Programa paroquial

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ninguém fica anónimo aos olhos de Jesus...

Eis Jesus mergulhado no barulho e nos apertos da multidão. Para mais, circula o rumor: Jesus vai fazer um milagre, curar a jovem filha de Jairo! A multidão esmaga Jesus. E eis que uma mulher quer aproximar-se de Jesus, a todo o custo, para tocar ao menos as suas vestes. Ela quer ser também beneficiária do poder do homem de Deus, ser, enfim, curada da sua doença que dura há doze anos. Ela chega por detrás, toca as suas vestes. Conhecemos o diálogo que se segue… O mesmo acontece com Jairo que se aproxima…

No meio da multidão, Jesus está atento a estas pessoas concretas, manifesta uma disponibilidade extraordinária, está extremamente atento à sua presença. No meio da multidão, Jesus está atento a cada um. Ninguém fica anónimo aos olhos de Jesus. Está habitado pelo amor de Deus para com os seus filhos. No Coração do Pai, Jesus é capaz de uma atenção extrema a cada angústia do ser humano. Não interessa quem possa vir junto d’Ele, não interessa qual é a situação: ele será sempre acolhido, Jesus dará sempre a sua atenção como se cada um estivesse sozinho no mundo com Ele.

Isto continua a ser verdadeiro, agora que Jesus está na plenitude da glória do seu Pai. Se eu também começasse a fazer silêncio em mim para melhor escutar Jesus, através da sua Palavra, se eu tivesse tempo para a oração interior, para aprofundar o meu silêncio interior… certamente ficaria mais disponível, mais atento aos outros. Senhor Jesus, dá-me a graça do silêncio interior que escuta e que ama.

Texto in: Portal dos Dehonianos

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Quem pode acalmar as nossas tempestades?


Apesar de parecer dormir, Jesus não deixa de estar na barca... podem vir ventos e tempestades, mas Ele tem a capacidade de trazer a bonança quando a vida é vivida numa dinâmica de confiança, de fé n'Aquele que é o "Senhor dos Mares"...

«Seria para repousar? Seria para propor aos seus Apóstolos uma forma de retiro? O facto é que Jesus convida os seus discípulos a passar para a outra margem. A travessia do lago não é de repouso, levanta-se uma tempestade violenta e os Apóstolos estão aterrorizados. Sabem que não estão sozinhos no barco. Eles, os especialistas do lago, admiram-se com o sono de Jesus. Estão perdidos, então despertam Jesus, Ele que veio salvar os que estavam perdidos. Ele vai manifestar, então, que tem autoridade sobre todas as forças da morte, dá uma ordem: “Silêncio! Cala-te!” E fez-se uma grande calmaria. Os Apóstolos, naquele dia, não passaram apenas para a outra margem… Passaram do medo à confiança, graças ao “Passador” que tinha embarcado com eles. Nunca esqueçamos de fazer subir Cristo para o nosso barco, para passarmos com Ele…» (in Portal dos Dehonianos)

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Padre Nuno Gil nomeado pároco da Boa Vista


O Padre Dr. Nuno Miguel Heleno Gil foi nomeado pároco desta paróquia da Boa Vista.

Nascido a 13 de Julho de 1975, tem 39 anos de idade. É das Várzeas, paróquia do Souto da Carpalhosa. Foi ordenado padre a 21 de abril de 2002.

Ao longo destes 13 anos como sacerdote, foi vigário paroquial na paróquia de Patatias, depois vários anos pároco do Reguengo do Fetal, onde esteve até 2014. Nesse ano foi nomeado Vice-Chanceler da Cúria e vigário paroquial de Leiria e da Cruz da Areia.

Tendo completado entretanto a formação em Direito Canónico, continua em funções na Cúria, e assumirá a partir de setembro a missão de pároco da Boa Vista.  

Decreto de nomeação AQUI.


Passeio para maiores de 65 anos


Foram precisos 2 "comboios" darem a volta 2 vezes para levarem todos participantes no passeio para maiores de 65 anos a visitar a Tapada de Mafra. Participaram cerca de 140 pessoas da Boa Vista e Santa Eufémia, neste passeio organizado pela União de Freguesias em colaboração com as Conferências São Vicente de Paulo de ambas as paróquias.

Enquanto um grupo visitou a Tapada, num agradável passeio de comboio que passou junto de alguns dos animais ali residentes, outro grupo ficou num belo espetáculo de aves de rapina. Uma manhã que se prolongou entre a natureza, e que fez atrasar um pouco o almoço... O tempo disponível já não deu para visitar a Palácio e Convento de Mafra, mas ainda se visitou a grandiosa basílica de Mafra, com o seu estilo barroco, belas esculturas e os seis 6 órgãos de tubos.

O programa terminou com uma paragem na Ericeira, já com pouco tempo para espreitar o mar... A celebração da Missa pelas 19h, com a comunidade local, na igreja de São Pedro, foi o último momento antes do regresso, depois de um dia de convívio que certamente agradou a todos!

Ficam AQUI algumas fotos para recordar.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A desproporção de Deus...

Duas pequenas parábolas no texto do Evangelho deste Domingo que marcam a desproporção com que Deus troca as lógicas humanas: a primeira entra a actividade do semeador que lança a semente e colhe o fruto, e o crescimento da semente em si, que em nada depende do esforço do agricultor. A segunda entre a pequenez da semente de mostarda e o resultado do arbusto que dela nasce...

Um convite à confiança na presença transformadora do Reino de Deus e na força do Palavra e do Espírito que no silêncio e na pequenez continua a sua ação transformadora...

Quantas vezes não desanimamos por querer ver depressa, em nós e nos outros, os frutos que tardam em aparecer?! Esperança, confiança e paciência. Nos factos aparentemente irrelevantes, na simplicidade e normalidade de cada dia, na insignificância dos meios, esconde-se o dinamismo de Deus que atua na história e oferece aos homens caminhos de salvação e de vida plena.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Este é o meu Corpo, este é o meu Sangue

Na celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus), a Igreja faz uma afirmação de fé perante as palavras de Jesus. Na quinta-feira santa, durante a Ceia, Jesus garante que aquele pão é o seu corpo, e o vinho o seu sangue. Não porque os discípulos o peçam, ou porque tivessem a total compreensão de tudo o que ali acontecia naquele momento em que Jesus antecipa a sua entrega na cruz, ou porque os discípulos tivessem uma fé inabalável...  A garantia daquele momento é a palavra do próprio Jesus. É Ele que se dá inteiro aos discípulos que, ao comerem aquele pão e aquele vinho, se tornam participantes da sua vida, despendida e entregue por amor. Assim se explica em antecipação e em plena liberdade, com gestos e palavras, o que acontecerá dali a pouco: a sua morte é um dom aos homens e uma oferta a Deus.

E é o mesmo Jesus que continua a garantir-nos pela sua palavra, hoje pronunciada pelo sacerdote na comunidade, essa mesma realidade. É Jesus que se compromete, é Ele que lhe dá sentido e realidade, e só Ele pode ter "influência" neste pão e neste vinho para neles se tornar realmente presente. A nós, com humildade e confiança, é-nos pedida a adesão de fé na ação de Jesus...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Encontro para namorados


Um serão de reflexão e oração para namorados e noivos, é a proposta da equipa 3XSIM, equipa que dinamiza a pastoral pré-matrimonial na Diocese.

Será no sábado, dia 6 de junho, a partir das 21h, no Seminário Diocesano. As inscrições para 3vezessim@gmail.com ou 914425515