemos alcançar estes objetivos?
- Lançando desafios às pessoas e colocando-as a trabalhar em conjunto.
- Desafios?!? Mas isso não são as brincadeiras que vocês fazem com as crianças e os jovens durante todo o ano?
- Brincadeiras ? Então vocês acham que o Escutismo é só brincar sem nenhum propósito? Esperem lá que vocês já vão perceber os detalhes das "brincadeiras" que eles fazem...

O lançamento

No dia 7 de Dezembro de 2013 reunimos escuteiros, pais e irmãos e, após um enquadramento interpretado pelos Exploradores, lançámos o desafio: preparar uma atividade escutista.

- Preparar o quê ?!? Nós não percebemos nada disso!
- Podem não perceber muito, mas não se esqueçam que cada família tem pelo menos um especialista em casa. Aqui está uma boa oportunidade para os vossos filhos vos contarem os pormenores do que andam a fazer.
- Hummm, então e como é que isso vai funcionar?
- Para começar vamos agrupar os agregados familiares em 5 grandes Famílias: Flintstones, Addams, Dalton, Metralha e Smurfs.
- Então mas isso não são famílias dos desenhos animados?
- São pois, mas aí é que está a graça! Assim podem dar asas à imaginação...
- Então ficamos com 5 Famílias com cerca de 25 elementos... Como é que nos vamos entender?
- Vocês vão eleger um Patriarca e um Primogénito, à semelhança das equipas dos nossos escuteiros que têm um Guia e um Subguia.
- Então e depois?
- Depois têm de organizar para elaborarem um projeto para a atividade. Cada família cria um projeto e depois vamos eleger o melhor projeto e executá-lo.
- Projeto? Troquem lá isso por miúdos...
- Têm de criar uma história, que servirá de fio condutor da atividade; escolher um local para realizar a atividade; definir as atividades concretas que querem fazer; definir a ementa; fazer um orçamento; apresentar propostas de como iremos angariar fundos para a atividade; ...
- Ui... é só isso? Então e isso é para quando?
- É para apresentar os projetos no dia 15 de Fevereiro.
- Vai ser bonito... devem pensar que não tenho mais nada que fazer!

Os projetos
Ao fim de dois meses de trabalho, já se sentia a coesão dentro das Famílias e já havia um espírito de competição saudável.
As Famílias vestiram literalmente a pele dos seus personagens (Flintstones de amarelo com pintas pretas, Addams num registo mais mórbido, Dalton de lenços ao pescoço e chapéus de cowboys, Metralha de camisolas laranja numeradas e mascarilhas, e finalmente os Smurfs de camisola azul com barretes brancos) e apresentaram os seus projetos. Foi com grande satisfação que os dirigentes do agrupamento viram as suas expetativas superadas.
A votação foi renhida, mas só podia haver um vencedor. O projeto vencedor convidou-nos a ir até Ferreira do Zêzere.

- Então agora que temos projeto, os Chefes tratam do resto não é?
- Nem por isso...
- Mau... então mas o que é que falta fazer?
- Agora temos de executar o projeto. Ou seja, ver as condições do campo em Ferreira do Zêzere, preparar as atividades que vamos realizar, angariar fundos, saber que material é necessário e quem é que o leva, saber quantas pessoas vão, comprar a comida, ...
- Então e cada Família trata de uma coisa, ou como é?
- Não, agora vamos definir Comissões Técnicas que vão trabalhar em cada um das áreas: Logística, Intendência, Pedagogia, Comunicação e Tesouraria. Cada comissão técnica terá um elemento de cada Família.

A preparação
Foram diversas as angariações de fundos, começando com uma Festa de Carnaval, passando pela venda de flores à saída das igrejas da Boa Vista e Santa Eufémia e terminando com a venda de diversos artigos na festa em honra de Nossa Senhora das Dores.
Pelo caminho tivemos ainda uma atividade de "aquecimento" no Parque do Troncão (Colmeias), para as Famílias se irem preparando para os desafios que teriam de enfrentar na grande atividade final.
As várias Comissões Técnicas foram-se reunindo regularmente até ao dia da atividade. Os Patriarcas foram acompanhando os trabalhos das comissões técnicas e definindo qual o rumo a seguir. Houve momentos intensos e surgiram alguns problemas mas no dia da atividade tudo estava pronto.

A atividade final
No dia 28 de Junho, ainda mal passava das 8h30m e já a primeira Família chegava ao Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere (CAEFZ), local que serviu de base à nossa atividade. À medida que as Famílias iam chegando, procediam à montagem dos seus campos, com a montagem das tendas e dos pórticos. Que pórticos fantásticos que surgiram! Notou-se esforço e empenho por parte das Famílias e o resultado esteve à vista de todos.
Por volta das 11h fez-se a abertura do campo e iniciaram-se os jogos. Tal como nas atividades que os escuteiros fazem, o contacto com a natureza e a caminhada não podia faltar. Organizados por Família, cada uma tinha de se deslocar a 5 postos diferentes para realizar pequenos desafios. Enquanto alguns desafios eram relativamente fáceis, existiam outros mais difíceis que exigiam a definição de uma estratégia e um esforço conjunto dos elementos da Família.
Por volta das 13h45, houve um intervalo para reabastecimento. Depósitos cheios e as Famílias iniciaram a descida em direção à praia fluvial, onde um desafio aquático as aguardava. Uma vez que existia algum cansaço nas pernas, era tempo de dar aos braços e iniciar uma prova de canoagem. Utilizando as canoas, as Famílias tinham de recolher as mensagens que se encontravam em 4 pontos distintos da margem do rio. Enquanto uns iam buscar as mensagens, outros descodificavam-nas e resolviam os enigmas. Esgotado o tempo da prova, iniciou-se a subida pedestre até ao CAEFZ.
Apesar da existência de várias provas e desafios colocados nos vários postos, para muitos o maior desafio foi mesmo a caminhada. Foi nesta altura que foi posto à prova o espírito de equipa e de entreajuda. Nestas condições o desempenho da Família estava dependente do elemento mais fraco de cada uma delas, e por isso os restantes elementos tinham de fazer todos os possíveis para o ajudar. Prova superada!

Chegados ao CAEFZ, era hora de ir preparar o jantar, ou então não... Tal como definido, o jantar seria caldo verde e porco no espeto, que já aguardava pelas Famílias. Mas que bem que soube!
Passado que estava o dia, era tempo de celebrar e de desanuviar. Apesar de alguns elementos começarem a acusar algum cansaço, estava na hora de dar início à Festa Noturna. No escutismo há tempo para tudo, até para festejar ! Cantámos, dançámos e assistimos aos números apresentados por cada uma das Famílias. Mais uma vez, notou-se que houve empenho, e as Famílias superaram as expectativas dos Dirigentes com as apresentações que fizeram ! "Muito bem, muito bem, muuuuuuuiiiiiiito bem!"

No Domingo ficámos pelo CAEFZ. Houve gente que estranhou a cama, mas faz parte do escutismo :-) Iniciámos o dia com a oração da manhã, seguida do pequeno-almoço. De seguida demos início a uma espécie de jogos sem fronteiras, em que tivemos um pouco de tudo: desde corridas de cavalos, um intervalo para desfazer a barba, transporte de água à cabeça, entre outros.
Esgotada a energia do pequeno-almoço, estava na hora de dar início ao concurso gastronómico. Durante a preparação da atividade, foi lançado às Famílias o desafio de preparar um prato de bacalhau para o almoço de Domingo. Seria avaliado não só o sabor, mas também a apresentação. Esta era uma prova que exigia uma grande capacidade de organização, pois o tempo de execução era limitado. Nada que metesse medo às Famílias, que executaram os pratos sem qualquer problema. E o resultado? Algo nunca antes visto pelos participantes num acampamento. Os pratos eram dignos de um programa televisivo, não só pelo sabor mas também´ pela apresentação! A tarefa dos elementos do jurí ficou bastante complicada...
Apesar de vários pequenos questionarem "que jogos vamos fazer à tarde?" ou "vamos ter festa outra vez logo à noite?", estava na hora das arrumações. Campo praticamente arrumado e demos início à Missa de campo, em que dois Pioneiros fizeram a sua Promessa. Já são reincidentes, mas estão agora mais velhos, por isso o grau de exigência também é maior. Não se esqueçam: "as promessas são para cumprir"!

E foi assim que chegámos há hora da avaliação e ao encerramento da atividade. Esta foi a maior atividade de sempre a cargo do Agrupamento 1227, em que estiveram envolvidos mais de 120 participante. De destacar o empenho de todos os que participaram na atividade, que claramente se esforçaram para que as Família fizessem um excelente trabalho! Com a certeza que a atividade não terá agradado 100% a todos os participantes, esperamos que tenham ficado boas memórias e que os laços que se criaram e se fortaleceram perdurem durante muito tempo. Recordem: "La famiglia è sempre il più importante!"
Para os escuteiros fica a promessa de que para o ano haverá mais um grande ano escutista pela frente. Para os que ainda não são escuteiros, esperamos que o "bichinho do escutismo" vos tenha conseguido dar umas mordidelas :-)

FOTOS AQUI
 A Comissão Técnica de Comunicação e Imagem
Nota: os discursos apresentados não são 100% verídicos, mas não estarão muito longe da verdade :-)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Simplicidade, humildade, pequenez...

O texto do Evangelho deste Domingo começa com uma oração de Jesus: «Eu Te bendigo, ó Pai, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos...» Na continuação do texto, dá-se a entender que «estas verdades» a que apenas os «pequeninos» têm acesso é o conhecimento de Deus: «ninguém conhece o Filho senão o Pai...».

Algo constante na história da revelação de Deus é a simplicidade, humildade e pequenez: Deus não escolhe revelar-se à força, mas propõe-se a quem está desperto para O acolher, sem necessidade de milagres estrondosos, mas na simplicidade de quem se dispõe a acolher, na vida, o suave peso do Amor... É nesse Amor, como Jesus o viveu, que se liberta a vida do peso e do cansaço que oprime, e se abre ao horizonte de «descanso» de uma vida boa, bela e feliz...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

O sacramento da Confirmação

No Domingo, dia 6 de Julho, na igreja paroquial de Santa Eufémia, pelas 17h, terá lugar a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Marto, na qual serão crismados 34 jovens, 20 da paróquia de Santa Eufémia e 12 da paróquia da Boa Vista. Neste contexto, deixamos aqui a catequese do papa Francisco sobre o sacramento da Confirmação, proferida na audiência geral de 29 de Janeiro de 2014, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL 
Praça de São Pedro Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014 


Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

Nesta terceira catequese sobre os Sacramentos, meditemos sobre a Confirmação ou Crisma, que deve ser entendida em continuidade com o Baptismo, ao qual ela está vinculada de modo inseparável. Estes dois Sacramentos, juntamente com a Eucaristia, formam um único acontecimento salvífico, que se denomina «iniciação cristã», no qual somos inseridos em Jesus Cristo morto e ressuscitado, tornando-nos novas criaturas e membros da Igreja. Eis por que motivo, na origem destes três Sacramentos, eram celebrados num único momento, no final do caminho catecumenal, normalmente na Vigília pascal. Era assim que se selava o percurso de formação e de inserção gradual no seio da comunidade cristã, que podia durar até alguns anos. Procedia-se passo a passo para chegar ao Baptismo, depois à Crisma e enfim à Eucaristia.

Em geral, fala-se de Sacramento da «Crisma», palavra que significa «unção». E com efeito através do óleo, chamado «Crisma sagrado», nós somos confirmados no poder do Espírito, em Jesus Cristo, o Único verdadeiro «Ungido», o «Messias», o Santo de Deus. Além disso, o termo «Confirmação» recorda-nos que este Sacramento contribui com um aumento da graça baptismal: une-nos mais solidamente a Cristo; leva a cumprimento o nosso vínculo com a Igreja; infunde em nós uma especial força do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da sua Cruz (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1.303).

Por isso, é importante prestar atenção a fim de que as nossas crianças, os nossos jovens recebam este Sacramento. Todos nós prestamos atenção para que eles sejam baptizados, e isto é bom, mas talvez não nos preocupemos muito a fim de que recebam a Crisma. Deste modo, eles permanecerão a meio caminho e não receberão o Espírito Santo, que é muito importante na vida cristã, porque nos concede a força para ir em frente. Pensemos um pouco nisto, cada um de nós: preocupamo-nos verdadeiramente para que as nossas crianças, os nossos jovens recebam a Crisma! Isto é importante, é importante!

E se vós, em casa, tendes crianças e jovens que ainda não a receberam, e que já estão na idade de a receber, fazei todo o possível para que levem a cumprimento a iniciação cristã e recebam a força do Espírito Santo. É importante!

Naturalmente, é necessário oferecer aos crismandos uma boa preparação, que deve ter em vista levá-los a uma adesão pessoal à fé em Cristo e despertar neles o sentido da pertença à Igreja.

Como cada Sacramento, a Confirmação não é obra dos homens mas de Deus, que cuida da nossa vida, de maneira a plasmar-nos à imagem do seu Filho, para nos tornar capazes de amar como Ele. E fá-lo infundindo em nós o seu Espírito Santo, cuja acção permeia cada pessoa e a vida inteira, como transparece dos sete dons que a Tradição, à luz da Sagrada Escritura, sempre evidenciou. Eis os sete dons: não quero perguntar-vos se vos recordais quais são os sete dons. Talvez todos vós saibais... Mas cito-os em vosso nome. Quais são estes dons? A Sabedoria, a Inteligência, o Conselho, a Fortaleza, a Ciência, a Piedade e o Temor de Deus. E estes dons são concedidos precisamente através do Espírito Santo no Sacramento da Confirmação. Além disso, a estes dons tenciono dedicar as catequeses que se seguirão às reservadas aos Sacramentos.

Quando acolhemos o Espírito Santo no nosso coração e deixamos que Ele aja, é o próprio Cristo que se torna presente em nós e adquire forma na nossa vida; através de nós será Ele, o próprio Cristo, que rezará, perdoará, infundirá esperança e consolação, servirá os irmãos, estará próximo dos necessitados e dos últimos, que criará comunhão e semeará paz. Pensai como isto é importante: mediante o Espírito Santo, é o próprio Cristo que vem para fazer tudo isto no meio de nós e por nós. Por isso, é importante que as crianças e os jovens recebam o Sacramento da Crisma.

Estimados irmãos e irmãs, recordemo-nos que recebemos a Confirmação. Todos nós! Recordemo-lo antes de tudo para dar graças ao Senhor por esta dádiva, e além disso para lhe pedir que nos ajude a viver como cristãos autênticos e a caminhar sempre com alegria segundo o Espírito Santo que nos foi concedido.