Programa paroquial

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Votos de um Santo e Feliz Natal


Jesus é o acontecimento do Natal. É certo que, em cada Natal, tantos outros acontecimentos marcam a nossa vida… Mas a essência do Natal é sempre o Amor extraordinário de Deus por nós! Ele que, para nos dar a conhecer a Vida que tem para nos oferecer, o vem comunicar pessoalmente. Ele que se deu (e dá) a conhecer de tantas formas, "inventou" esta forma de se comunicar: o Verbo faz-se carne, a Palavra ganha um rosto, Deus faz-se Homem!


Deus não está distante, nem inacessível. Ele dá-se a conhecer na simplicidade e na pobreza que vemos espelhada no presépio onde um menino é acolhido nas mãos de uma mãe e de um pai. E torna-se tão próximo que precisamos de ter atenção para reparar n'Ele!


Neste ano em que somos desafiados a "Ir ao Coração da Fé", talvez seja este o maior de todos os desafios: repararmos n'Ele, deixarmo-nos tocar e surpreender pela simplicidade e a pobreza de um presépio onde reside a riqueza e complexidade de Deus. E encontrarmos naquele coração (ainda pequenino) que bate, o coração sem limites do Amor. E deixar que esse coração se cruze com o nosso. Coração com coração.


Que este Natal seja, para cada um de nós, o reforçar desta vontade de nos encontramos no "coração da Fé", e de aprofundarmos a relação com Alguém que dá sentido a todos os outros acontecimentos de Festa, Alegria, Paz e Partilha que marcam cada Natal.


Pe. José Henrique Pedrosa

Nenhum comentário: