Programa paroquial

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Profissão solene da Fé 2012


Foi num clima de grande alegria e festa que, no passado dia 13 de Maio, o grupo de catorze crianças do 6º ano se apresentou, diante da comunidade, para professar solenemente a sua Fé, renovando, deste modo, as promessas assumidas no Batismo pelos seus pais e padrinhos. De facto, foi para todos motivo de felicidade e júbilo poder afirmar a sua Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, diante de toda a assembleia dominical e, em especial, dos seus familiares e amigos mais próximos (“Foi muito importante ver que a minha família estava lá. Estavam quase todos, a ver-nos e a ouvir-nos”).

Acima de tudo, a Profissão de Fé é uma Festa importante porque consiste no culminar de uma caminhada de seis anos, em que as crianças não só descobriram o Amor de Deus pelos Homens, que entregou o seu próprio Filho e, ainda hoje, lhes envia o seu Espírito Santo, mas cresceram na Fé e na relação de intimidade com Ele. Por isso, estas crianças, que se vão tornando cada vez mais autónomas, começam a sentir vontade de mostrar por elas mesmas a sua crescente adesão a Cristo (“Esta solenidade foi muito importante para mim, porque a minha Fé cresceu e eu pude demonstrar isso perante todos”). 

Estas crianças sabem que “proclamar a nossa Fé é acreditar e anunciar que queremos seguir Jesus”; é olhar para Maria, exemplo de fidelidade e amor a Deus, e desejar ser como ela. Por essa razão, as crianças, no momento de Ação de Graças, depositaram flores junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, rezando-lhe para que os ajudasse a continuar a alimentar e a aprofundar a sua Fé, como os Pastorinhos (“Quando entregamos as flores a Maria, foi como se a estivéssemos a “recompensar” por algo. Senti que isso a tinha deixado feliz”). 

“Agora, já sei melhor o que é ser cristão”.

Que todos eles possam continuar a crescer na Fé e que a Palavra de Deus seja a Luz que ilumine os seus caminhos! Continuemos, pois, pais, padrinhos, catequistas e comunidade, a ajuda-los com o nosso exemplo e testemunho de vida cristã a alimentar a chama de Cristo que brilha nos seus corações

O grupo do 6º ano da Catequese

Nenhum comentário: