No dia 26 de julho, Festa litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Santa Maria e avós de Jesus, o Santuário de Fátima celebra o dia dos avós.
O Santuário de Fátima, consciente da missão e da importância dos avós na vida das famílias, não podia deixar passar este dia sem um programa que lhes fosse especialmente dedicado. Assim sendo, o dia 26 começa na Capelinha das Aparições, às 10:00 com a recitação do Rosário, segue-se a missa das 11, no altar do Recinto com a consagração dos avós a Nossa Senhora e a procissão do Adeus. Na tarde desse dia, haverá o encontro com os avós, pelas 15:00 na Capela da Morte de Jesus.
Quando o Papa Francisco se encontrou com os idosos e os avós, no dia 28 de setembro de 2014, na Praça de S. Pedro, disse: “Aos avós, que receberam a bênção de ver os filhos dos filhos, está confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência da vida, a história duma família, duma comunidade, dum povo; partilhar, com simplicidade, uma sabedoria e a própria fé, que é a herança mais preciosa! Felizes aquelas famílias que têm os avós perto! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes. Nos países, onde grassou cruelmente a perseguição religiosa, […], foram os avós que levaram as crianças para ser batizadas às escondidas, foram os avós que lhes deram a fé. Valentes! Foram valentes na perseguição e salvaram a fé naqueles países!”
(in: Santuário de Fátima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário