Programa paroquial

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Festa da Primeira Comunhão

No dia 29 de Abril, o grupo do 3º ano da Catequese da Paróquia da Boa Vista participou plenamente na Eucaristia, comungando pela primeira vez. Fica aqui o testemunho dos catequistas e das crianças:


Ao iniciarmos o ano catequético, demos conta que cada criança já tinha um conhecimento maior ou menor de Jesus. Ajudá-las a crescer neste conhecimento era fundamental para a vivência da grande etapa da Primeira Comunhão.

Querer seguir Jesus, implicava um aprofundamento da Sua Pessoa, da Sua Vida, da Sua Palavra para que a adesão a Ele fosse uma realidade na vida das crianças. À medida que avançávamos era notório o interesse e a alegria pela descoberta do Amigo Jesus. Não é fácil, para nós catequistas, provocar esse interesse! No entanto, pouco a pouco, demos conta da mudança que se ia operando em cada uma delas! Espantadas e maravilhadas, continuamos a confiar no Senhor, certas de que só Ele podia transformar os seus corações.

Foi encantador descobrir a capacidade interior das crianças, na vivência das celebrações, cujo objectivo principal era sempre a preparação do Primeiro Encontro com Jesus Eucaristia.

A festa da Luz foi uma Celebração vivida com muita fé e interioridade. Foi muito belo, no final da Celebração, as crianças serem convidadas pelo Pároco a acenderem de novo a sua vela do Baptismo no Círio Pascal e a saírem da Igreja com ela acesa, como sinal de quererem levar ao Mundo, a Luz de Jesus.

Outro momento emocionante foi a festa da reconciliação. Partilhar com outros o que se viveu e sentiu e o modo como eles celebraram este sacramento, é difícil de explicar! A alegria de serem perdoados espelhava nos seus rostos. O meu coração está puro… o meu está cheio da luz de Deus… os meus pecados foram perdoados… Crianças e seus familiares envolveram-se com muita fé neste grande momento celebrativo. Sentia-se a Paz, a Alegria, o grande Amor de Deus!...

Finalmente, continuamos a caminhada com muita seriedade para o grande dia da Primeira Comunhão. “Eu sou o Pão Vivo descido do Céu” (cf,Jo 6), foi aprofundado de forma a elas entenderem que comungar não é receber uma coisa, mas sim uma Pessoa, Jesus Cristo que alimenta, dá força e ajuda a crescer a Vida de Deus que existe em nós, desde o dia do nosso Baptismo. A Celebração Eucarística, foi linda! Transcrevemos alguns testemunhos que nos revelam a forma simples, mas profunda como todos a viveram:

Gostei muito, mas a sério de receber Jesus no meu coração… Senti no meu coração – “sou de Cristo, sou feliz”… Eu ’adorei’ falar com Jesus… Gostei muito de receber Jesus no meu coração e de cantar: “tão perto de mim”. Fiquei muito feliz por ver tantas pessoas na Igreja… Quando recebi Jesus senti o desejo de ser boa… ’Adorei’ estar acompanhada pela minha família, de ouvir Jesus e estar com Ele… Gostei muito da minha primeira comunhão, porque a coisa mais importante foi receber Jesus pela primeira vez, dentro de mim… A minha primeira comunhão foi maravilhosa. Gostei de receber Jesus no meu coração. Não ouvi a voz de Jesus, mas senti que Ele estava a dizer-me para O seguir, para fazer o bem e para ser feliz… Pela Tua acção realizada no coração destes pequeninos, graças Te damos Senhor.

É de salientar os três momentos de Adoração Eucarística que antecederam cada Celebração e que ajudaram a cimentar a relação de Amizade das crianças com Jesus Eucaristia.

Aos Pais agradecemos toda colaboração, interesse e a participação na forma como acompanharam a caminhada de fé dos seus filhos e todo o apoio que nos deram.

Maria Emília Carreira

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi “tocante” verificar a “envolvência” dos nossos meninos e meninas na cerimónia da 1ªComunhão, cuja atuação demonstrou o seu “sentir” de um dia único e muito importante para elas. A participação e o olhar atento dos familiares com o acompanhamento visível, demonstram, igualmente, o quanto se envolveram neste acontecimento. Parabéns às catequistas pelo trabalho desenvolvido, e pela capacidade de mobilização da família, bem como ao Sr. Padre, pois, sem um “Bom Pastor, o seu rebanho pode perder-se. “

Zé Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.