Programa paroquial

sábado, 24 de dezembro de 2011

Luz da Luz

Presépio da igreja da Boa Vista 2011

Apesar das nossas ruas poderem estar um pouco menos iluminadas que o habitual, o Natal não deixa de ser nunca a grande Festa da Luz. Celebramos um nascimento, o do Filho de Deus, o Verbo eterno, Aquele que proclamamos no credo como «Luz da Luz», verdadeiro Deus que veio ao mundo para iluminar a nossa vida. Deus irrompe na nossa história de uma forma única e definitiva. Naquele Menino, simples e semelhante a todos os outros meninos, o olhar da fé vê o próprio Deus que assume a nossa humanidade.

Mas Jesus ilumina-nos de verdade porque é também o verdadeiro Homem. É aquele que vive a sua humanidade no mais genuíno e sublime que ela tem. «Eis o homem», dirá mais tarde Pilatos... Eis, de facto, o homem. O homem que, desde o seu início, ilumina o nosso ser com as suas opções, com a sublime lição do presépio: uma vida dependente apenas de uma mãe e de um pai que não têm mais nada para dar ao seu filho senão o calor do seu amor. Pequenez, humildade, simplicidade...

Desejar um Santo e Feliz Natal é, antes de mais, desejar que a Luz nos leve de novo e sempre ao essencial, ao Amor primordial de Deus que nos cria, é desejar que se seja homem à imagem do verdadeiro Homem, é ousar acolher o presépio como um desafio, e que a Luz transpareça para este nosso mundo de hoje através de nós.

A todos um Santo e Feliz Natal!

O boletim paroquial está disponível AQUI.
Os avisos podem ser consultados AQUI.



Leituras da missa da meia-noite.
Leituras da missa do dia.

Nenhum comentário: