Programa paroquial

sábado, 29 de agosto de 2009

Ir ao coração da Igreja


O Sr. D. António Marto publicou, com data de 28 de Agosto de 2009, a carta pastoral que orientará a reflexão e acção da Igreja de Leiria-Fátima e que se encontra já disponível na Internet (www.leiria-fatima.pt). «Comunhão e corresponsabilidade na comunidade cristã» é o subtítulo que nos orienta, desde o início, para três “sins” e três “nãos”: «O tríplice sim é à comunhão, à corresponsabilidade e à renovação inspirada pelo Evangelho e pela leitura dos sinais dos tempos. O tríplice não é à divisão, à desresponsabilidade (indiferença) e à estagnação ou ao imobilismo» (nº 4.5).

Partindo da análise da situação actual da Igreja, que encontrou no Concílio Vaticano II um marco de redescoberta do seu próprio ser enquanto «mistério de comunhão de Deus com os homens e dos homens entre si», o Sr. Bispo não deixa de salientar quer o enfraquecimento da consciência eclesial de muitos baptizados que não se sentem membros vivos desta comunidade, quer as imagens desfocadas da Igreja com que nos deparamos.

Por isso, no segundo ponto, o Sr. Bispo apresenta-nos uma reflexão sobre o coração da Igreja enquanto mistério de comunhão, que será iluminada, no terceiro ponto, com alguns textos do livro os Actos dos Apóstolos que servem de modelo para as comunidades de hoje. No último ponto, apresentam-se alguns desafios à Igreja de Leiria-Fátima para que possa viver como «casa e escola da comunhão»: desenvolver uma espiritualidade de comunhão, viver a corresponsabilidade, nomeadamente no Conselho Pastoral e Económico, adoptando um modelo de pastoral integrada e integral.

Este será um texto de referência para este ano, que devemos procurar conhecer de perto e deixar que nos ilumine na nossa acção pastoral.

O texto completo pode ser lido AQUI.

Nenhum comentário: