Programa paroquial

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

História da Paróquia

Capela e Lenda

Pelo Natal de 1870, já passava pela nossa terra a estrada principal do país, que liga Lisboa ao Norte. Conta a lenda que, passava então por essa estrada um sacerdote de Lisboa, Pe. Beirão, que era o capelão de um convento de religiosas (também em Lisboa). Ao passar ouvia cânticos ao Menino Jesus, mas não via nenhuma igreja. Visto isto, quis saber o que se estava a passar. Os cânticos vinham de uma Casa de Oração, cujo dono era José Francisco Barbeiro. O Pe. Beirão juntou-se, e o Mestre Carmo (Manuel José do Carmo, que entrou para o Seminário não chegando a sacerdote por questões de saúde, mas que muito fez pela Boa Vista), que orientava todo o momento, pediu que o sacerdote deixasse algumas palavras. Comovido, o Pe. Beirão deixou algumas palavras, acabando por contar um sonho que uma religiosa do convento em que era capelão havia tido. Nesse sonho, constava que numa povoação de nome Boa Vista, se havia de fazer uma capela. O facto do sacerdote ter escutado os cânticos ao Menino e não ver nenhuma igreja, foi prova de que o sonho se havia realizado. Foi nessa noite que se decidiu que havia de se construir uma capela.

Pensa-se que antes já havia ideia de se construir uma capela. Mas, o facto do Pe. Beirão ter contado o sonho da religiosa, foi uma motivação para que se desse a construção imediata. Pelo simples facto de existir uma Casa de Oração, daí se vê a necessidade do povo em ter um Lugar de Culto. Um grupo de homens estudou o local para a capela, sendo chefiado por José Francisco Barbeiro.

Oito dias depois, o Pe. Beirão voltou, aprovando assim o local escolhido para a capela (sítio onde é hoje a igreja). Parece que naquela época o povo da Boa Vista era muito unido, porque, em poucas semanas prepararam tudo para que a construção da capela fosse possível. Para tal feito, eram convidadas algumas filarmónicas, faziam-se quermesses, deitavam-se foguetes, etc., para que o povo se entusiasmasse com a obra que viriam a realizar brevemente.

A 16 de Julho de 1871 foi manejada a sua construção, e no dia 19 começou a arrancar-se a pedra para ela. Foi assim que, no dia 17 de Junho de 1872 foi deitada a primeira pedra.

Passados seis anos de trabalho assíduo, no dia 8 de Julho de 1878, terminou a edificação da capela da Boa Vista, em honra de Nossa Senhora das Dores, que pertencia à freguesia de Nossa Senhora do Desterro dos Pousos.

No dia 22 de Junho de 1878 a capela foi considerada canónica erecta, pelo Dr. António Ferreira Miranda Oliveira, Chantre da Santa Sé Catedral de Leiria. Foi benzida pelo Pe. José Pereira Soares, pároco de Nossa Senhora do Desterro dos Pousos. Assim, passou a ser autorizada nesta capela a Santa Missa, e todas as celebrações de Culto Divino da Igreja Católica, Apostólica Romana. A primeira Missa foi celebrada uns dias depois da sua benção, nos finais do mês de Junho.

Mais tarde, 68 anos depois, a capela viria a ser chamada de Igreja Paroquial.


Igreja Paroquial

Foi considerada canonicamente erecta a Paróquia em 29 de Janeiro de 1946, por Provisão de D. José Alves Carreira da Silva.

A primeira pedra da igreja paroquial foi benzida em 1972, a 29 de Maio. Foi construída em pouco mais de dois anos, sendo solenemente benzida em 18 de Agosto de 1974.



Orago

Não se sabe o porquê da nossa Padroeira ser Nossa Senhora das Dores. Pensa-se que seria por ser uma devoção que o Pe. Beirão tinha, ou em honra ao convento de religiosas onde era capelão.

A primeira imagem que se venerou a Nossa Senhora das Dores na capela, foi oferecida pelo Pe. Beirão.




Baseado nos escritos deixados pelo Pe. Melquíades,

Pároco da Boa Vista entre 1963-1976

e na pagela distribuída na festa dos 50 anos da Paróquia.

Nenhum comentário: