Programa paroquial

sábado, 27 de agosto de 2011

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!

Ao terminar a Jornada Mundial da Juventude, a Ana e a Maria Felício, da nossa paróquia da Boa Vista, deixa-nos o seu testemunho pessoal do que significou, para elas, participar nesta grande festa de fé dos jovens católicos de todo o mundo.

Quando partimos pela primeira vez para um evento tão grandioso como a Jornada Mundial da Juventude, não sabemos ao certo aquilo que nos espera... Seremos bem recebidos? Seremos capazes de acolher a mensagem do Santo Padre? Regressaremos fortalecidos na fé, mostrando a verdadeira alegria de ser cristão? Realmente, as dúvidas são muitas, mas também o são as expectativas e o desejo do encontro pessoal com Jesus Cristo, que nos chama a segui-Lo. Assim, de coração aberto, decidimos responder "sim" ao convite que o Papa Bento XVI enviara aos jovens do mundo inteiro e dirigimo-nos confiantes para Madrid, onde, durante uma semana, pudemos experimentar a unidade, a beleza e a vivacidade de uma Igreja jovem, moderna e firme na mesma Fé e no mesmo Amor a Deus.
Ao longo dos vários dias em que permanecemos na capital espanhola, contactámos com jovens de diferentes culturas e nacionalidades. Com eles trocámos objetos trazidos das comunidades natais, partilhámos jogos e brincadeiras, registámos a nossa amizade em fotografias para mais tarde recordar e visitámos monumentos e lugares que nos enriqueceram. Tudo para que, nas palavras do Papa Bento, "graças à nossa fé, continue a ressoar o nome de Cristo em toda a Terra".
Em Madrid, foi sempre notória a emoção e o entusiasmo com que os jovens aguardavam e saudavam o seu Papa (inumeráveis as vezes em que coros de vozes se uniam para gritar: Esta es la juventud del Papa!). Na Jornada deste ano, em particular, foi evidente o crescimento interior vivido nas sessões de catequese, o alento novo e a esperança redobrada dos portugueses no seguimento do Encontro Nacional com os Bispos (no qual se reuniram mais de 10.000 jovens de todo o país), a importância do testemunho de outros peregrinos, o fortalecimento espiritual proporcionado pelos diversos momentos de oração, o impacto interior do Sacramento da Reconciliação, a comoção perante o reconhecimento do sofrimento de Cristo na Via Sacra e sua ligação com os sofrimentos dos jovens de hoje...
Contudo, certamente que, para todos os jovens que tiveram a oportunidade de participar nesta linda festa da fé, o ponto mais alto e culminante da sua caminhada recaiu sobre o fim-de-semana no aeródromo Cuatro Vientos, onde vivemos uma verdadeira aventura de persistência e firmeza na fé! Na noite de sábado, a chuva, o vento e a trovoada puseram em risco a progressão da Vigília de Oração, mas os jovens permaneceram inabaláveis, unidos na fé e na oração, não tendo abandonado o lugar onde queriam (continuação) pernoitar. Em Cuatro Vientos, foi possível sentir o quão importante esta atitude foi para o Santo Padre, sucessor de Pedro, e como encheu de alegria o seu coração: "Obrigado pela vossa resistência! A vossa força é maior que a chuva! Também nisto sois um exemplo!"
Na manhã seguinte, acordados por um sol quente e brilhante, participámos na Eucaristia de encerramento da Jornada, na qual os jovens foram enviados a seguir a Cristo sem medo, a dá-Lo a conhecer a todos os povos e a viver e partilhar o Seu Amor todos os dias da sua vida, nas comunidades, movimentos e grupos a que pertencem. Na pessoa do Santo Padre, vimos o retrato de Cristo; nas suas palavras e obras, um exemplo de vida; na sua mensagem, um convite sincero e aliciante que nos incita a dizer: "Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus, que deste a Tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela Tua Palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas Tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustenta, a alegria que nunca me abandona".
Ana e Maria Felício

Nenhum comentário: