Programa paroquial

sábado, 25 de junho de 2016

26 de junho de 2016 | 13º domingo do tempo comum | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim

A liturgia de hoje sugere que Deus conta connosco para intervir no mundo, para transformar e salvar o mundo; e convida-nos a responder a esse chamamento com disponibilidade e com radicalidade, no dom total de nós mesmos às exigências do “Reino”. O Evangelho apresenta o “caminho do discípulo” como um caminho de exigência, de radicalidade, de entrega total e irrevogável ao “Reino”. Sugere, também, que esse “caminho” deve ser percorrido no amor e na entrega, mas sem fanatismos nem fundamentalismos, no respeito absoluto pelas opções dos outros.

sábado, 18 de junho de 2016

«Tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém. Seguir-Te-ei para onde quer que fores»

19 de junho de 2016 | 12º domingo do tempo comum | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim

A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a figura de Jesus: quem é Ele e qual o impacto que a sua proposta de vida tem em nós? A Palavra de Deus que nos é proposta impele-nos a descobrir em Jesus o “messias” de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida; e convida cada “cristão” à identificação com Cristo – isto é, a “tomar a cruz”, a fazer da própria vida um dom generoso aos outros.O Evangelho confronta-nos com a pergunta de Jesus: “e vós, quem dizeis que Eu sou?” Paralelamente, apresenta o caminho messiânico de Jesus, não como um caminho de glória e de triunfos humanos, mas como um caminho de amor e de cruz. “Conhecer Jesus” é aderir a Ele e segui-l’O nesse caminho de entrega, de doação, de amor total.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Peregrinação da Misericórdia



No passado dia 12 de junho a paróquia de Nossa Senhora das Dores da Boa Vista, realizou a peregrinação da Misericórdia. Acolhendo o desafio do bispo diocesano que fez o convite na nota Nota Pastoral sobre a abertura e vivência do Ano da Misericórdia “Misericordiosos como o Pai” a “cada fiel a pôr no seu programa um dia para fazer a sua peregrinação à Sé ou ao Santuário de Fátima”, que poderá ser em família, grupo, movimento, paróquia ou vigararia.
Assim, com partida da igreja paroquial, às 8h30, um grupo de cerca de 100 pessoas pôs-se em caminhada a pé em direcção ao Parque da Cidade (Parque do Avião) ponto de encontro com as pessoas que não conseguiam fazer a caminhada a pé. Daí partiu-se para a Sé com o objectivo de fazer o rito de entrada pela ‘Porta Santa’ e participação na Eucaristia das 11h30. Após a celebração seguiu-se um almoço convívio nos claustros da Sé.
Foi uma oportunidade para se fazer a experiência do que o próprio Jesus indica, nas palavras do Evangelho, as etapas existenciais da peregrinação: não julgar nem condenar, perdoar, dar, usar uma boa medida com os outros (cf Lc 6, 36-38). Não julgar nem condenar o outro “significa, positivamente, saber identificar o que há de bom em cada pessoa” (MV 14). Esta palavras foram iluminadas pelo texto do evangelho que nos apresentou a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora” e que vem chorar aos pés de Jesus. O dom gratuito do perdão gera amor e vida nova. Deus sabe isso; é por isso que age assim.



Passeio dos idosos da Boa Vista e Santa Eufémia



No passado dia 11 de junho, sábado, realizou-se o passeio prioritário a maiores de 65 anos, organizado pela União das Freguesias de Santa Eufémia e da Boa Vista, em colaboração com as Conferências de São Vicente de Paulo de ambas as paróquias.

Uma viagem de convívio que teve como itinerário visita à Aldeia de Castelo Novo, s
ituada na encosta oriental da serra da Gardunha, concelho do Fundão, visita à festa da cereja na aldeia de Alcongosta, e por fim celebração da Eucaristia, na comunidade paroquial do Fundão.



sábado, 11 de junho de 2016

«São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou»

12 de junho de 2016 | 11º domingo do tempo comum | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim


O Evangelho coloca diante dos nossos olhos a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora” e que vem chorar aos pés de Jesus. Lucas dá a entender que o amor da mulher resulta de haver experimentado a misericórdia de Deus. O dom gratuito do perdão gera amor e vida nova. Deus sabe isso; é por isso que age assim.

sábado, 4 de junho de 2016

«Jovem, Eu te digo: levanta-te»

05 de junho de 2016 | 10º domingo do tempo comum | Ano C
Leituras | Comentário | Boletim



A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste domingo, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em
Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação. No Evangelho, temos a revelação de Deus expressa na atitude de piedade e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Festa da Profissão de Fé

No passado domingo 22 de Maio, na paróquia da Boa Vista, foi celebrada a Profissão de Fé. Depois da vivência da caminhada proposta nas "Catequeses da Fé", seis encontros para o aprofundamento e vivência do Credo, os jovens do 6º ano, viveram esta celebração com a consciência de que a fé é uma caminhada de relação constante com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, em Igreja.
Fica o testemunho dos elementos do grupo:
Nesta caminhada fomos aprendendo mais sobre Deus e a sua vida através da oração do Credo.
Professamos perante a nossa comunidade a nossa fe  em cristo, aceitando acolher jesus nos nossos corações e na nossa vida.
Gostamos muito deste dia  especial, pois renovamos os votos no nosso baptismo.
 
helena