Programa paroquial

sábado, 29 de novembro de 2008

30 de Novembro - Boletim Paroquial


Este Domingo, dia 30 de Novembro, começa um novo ano litúrgico. O primeiro Domingo do tempo de Advento marca este início com uma dinâmica de «vigilância» - esta é a palavra chave do Evangelho deste Domingo. Inícia-se o ciclo B, no qual somos acompanhados pelo Evangelho segundo São Marcos.


Na catequese dá-se início a uma campanha que procurará levar ao encontro da Bíblia. Neste primeiro Domingo, o convite é para conhecer um pouco mais dos profeteas do Antigo Testamento, a partir do texto de Isaías (1ª leitura deste Domingo). Por isso, o desafio será alargado também a toda a comunidade paroquial que poderá seguir a dinâmica no Boletim Paroquial que está disponibilizado AQUI.

Carta de Paulo ao Catequista

Apesar da noite estar de chuva e frio, foram ainda cerca de 80 os catequistas da vigararia dos Milagres que se encontraram nesta sexta-feira, dia 28 de Novembro, para o Encontro Vicarial de Catequistas. O tema, «Alcançado por Cristo – carta de Paulo ao Catequista», foi aprofundado pela Irmã Ângela de Fátima, da congregação da Aliança de Santa Maria.
Após um primeiro momento em que se apresentou genericamente a pessoa de Paulo, os seus escritos e as suas viagens, os catequistas foram lançados para um trabalho de grupos. Cada grupo tinha um texto de São Paulo que era convidado a aprofundar para nele descobrir as pistas que o Apóstolo nos pode dar para compreendermos hoje a finalidade da catequese e a identidade própria do catequista.
No plenário, a Irmã Ângela destacou a importância do catequista aprender com Paulo a viver a partir de Cristo para que a catequese possa cumprir a sua finalidade de pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão com Cristo em Igreja.
Os grupos que trabalharam a identidade do catequista, puderam descobrir nos textos de São Paulo pistas para algumas dimensões essenciais: o catequista conhece e ama pessoalmente Jesus Cristo (e encontra-se com Ele na Palavra, na Eucaristia, nos outros Sacramentos, e também no irmão); o catequista vive em coerência com o Evangelho que proclama; é convidado a uma dedicação total à missão de catequizar; e fá-lo por amor aos catequizandos.
O entusiasmo e o testemunho de vida da Irmã Ângela ajudaram a aquecer a noite que terminou com um momento de oração e um convívio entre os catequistas.

sábado, 22 de novembro de 2008

Adoração na vigília de Cristo Rei

A marcar o último Domingo deste ano litúrgico, haverá uma vigília com um momento de adoração eucarística, neste Sábado 22 de Novembro, logo após a celebração da eucaristia, na igreja. Sendo um dia importante para o movimento da ACR que, neste dia, promove a renovação das promessas dos seus militantes, este momento de oração será também marcado pela presença deste movimento.

O esquema da adoração eucarística pode ser visto AQUI.

Boletim paroquial - 23 Novembro


De 23 a 29 de Novembro vivemos 34ª semana do Tempo Comum, última deste ano litúrgico. No dia 30 entramos num novo ano com a celebração do 1º Domingo do Advento: entramos no ciclo B, e seremos acompanhados pelo Evangelho de São Marcos. O BoletimParoquial deste Domingo em que celebramos a solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo, pode ser visto AQUI.

Encontro Vicarial de Catequistas


sábado, 15 de novembro de 2008

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Festa do Acolhimento - 1º ano

Este Domingo, dia 9, a paróquia viveu a Festa do Acolhimento das crianças do 1º ano da Catequese. O grupo é constituído por 14 meninos e meninas que entraram na igreja acompanhados dos «veteranos» do 10º ano. Depois de uma breve apresentação, estiveram na celebração acompanhados dos seus pais.

O 10º ano preparou ainda para eles o Evangelho dialogado. As leituras, da festa da dedicação da basílica de São João de Latrão, falavam do «Templo», o templo que é cada um de nós que recebeu o Espírito de Deus no baptismo. Por isso, cada criança, como cada cristão, foi convidada a viver na alegria de ser habitada por Deus.

No momento após a comunhão, foi entregue a cada criança a Carta do Sr. Bispo às Crianças e, como surpresa final, quando todos voltaram para junto do altar para serem saudados com uma salva de palmas por parte de toda a assembleia, e já depois da bênção final, os jovens do 10º ano tinham preparado um «mimo» para os mais novos: um chocolate ou um chupa-chupa!

Às crianças do 1º ano ficou esta mensagem: são bem-vindos!

sábado, 8 de novembro de 2008

sábado, 1 de novembro de 2008

Comemoração dos Fiéis Defuntos

Coincidindo o dia 2 de Novembro com o Domingo, celebramos neste 31º Domingo do Tempo Comum a liturgia própria da Comemoração dos Fiéis Defuntos.

Após a celebração da Missa às 11h00 teremos a romagem ao cemitério, onde faremos um momento de oração pelos defuntos.
A comemoração dos Fiéis Defuntos assegura-nos que Deus tem um projecto de vida definitiva para oferecer aos homens: o caminho que percorremos nesta terra não termina no fracasso e na morte, mas no encontro com a vida verdadeira e eterna. É nessa esperança que rezamos pelos que já partiram.

O Evangelho que hoje nos é proposto confirma e garante esse ensinamento fundamental: Deus enviou Jesus ao mundo (“o pão que desceu do céu”) para que os homens pudessem chegar à vida eterna. Somos convidados, antes de mais, a contemplar o amor de Deus por nós, a constatar a sua incrível preocupação com a nossa felicidade e com a nossa realização plena, a descobrir que não estamos perdidos e abandonados face à nossa fragilidade e finitude. Esta constatação deve levar-nos a encarar, com serenidade e confiança, a nossa caminhada pela terra, com a certeza de que nos espera, para lá do horizonte deste mundo imperfeito, a vida verdadeira e definitiva.

2 a 9 de Novembro - Boletim paroquial


O Boletim paroquial do dia 2 de Novembro, Comemoração dos Fiéis Defuntos, pode ser visto AQUI.