Programa paroquial

sábado, 31 de janeiro de 2015

Uma autoridade que liberta

O texto do Evangelho deste Domingo põe-nos diante da "autoridade" de Jesus, nas suas palavras e nas suas ações.

A palavra de Jesus tem a autoridade por ser proferida por Ele: não se trata de transmitir conteúdos teóricos, mas de dar a conhecer o próprio Mistério de Deus que apenas Ele, o Filho de Deus, pode de verdade dar a conhecer. Autoridade da palavra que é testemunho, e que se faz testemunho, pelas ações que acompanham a palavra. Autoridade que se revela no facto de ser pronunciada totalmente para o bem de quem a escuta, uma palavra que faz o bem, e que não busca o próprio interesse mas a libertação de quem a escuta.

A ação de Jesus é também reveladora desta autoridade ao libertar o homem do "espírito impuro": o espírito impuro de quem confessa a verdadeira fé («sei quem Tu és: o Santo de Deus»), mas que não quer ter nada a ver com Ele («Que tens Tu a ver connosco?»): este é o verdadeiro "espírito impuro", o "diabólico" (à letra: o que separa) que existe no homem, que o faz viver "separado", quase esquizofrénico, entre o que crê e o que vive... É este espírito que Jesus tem a autoridade para revelar e expulsar. E com ele expulso, o homem encontra então plenamente a sua liberdade. Não sem dor, que a verdadeira liberdade custa: o homem é agitado violentamente e grita.

A palavra de Jesus não é "adoçada": revela o mal e enfrenta-o! A palavra de Jesus tem autoridade porque é libertadora das divisões interiores que o atormentam, tem autoridade porque é sacramental, torna presente e atuante a salvação de Deus.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 24 de janeiro de 2015

69º Aniversário da Paróquia da Boa Vista

Criada a 29 de janeiro de 1954, a Paróquia da Boa Vista celebra o seu 69º aniversário na próxima quinta-feira. Nesse dia haverá a celebração da missa na igreja, em ação de graças a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Paróquia.

No sábado seguinte, dia 31 de janeiro, pelas 21h, no Centro de Dia da Boa Vista, irá decorrer o segundo encontro da iniciativa promovida pela equipa de pastoral familiar da Paróquia, «Venha tomar café com…». Com o tema “Como ajudar as crianças a gerir os primeiros dinheiros”, terá a presença de um casal convidado, a Isabel Talefe e o Miguel Lopes, que irão partilhar as suas ideias e sugestões sobre a pedagogia a adotar na educação das crianças e adolescentes para as questões económicas.

No domingo seguinte, dia 1 de fevereiro, na missa, às 11h, convida-se toda a comunidade, os serviços e movimentos a estar presentes na celebração na igreja paroquial, fazem-se representar com as suas bandeiras ou estandartes. Sendo a véspera da Festa da Apresentação de Jesus no Templo (conhecida como a festa de “Nossa Senhora das Candeias”) durante a celebração haverá a bênção das mulheres grávidas, dos bebés e das crianças em idade pré-escolar. No final da celebração haverá um bolo de aniversário para todos os presentes, no adro da igreja.

«Venha tomar café com...»

No dia 31 de janeiro, sábado, pelas 21h, no Centro de Dia da Boa Vista, irá decorrer o segundo encontro desta iniciativa promovida pela Equipa de Pastoral Familiar da Paróquia, desta vez com o tema “Como ajudar a gerir os primeiros dinheiros”.

Terá a presença de um casal convidado, a Isabel Talefe e o Miguel Lopes, que irão partilhar as suas ideias e sugestões sobre a pedagogia a adotar na educação das crianças e adolescentes para as questões económicas. O Miguel é formado em Economia, e a Isabel em Direito e Ciências Reliosas. Casados há 18 anos, têm três filhas, de 17, 15 e 8 anos.

Será um encontro informal, de reflexão e partilha, à volta de um café ou de um chá, com tempo para o debate de ideias e sugestões práticas. A participação é livre. Esta iniciativa integra-se também na celebração do 69º aniversário da Paróquia.

O tempo de Deus...

«Cumpriu-se o tempo», são as primeiras palavras que o evangelista Marcos mete na boca de Jesus. É o início da sua pregação, que é também o início deste tempo novo, o tempo em que o Reino começa a manifestar-se de uma forma explícita no mundo dos homens. Com Jesus, inaugura-se um tempo novo que, para ser acolhido, precisa de uma atitude livre e ativa: arrependimento, ou conversão; e acreditar no Evangelho.

Conversão, é o que de mais imediato se vê na atitude dos primeiros discípulos que Jesus chama: Simão e André, Tiago e João, deixam logo as redes, o barco e a família, e assumem uma nova vida. Conversão é esta vida assumida com uma lógica nova: a do seguimento de Jesus.

Acreditar no Evangelho, é o que possibilita esta atitude de conversão: encontrando em Jesus aquele que vale a pena seguir, aderem à sua Palavra, acolhem o desafio, fazem da Boa Nova a razão da sua vida.

Com eles começa a comunidade do Reino, daqueles que fazem o caminho da conversão à luz da fé. Também eles são já parte deste novo tempo de Deus... E com eles, todos são desafiados a transformar os tempos. Eles não eram «especiais»: eram pessoas normais como o são hoje cada um de nós... Teremos a capacidade de responder desta forma imediata e radical? Teremos tempo para o tempo de Deus em nós?

Leituras | ComentárioAvisos | Boletim

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Festa da Luz e da Entrega do Credo

Foi no dia em que celebrámos o Batismo de Jesus, na noite do sádado dia 10 de janeiro, que os grupos do 3º e do 6º ano da catequese viveram momentos muito significativos da sua caminhada.

Recordando o Batismo, o grupo do 3º ano viveu a Festa da Luz. Com as velas do seu próprio Batismo na mão, esta festa ajuda a fazer a experiência de Jesus como Luz, em contraste com as trevas da noite e do pecado. Nela, pede-se a Jesus que, acolhendo a sua luz, as crianças, e todos os batizados, vivam como «Filhos da Luz», amando a Deus e aos outros como Ele nos ensinou.

O 6º ano recebeu nesse dia o texto do Credo. Ao iniciar a caminhada de preparação para o momento em que vão professar solenemente a Fé, este é o primeiro grande momento celebrativo que marca o início desta caminhada: receberam o Credo, também de velas na mão, querendo deixar-se iluminar por esta mesma luz de Jesus, para que a Fé proclamada no Batismo pelos pais e padrinhos seja agora proclamada pessoalmente.

Na celebração, também toda a assembleia teve a oportunidade de reviver o seu batismo: não apenas na luz do Círio aceso, e na fé acolhida e professada no Credo, mas também na água com que todos foram aspergidos. Celebrando o Batismo de Jesus, todos celebrámos a certeza de sermos filhos muito amados da Pai!


Mais fotos AQUI.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Bênção das crianças e das mulheres grávidas

1 de fevereiro
11h, na igreja paroquial

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à Lei de Moisés, Maria e José levam o Menino Jesus ao templo, a fim de ser oferecido a Deus. Nesta festa da Apresentação do Senhor, associando-se à oferta de Maria, também as famílias apresentam a Deus os seus filhos pequenos, ou que estão para nascer.

Neste ano dedicado à família, a paróquia da Boa Vista associa-se a este gesto, convidando as mulheres grávidas e as famílias com bebés ou crianças em idade pré-escolar a participarem na celebração da Eucaristia, no domingo dia 1 de fevereiro, às 11h.

Integrada nas celebrações do aniversário da Paróquia, que ocorre a 29 de janeiro (dia em que a paróquia da Boa Vista completa 69 anos da sua criação), a Missa em Ação de Graças do dia 1 de fevereiro será um momento de festa da Vida: da comunidade, e da comunidade que se rejuvenesce constantemente pela vida que nela nasce. Recordando o gesto dos pais de Jesus, pedimos a bênção de Deus para as crianças, e oferecemos também nas suas mãos a paróquia com cada uma das suas famílias.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

«Onde moras?»

André e o outro discípulo andavam à procura... Estavam com João Baptista, mas quando este apontou para Jesus, eles não hesitaram em começar uma nova aventura, e seguir Jesus. Jesus olha para trás, vê que O seguem, pergunta-lhes o que querem: e eles querem apenas demorar-se com Aquele que João indicara como o «Cordeiro de Deus».

Estar em casa de Jesus é partilhar da sua vida, entrar na sua intimidade: encontram-se de verdade com Aquele que podem depois anunciar como o Messias. E Simão, levado por André a conhecer Jesus, acolhe dele uma nova identidade: será Cefas, Pedro, a pedra desta nova comunidade nascente, a comunidade dos que aceitam o desafio de seguir Jesus, de se demorarem com Ele em casa, de O aceitarem como o Ungido do Senhor que realiza a nova aliança entre Deus e os homens, o Cordeiro que imolado na cruz dá aos homens a Vida Eterna

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Família e catequese em diálogo



«Família e catequese: projeto educativo comum» é o tema do Encontro Vicarial de Catequese da vigararia dos Milagres, que se irá realizar a 30 de janeiro, pelas 21h, no auditório do centro pastoral da Caranguejeira. O tema será aprofundado pelo Dr. Paulo Campino, Diácono Permanente e diretor do Secretariado Diocesano de Catequese de Santarém.

Dirigido a pais e catequistas, pretende ajudar a refletir sobre a relação entre a Família e a Catequese, tendo em conta o projeto educativo de base que deve orientar todos os esforçar de ambos os lados para a educação cristã de crianças e adolescentes.

Durante o encontro haverá uma sala de acolhimento e de atividades para crianças, para que os pais possam mais facilmente participar nesta iniciativa. O encontro terminará com um tempo de lanche e convívio para todos os participantes.

sábado, 10 de janeiro de 2015

«Tu és o meu Filho muito amado»

Com a celebração da Festa do Batismo de Jesus termina o tempo de Natal. Todo este tempo em que na siplicidade do presépio se manifesta a presença de Deus. Durante este tempo, fomos convidados a reconhecer que aquele Menino é, na verdade, o Filho de Deus que vem fazer-se um connosco.

No texto do batismo de Jesus, São Marcos a-nos a conhecer a identidade de Jesus. E o contexto não deixa de ser de simplicidade e de humildade: Jesus que se aproxiam de João para receber o batismo de conversão... Mas neste fazer-se pequeno, os sinais falam da grandeza de Jesus: Ele é Aquele que rasga os céus, trazerndo a divindade à humanidade; vivendo na presença do Espírito a nova criação evocada na pomba que nos recorda como nos tempos de Noé, depois do dilúvio, a pomba anunciou que havia terra firme para voltar a sonhar a humanidade; e a voz do Pai confirma que estamos perante o Filho muito amado. Jesus é, na verdadeiro o Filho de Deus que abre para a humanidade o caminho da nova terra e dos novos céus, que contantemente nos re-cria pela ação do Espírito em nós!

Olhar para o batismo de Jesus, é também uma oportunidade para reconhecer quem somos nós, filhos no Filho, re-criados pelo Batismo. Também para nós os céus se rasgaram para que o Espírito de Deus nos habite, e possamos constantemente crescer na nossa identidade de filhos de Deus. O Batismo é o início desta aventura cristã de descoberta de um Pai que nos ama e que tudo faz para que tenhamos vida em abundância...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sorteio do Cabaz de Natal 2014

Números Sorteados
1º Prémio: nº 0949
2º Prémio: nº 0952 
3º Prémio: nº 0219

Sorteio realizado no dia 25 de dezembro de 2014, após a celebração das 11h, na igreja paroquial da Boa Vista. O Conselho Económico agradece a contribuição de toda a população.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Os reis e os magos

Presépio da igreja da Boa Vista 2014-15
Diz-se que eram três reis vindos do oriente. O que é seguro é que não eram reis, mas sábios astrólogos. Porém, nesta Solenidade da Epifania, é de uma história de reis que se trata. Não são três, mas dois. Primeiro, o rei Herodes, "o Grande". A ele se deve a reconstrução do Templo. Mas distinguiu-se, sobretudo pela crueldade e pelos seus crimes, matando mesmo três dos seus filhos para preservar o poder.

E depois, há outro rei, aquele que os Magos vieram procurar. "Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer?" Esta simples questão basta para aterrorizar Herodes. Este título colar-se-á a Jesus até à cruz. Que imensa oposição entre estes dois reis! De um lado, a sede de um poder tirânico, o recurso à violência, à tortura, à guerra, à mentira... De outro lado, uma criança desprovida de qualquer poder, que terminará lamentavelmente na cruz.

Como não reler a história da humanidade, inclusive a história das religiões, a esta luz? "Em nome de Deus" matou-se e trucidou-se tanta gente... E as coisas não parecem estar perto do fim! Reis, príncipes, papas, imãs... utilizaram o seu poder para impor a dita "verdadeira religião". Os cristãos entraram igualmente nesse esquema. Mas cada vez que recorreram à violência, traíram, negaram, crucificaram Jesus, o rei sem poder. Jesus nunca recorreu à espada, nunca recomendou o uso das armas. É uma das maiores lições da Epifania: quando Deus Se manifesta em Jesus, proclama alto e bom som que nunca esteve nem estará do lado dos poderosos, da força, do terrorismo, da guerra. Ele não Se defenderá, pois o seu poder está noutro lado.

Possamos nós, com os Magos, vir sem cessar até Jesus, que nos apresenta Maria sua mãe, e, caindo de joelhos, dizer-lhe que é Ele que queremos seguir, Ele que, só, é verdadeiramente um rei "doce e humilde de coração". (in: portal dos Dehonianos)

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Crianças ajudam crianças

No próximo domingo, dia 4 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor (“Domingo de Reis”) ocorre também o dia da Infância Missionária, um dia em que se procura desenvolver o espírito missionário nas crianças.

Tendo como grande tema «Crianças ajudam crianças», este ano, propõe-se o lema «Com as crianças da Oceânia, seguimos Jesus». Para além da oração, há o convite à partilha monetária: os donativos recolhidos na campanha da Infância Missionária de 2015 serão para vários projetos de apoio a crianças no continente da Oceânia. Na Papua Nova Guiné, um projeto de mobiliário para 15 escolas de Ensino Básico, com 800 crianças, e outro de assistência a 25 crianças afetadas com o vírus do HIV / Sida. Nas Ilhas Salomão, um projeto de construção de dormitórios para 350 meninos e meninas que têm de andar muitos quilómetros para chegar à escola. E em Vanuatu, compra de material de apoio a 9400 crianças da catequese (livros, bíblias, etc.).

Estará um mealheiro missionário junto do presépio para recolher as ofertas que desejarem dar para a ajuda aos missionários que anunciam a Boa Nova nestes locais do continente da Oceânia. Outros donativos podem ser transferidos para a conta Millennium BCP – 23521434 (NIB: 003300000002352143405) das Obras Pontifícias Missionárias.

Mais informações AQUI