Programa paroquial

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

«Amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo»

«Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.»

Santo Agostinho, autor desta célebre afirmação, coloca-nos no coração do amor, aquele mesmo de que fala Jesus no único e duplo mandamento do texto do Evangelho deste domingo: amar a Deus e o próximo como a si mesmo. Viver em encontro-relação-comunhão com Deus, é entrar dentro do Amor em si mesmo, e desse «amor enraizado» só pode sair amor no encontro-relação-comunhão com os outros... Amar a Deus é amar a Sua imagem presente em cada pessoa; amar cada pessoa, é ver nela a imagem do próprio Deus: o outro é o lugar sagrado no qual se manifesta não apenas um vago sentimento, mas a «tarefa», às vezes «fadiga» de se empenhar pela vida do outro, «não procurando cada um o seu próprio interesse mas o dos outros» (1Cor 10, 24)...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 18 de outubro de 2014

Ao encerrar a semana do CNE

Na Nota Pastoral dos bispos portugueses sobre o Escutismo (O Escutismo, escola de educação, nº 4), podemos ler que «desde o início, a Igreja reconheceu no Escutismo um instrumento válido para a educação da fé e crescimento da vida cristã. Na verdade, todos os elementos constituintes do método escutista, se devidamente assumidos e exercidos, permitem esta educação, de tal modo que se pode afirmar que o Escutismo, no seu todo, constitui uma pedagogia para a fé. (…) Na verdade, assim como a fé ilumina e solidifica os valores próprios do Escutismo, assim este oferece um método educativo que permite fazer a experiência das atitudes e dos comportamentos da fé ao longo do crescimento da pessoa, conduzindo, deste modo, a um efectivo processo de maturação cristã.»

Como os Bispos, acreditamos também nós na força evangelizadora do Escutismo, na certeza de que um Agrupamento de Escuteiros é uma mais-valia para a vitalidade e a missão educativa que a Paróquia é chamada a viver. Ao encerramos a semana que é dedicada ao CNE, neste dia Mundial das Missões, entregamos o nosso Agrupamento nas mãos de Maria, a Senhora do Rosário, Mãe do Escuta e Senhora das Missões, pedindo a sua proteção de Mãe para todos quantos neste Movimento e em todos os serviços e movimentos desta paróquia vivem a missão de anunciar Jesus Cristo.

De César e de Deus

«Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus» - a afirmação que conclui e condensa a o texto do Evangelho deste domingo coloca-nos, por um lado, perante a responsabilidade de estar no mundo, na busca do bem comum, como cidadãos do mundo, fiéis ao Evangelho, guiados pela consciência cristã. Por outro lado, perante a centralidade do «dar a Deus o que é de Deus». E se a moeda tem o rosto de César, o homem, cada pessoa humana, reflete o rosto de Deus, pois à sua «imagem e semelhança» foi criado...

Para além das controvérsias políticas, Jesus centra-nos no essencial: não esquecermos a nossa identidade, e sabermos que tudo o resto faz sentido quando nos ajuda a espelhar o nosso ser e a nossa vocação. Não há qualquer tipo de «desprezo» pelo mundo e as coisas do mundo: elas servem ao bem comum, à construção da nossa identidade, ao caminho de aperfeiçoamento constante que está nas nossas mãos, enquanto co-criadores com Deus.

LeiturasComentário | Avisos | Boletim

sábado, 11 de outubro de 2014

Assembleia vicarial a 24 de outubro

«Família, dom e missão»
Assembleia Vicarial no início do ano pastoral


A marcar o início das atividades pastorais na Vigararia dos Milagres, haverá uma Assembleia Vicarial, na sexta-feira, dia 24 de outubro, às 21h, em Santa Eufémia. Além do lançamento do tema do ano «Família, dom e missão», serão também apresentadas as atividades já programadas para a nossa Vigararia, e haverá ainda espaço para o encontro, a partilha e o convívio. Convidam-se a participar, de forma especial, todos aqueles que estão inseridos nos diversos serviços e movimentos da paróquia.

Festa das Colheitas 2014

Boa Vista
25 e 26 de outubro de 2014

A tradicional Festa das Colheitas da Paróquia da Boa Vista realiza-se, este ano, nos dias 25 e 26 de outubro. No sábado, haverá o desfile das ofertas (para sul), às 14h30, seguindo-se a sua bênção e leilão; à tarde haverá também um porco no espeto. No domingo, a missa será às 14h00, e terá a Festa do Acolhimento das crianças do 1º ano da catequese. Segue-se a procissão do Sagrado Coração de Jesus (para norte). Durante a tarde continuará o leilão das ofertas e o lanche a terminar.

Convidam-se as pessoas a organizar-se por zonas ou por ruas para trazer as suas ofertas, e que no desfile vistam os seus trajes tradicionais.

Programa:
Sábado, 25 de outubro: 
14h30 - Desfile das Ofertas (sul) Bênção das ofertas e Leilão
16h00 - Porco no espeto
20h00 - Missa vespertina

Domingo, 26 de outubro: 
14h00 - Missa da Festa com a Festa do Acolhimento do 1º ano
15h00 - Procissão com a imagem do Sagrado Coração Jesus (norte)
15h30 - Continuação do leilão
16h30 - Lanche

Dia Mundial das Missões 2014

Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial das Missões, dirijo o meu pensamento a todas as Igrejas locais: Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão. Exorto-vos a recordar, numa espécie de peregrinação interior, aquele «primeiro amor» com que o Senhor Jesus Cristo incendiou o coração de cada um; recordá-lo, não por um sentimento de nostalgia, mas para perseverar na alegria. O discípulo do Senhor persevera na alegria, quando está com Ele, quando faz a sua vontade, quando partilha a fé, a esperança e a caridade evangélica.

Da Mensagem do Papa Francisco para o 88º Dia Mundial das Missões
Texto completo AQUI

Guião para a Semana Missionária AQUI
O guião contém vários textos e propostas para a vivência do mês de Outubro

Uma liberdade responsável...


A parábola do convite para o banquete nupcial, da leitura do Evangelho deste domingo, parte de uma realidade muito humana: a vida que se alimenta (banquete), e o amor que se vive e partilha (o banquete é nupcial). É a vida que está em jogo! É para a Vida que o Senhor convida.

O convite é gratuito, mas compromete quem o recebe, exige uma resposta. É nesta parte que toca a vontade e a responsabilidade da pessoa chamada a participar da Vida: não basta ser chamado, é preciso querer responder e, consequentemente, participar ativamente (a parábola usa a imagem do traje nupcial) sem se deixar cair na indiferença. O convite está feito, qual a resposta que lhe dou?...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Loucura da gratuidade...

Jesus conta a história de um proprietário que cuida de uma vinha e a entrega a uuns vinhateiros. Quando envia os seus servos para receber o que lhe pertence, estes espancam, matam, apedrejam os servos... Perante esse cenário, o proprietário não desiste: envia o seu próprio filho... «O espanto e o escândalo que a atitude do dono da vinha suscita em nós, depois de ter visto tantos dos seus servos sofrerem a violência, de por fim enviar o seu filho, quase subvalorizando o risco, mostra a nossa distância da forma de pensar de Deus, da radicalidade do seu amor, da loucura da sua gratuidade (citação).»

De facto, Deus ama ao ponto de nunca desistir de nós: Jesus é a manifestação disso mesmo. Fica o convite que Ele prórpio nos lança de O acolhermos e, seguindo-O, produzir frutos...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim