Programa paroquial

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Revitalizar a participação comunitária

Entrevista ao padre José Henrique Pedrosa,
pároco da Boa Vista

In O Mensageiro (24.11.2011)

"Revitalizar a participação comunitária"

O Bispo diocesano, D. António Marto, esteve em visita pastoral à paróquia da Boa Vista, de 11 a 13 de Novembro. A esse propósito, entrevistámos o pároco, padre José Henrique Pedrosa.


Que pensa desta iniciativa do Bispo diocesano de fazer uma visita pastoral a todas as paróquias?
O Bispo é o primeiro responsável da Diocese e é importante, não apenas que ele conheça a realidade local, mas também que os diocesanos se sintam mais próximos do seu pastor. Esta é uma forma de criar esta proximidade, do Bispo ter uma palavra para cada um, de criar laços que facilitem também o acolhimento da mensagem e da celebração da fé. Além disso, permite que as paróquias, com todo o envolvimento que esta visita traz, quer na preparação, quer nos dias da visita, quer depois, sintam um impulso para a sua própria renovação. Por isso, sem dúvida que é uma boa iniciativa.


Como se preparou a comunidade para receber o Bispo?
O Conselho Pastoral Paroquial começou a trabalhar no programa da visita com cerca de um ano de antecedência. Começou por aprofundar os objectivos desta visita, para depois estruturar o programa. Ao mesmo tempo, a própria comunidade foi sendo informada do que se estava a programar. Mais proximamente, foi feita a divulgação da visita, enviado o programa a todas as famílias e fizeram-se grupos de oração com a proposta da lectio divina. Para cada um dos momentos da visita, ficou alguém do Conselho Pastoral responsável pela sua concretização, envolvendo também outras pessoas na organização.

Qual foi o critério na elaboração do programa?
O programa foi elaborado a partir dos objectivos da visita, com a preocupação de dar a possibilidade de todos terem algum momento de encontro mais próximo com o Bispo: as pessoas mais empenhadas nos serviços e movimentos da paróquia, os doentes, as crianças, adolescentes e jovens, os casais, os membros da autarquia e colectividades da freguesia e a população em geral.


De forma geral, como decorreu a visita?
Foi um tempo intenso e bom. No geral, sentia-se que as pessoas estavam na expectativa e motivadas para acolher e escutar o seu Bispo. Houve envolvimento na preparação e resposta aquando da visita. O programa da visita não sofreu percalços, a não ser o momento em que o senhor Bispo ficou sem voz… Mas, mesmo esse facto, não perturbou o decorrer da visita e criou mesmo uma certa empatia das pessoas com o pastor, ao compreenderem a limitação daquele momento e o seu esforço para estar e, mesmo assim, fazer todos os possíveis para comunicar.


Houve algum momento especial que queira destacar?
Todos os momentos foram especiais! As celebrações foram todas elas bem participadas e vividas, os encontros trouxeram sempre algo de significativo para os que participaram. Destaco apenas o encontro com os pais e casais, que foi provavelmente aquele que teve menos participação e que ficou marcado pelo facto de o Sr. Bispo não ter conseguido mesmo falar… Mas, nessas circunstâncias, acabou por ouvir! E os casais presentes tiveram a oportunidade de viver um momento espontâneo e simples, mas também profundo, de partilha das suas preocupações e esperanças.


Qual a principal mensagem ou marca deixada por D. António Marto?
Ao longo dos vários momentos da visita, o Bispo foi convidando cada um, e a paróquia no seu todo, a centrar-se no essencial: viver no encontro com a pessoa de Jesus Cristo, reavivar essa amizade com Ele, a não ter medo de se arriscar na aventura da fé, porque Ele não nos tira nada, antes pelo contrário, dá-nos a possibilidade de viver uma vida mais bela. E também a revitalizar a participação comunitária, quer na celebração da fé, nomeadamente na Eucaristia, quer na participação nos vários dinamismos da paróquia, quer no testemunho concreto na vida de cada dia, na escola, no trabalho, na família.


Quais as expectativas criadas a partir da Visita Pastoral? Foi já definida alguma prioridade pastoral ou tomada alguma decisão em ordem à renovação da dinâmica paroquial?
Na próxima reunião do Conselho Pastoral, esta questão será abordada: teremos a oportunidade de fazer a avaliação da visita e de tirar as consequências para a vida da paróquia. Em todo o caso, há dois campos que necessitam de uma atenção especial que provavelmente poderão ganhar algum impulso com esta visita: a pastoral familiar e a pastoral juvenil.

Nenhum comentário: