Programa paroquial

sábado, 28 de março de 2015

Subida ao Calvário

Depois da entrada triunfal em Jerusalém, neste 6º domingo seguimos Jesus até ao Calvário onde é crucificado, dando a sua vida por nosso amor. Jesus não se escondeu nem fugiu: levou o amor até ao fim! Ele próprio tinha dito: «Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos». É este amor que também somos convidados a viver em família!

Guiados pelo amor de Jesus, aprendemos também nós a amar: o segredo do mandamento de Jesus é precisamente esse. Ele não nos convida a amar de uma forma abstrata, mas COMO Ele nos amou, nesse contínuo despojar-se de si mesmo para nos lançar na Vida, nesse serviço que encontra na cruz o lugar supremo de expressão...

Da carta do Sr. Bispo:
Este amor está destinado a guiar, formar e animar as relações entre os pais e os filhos, entre os irmãos e irmãs em família.

Para rezar em família:
Senhor Jesus,
Tu que entregaste a tua vida por nosso amor,
ensina-nos a amar como Tu nos amas.
Ámen.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 23 de março de 2015

Programa da Semana Santa e Visita Pascal


29 de março,
Domingo de Ramos:
11h00: Bênção dos ramos e Missa da Paixão do Senhor

30 e 31 de março:
Retiro para o 10º ano da catequese

31 de março e 1 de abril: 20h00: Missa na igreja

2 de abril, QUINTA-FEIRA SANTA:
11h00: Missa Crismal, na Sé
20h00: Missa da Ceia do Senhor, na igreja,
com o rito do lava-pés e a participação da catequese;
Ofertório: recolha da Renúncia Quaresmal
21h00: Adoração Eucarística; conclusão do Retiro Popular

3 de abril, SEXTA-FEIRA SANTA:
11h30: Confissões, na igreja
15h00: Início da Via-Sacra, na Boa Vista sul (Fonte do Corvo)
16h30: Celebração da Paixão do Senhor, na igreja
Com a celebração da Festa da Cruz e da Vida do 8º ano
Ofertório para os Lugares Santos

4 de abril, SÁBADO SANTO:
22h00: Solene Vigília Pascal

5 de abril, DOMINGO DE PÁSCOA:
09h00: Missa da Páscoa da Ressurreição
10h00: Visita Pascal: Boa Vista norte
10h00: Visita Pascal: Boa Vista zona Rua da Alegria, Mortórios e Fonte do Oleiro
15h00: Visita Pascal: Boa Vista sul
15h00: Visita Pascal: Machados

12 de abril, 2º Domingo da Páscoa:
09h30: Catequeses da infância e adolescência
11h00: Missa
15h00: Visita Pascal: zona Rua do Castanheiro, Fontainhas e Poceirão
15h00: Visita Pascal: Alqueidão
20h00: Missa de encerramento da Visita, no Alqueidão

domingo, 22 de março de 2015

Crianças do 2º ano celebraram Festa do Pai Nosso

Foi no dia do Pai, 19 de março, que o grupo do 2º ano da catequese celebrou a Festa do Pai Nosso. Um dia significativo para partir do coração "aflito" dos pais de Jesus, que O encontraram no Templo de Jerusalém entre os doutores, para compreender como é grande o amor de um pai e de uma mãe que procuram sempre o melhor para os seus filhos, e assim olhar para esse amor tão grande que Deus Pai tem por cada um de nós. Mas também para olhar para Jesus, que regressa com os seus pais a Nazaré e ver como lhes era "submisso", para compreendermos melhor como acolher a vontade de Deus Pai para nós nos ajuda a crescer em sabedoria e graça...

No momento do Pai Nosso, as crianças subiram para junto do altar e aí receberam o Pai Nosso dos seus próprios pais que com eles rezaram essa tão grande e bela oração que Jesus nos ensinou.

Uma festa bonita, que enriquece a comunidade com estas crianças que aprendem a chamar a Deus como Pai e olhar os outros como irmãos.

sábado, 21 de março de 2015

Viajar com Jesus aos campos de trigo

No 5º domingo da Quaresma, a nossa Diocese está em Peregrinação a Fátima: fica o convite para fazer a viagem aos campos de trigo com o desvio pelo Santuário…

Nos campos, aprendemos, com Jesus, que quando nos damos, cresce a vida, a comunhão, o amor! «Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto». Para os gregos que queriam ver Jesus e, para isso, foram ter com os discípulos, a resposta vai no sentido deste lugar onde Ele se torna visível para todos: na cruz, Jesus é elevado, é glorificado. É nesta entrega total que continua a desafiar os discípulos que aceitam o desafio de "mostrar" Jesus...

Da carta do Sr. Bispo:
A comunhão não é uma coisa óbvia, mas requer um longo caminho de integração, de aceitação, de ascese, de aprendizagem, muita capacidade de perdão e muita paciência e perseverança.

Para rezar em família:
Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
ajuda-nos a crescer no amor,
sabendo acolher, perdoar e compreender
cada um da nossa família.
Ámen

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 16 de março de 2015

Promessas no Agrupamento 1227

E foi assim que no dia 8 de Março, mais alguns elementos do Agrupamento 1227, 3 exploradores, 4 pioneiros e uma Dirigente fizeram a sua Promessa.

Tudo começou na Vigília de sábado à noite na sede. Num ambiente de reflexão, uma vez mais, os princípios e artigos que regem a conduta de todos os que pertencem a esta enorme família que é o CNE foram relembrados.

De seguida no domingo perante amigos, familiares e escuteiros de outros agrupamentos, assumiram pois este tão importante compromisso. Foi ainda relembrado de que uma Promessa não pode ser vista como um mero acordo ou compromisso diante de escuteiros, mas sim, como uma adesão livre e responsável. Fica também a freguesia mais enriquecida com a disponibilidade de mais uma dirigente que conjuntamente com todos os outros dirigentes do agrupamento, se empenham no acompanhamento dos jovens na sua formação. Parabéns a todos.


Sempre Alerta!

sábado, 14 de março de 2015

Visita noturna à Luz

No quarto domingo da Quaresma viajamos de noite com Nicodémos que procura falar com Jesus… No encontro, Jesus falou de trevas e de luz, mas sobretudo da esperança: Ele vai ser elevado na cruz para que todos tenham a vida eterna! O grande desejo do Pai é que todos encontrem luz para as suas vidas, que todos possam acolher a salvação!

Na visita noturna, seguimos Jesus como Luz que ilumina a nossa vida. E, iluminados por Ele, levamos a Luz às trevas que nos rodeiam. Acolhendo a Luz, somos convidados a levar luz ao mundo, deixar que em nós e por nós se manifeste esta vontade que Deus tem de envolver toda a humanidade no seu amor...

Da carta do Sr. Bispo:
A linguagem da fé aprende-se no lar doméstico, onde a fé cresce e se fortalece através do testemunho, da oração e da prática cristã.

Para rezar em família: 
Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
ajuda-nos a acolher a beleza da Luz de Jesus,
a viver na alegria da fé
e a testemunhar sempre a esperança da vida eterna.
Ámen.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 7 de março de 2015

24 horas para o Senhor

O Santo Padre, na mensagem para a Quaresma deste ano, lançou a proposta de dedicar um dia à oração, de 13 para 14 de março, iniciativa reforçada pelo nosso Bispo também na sua mensagem para esta Quaresma.

Procurando corresponder a esse pedido, na igreja paroquial da Boa Vista teremos um tempo de oração das 18h30 às 21h. Começa com o terço, seguindo-se a via-sacra às 19h, às 19h30 a missa, e um tempo de adoração eucarística das 20h às 21h.Durante a via sacra haverá também tempo para a celebração do Sacramento do Perdão.

Entrada no Templo: no caminho de santidade

No terceiro domingo da Quaresma, viajamos com Jesus até Jerusalém, e entramos com Ele no Templo. E vemos como Jesus ficou indignado com o que ali se passava … Expulsa tudo o que não deixa que aquele lugar seja de verdade a casa do Pai. Mas vai mais longe quando se apresenta Ele mesmo como Templo de Deus: como Filho, também Ele é Templo, lugar onde habita o Pai! É Ele que O manifesta e torna já presente entre nós.

Também nós, filhos de Deus pelo Batismo, devemos cuidar de ser Templo, respeitando o mistério da vida e caminhando na santidade. Também nós, Templo de Deus, podemos ter necessidade de deixar que Jesus entre de rompante e purifique a nossa vida de tudo aquilo que nela não nos deixa revelar a nossa identidade de filhos de Deus…

Da carta do Sr. Bispo:
O Matrimónio é um caminho específico de santidade, enquanto toda a vida matrimonial e familiar procura ser vivida na comunhão com Cristo, na luz da sua palavra, no seu espírito de amor e no testemunho cristão. A santidade dá beleza e qualidade à vida quotidiana da família.

Para rezar em família:
Senhor Jesus,
ensina-nos a respeitar a vida e mistério de cada pessoa,
e a viver como Templo de Deus,
no caminho da santidade.
Ámen.


Leituras | Comentário | Avisos | Boletim