Programa paroquial

sábado, 9 de maio de 2009

Permanecer - 5º Domingo da Páscoa


Permanecer é ter a capacidade de estabilizar uma relação, dar solidez e continuidade. É este estar-demoradamente que Jesus nos convida a viver na relação com Ele. Ele é a verdadeira videira, aquela que, ao contrário da antiga (imagem usada no Antigo Testamento para falar do Povo de Deus), é capaz de produzir os frutos esperados do agricultor (Deus).


Os discípulos, como «ramos», recebem de Jesus a seiva da vida nova, e só nessa relação íntima e constante se tornam fecundos dos frutos do Reino... Noutro lugar, Jesus afirma que permenece n'Ele quem come a sua carne e bebe o seu sangue: quem partilha da sua vida, quem assume o mesmo projecto de amor até ao fim. É este mistério de amor total que se torna real em cada Eucaristia.


No dia em que celebramos na paróquia a Festa da Eucaristia, na qual as crianças do 3º ano vão comungar pela primeira vez, esta metáfora da videira recorda-nos que a Eucaristia é como uma seiva onde continuamente recebemos o próprio Jesus que nos alimenta com a sua Palavar, o seu Corpo e Sangue.


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

Nenhum comentário: