Programa paroquial

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Na Caridade com a Rainha Santa Isabel

ACAGRUP 2011 – Agrupamento 1227 Boa Vista

A Rainha Santa Isabel nasceu em Saragoça, passou alguns anos da sua vida em Coimbra e morreu em Estremoz.

Foi este o mote para o nosso ACAGRUP 2011, acampamento do Agrupamento 1227, em que o tema escolhido foi “Na Caridade com a Rainha Santa Isabel”. Participaram cerca de 30 escuteiros que foram divididos por 3 equipas, cada uma delas designadas pelo nome das 3 cidades mencionadas. Aproveitámos o enorme potencial que a nossa região tem para explorar alguns episódios da vida da Rainha assim como experimentar um pouco o modo de vida daquela época (séculos XIII e XIV).

Começámos a explorar o tema com uma actividade, no dia 30 de Abril, na cidade de Leiria onde visitámos vários espaços a que a Rainha deu nome, tal como o Lar de Santa Isabel. Esse dia culminou no castelo onde descobrimos que o local da actividade seria Amor. Amor, porque é o sentimento necessário para que haja Caridade, e esse Amor, assenta em 4 pilares fundamentais: Atenção, Misericórdia, Ofertar e Realizar.

Do dia 6 ao dia 8 de Maio estivemos então a acampar no Campo Escutista dos Pirilampos em Amor. E de facto, havia muitos pirilampos! Ao longo do acampamento recebemos a visita da Rainha Santa Isabel e de D. Dinis que nos atribuíram várias tarefas. A primeira foi reconquistar as cidades de Saragoça, Coimbra e Estremoz que tinham sido tomadas pelos Mouros. De seguida, tivemos de ajudar as populações dessas cidades a retomarem as suas vidas normais, pois os Mouros tinham pilhado e destruído todos os bens. Pusemos mãos à obra e fomos recolher farinha para cozer pão, apanhar lenha para aquecer o forno, fazer velas para nos iluminar a noite e também montar armadilhas para caçar coelhos. Mas como também temos de cuidar do espírito, ainda houve tempo para compormos uma cantiga d'amigo, uma oração de agradecimento e elaborarmos o estandarte de cada uma das nossas cidades.

Depois de concluídas estas tarefas pudemos visitar o Convento das Clarissas de Monte Real, onde ficámos a conhecer um pouco mais da vida da Rainha Santa que, depois de ter ficado viúva, vestiu o hábito daquela congregação de religiosas. No final da visita, pudemos ainda desfrutar um pouco da vila e fomos conhecer os Paços da Rainha, onde nos deliciámos com um belo repasto.

No final da actividade, teve lugar a celebração da Eucaristia Campal em que estiveram presentes os nossos familiares e onde fizeram a promessa 4 Lobitos.

D. Dinis e a Rainha Santa Isabel fizeram uma última aparição no final da cerimónia e concederam-nos a todos o grau de Cavaleiro da Caridade, pela bravura, perseverança e amor demonstrados.


Camaleão Criativo

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada como deixar o Mundo um pouco melhor, dedicando, de forma voluntária e altruísta, o nosso tempo aos outros, nossos irmãos mais novos e também mais velhos.
Parabéns 1227 pela iniciativa.



Falcão Desorientado