Programa paroquial

sábado, 21 de julho de 2012

Preparação para o Crisma

A celebração do Crisma será a 22 de Setembro,
pelas 17h00, em Santa Eufémia.
Os crismandos,os pais e padrinhos terão encontros de preparação.



A Confirmação, ou Crisma, é um dos sacramentos da Iniciação Cristã e, com o Baptismo e a Eucaristia, formam uma unidade: o dom da fé, que nos faz nascer para a vida nova em Cristo, acolhida no Baptismo; é confirmada pelo Espírito Santo, o dom de Deus, que nos faz crescer espiritualmente e assumir as responsabilidades da vida como cristãos, no Crisma; e alimentada e fortalecida com o Pão do Céu, na Eucaristia, que nos configura cada vez mais com Jesus Cristo.

Estes sacramentos iniciam-nos na fé e na vida como cristãos. O que acontece porque o próprio Deus actua para que os sacramentos realizem o que simbolizam: eles são, de facto, um conjunto de Acções e Palavras que, pela presença de Deus, nos oferecem a vida de Deus. São um dom a acolher, pela fé. Para além do «rito» exterior, têm a força sacramental: somos de facto baptizados, e tornamo-nos filhos de Deus; somos mesmo ungidos pelo Espírito Santo que nos é dado como dom de Deus; Jesus faz-se de verdade presente no mistério da Eucaristia, e em cada missa podemos acolher o mesmo Jesus que por nós morreu e ressuscitou. 

No entanto, para que os sacramentos possam dar fruto, é necessária também a fé e a disposição interior de quem os recebe. Sem a fé, os sacramentos correm o risco de se tornar meros ritos exteriores, incapazes de iniciar, de facto, à vida cristã.

A catequese é apenas um dos momentos desta preparação, onde não deve faltar a relação com Deus na oração pessoal e na celebração comunitária; o aprofundamento dos conteúdos da fé; a partilha da vida em Igreja; a vivência moral consequente da Lei do Amor; o serviço aos irmãos; o anúncio na partilha da Boa Nova… A «aprendizagem» do ser cristão é um caminho constante, uma aventura de cada dia, o procurar deixar que o Espírito Santo habite de facto na nossa inteligência, na nossa vontade, na nossa afectividade, em todo o nosso ser…

Esta iniciação é, como indica o próprio nome, uma iniciação… São acolhidas as «bases»: a Vida em si mesma (Baptismo), o Espírito que anima a Vida (Crisma), o alimento para se manter vivo (Eucaristia). Com isto, a Vida recebida pode continuar a desenvolver-se a caminho de uma maturidade que encontra em Jesus Cristo o «modelo» a seguir.

Na celebração do Crisma, no dia 22 de Setembro de 2012, às 17h, na igreja paroquial de Santa Eufémia (este ano as duas paróquias voltam a fazer a celebração em conjunto; no próximo ano será na Boa Vista) os jovens que terminaram o 10º ano da Catequese são convidados a viver um Sacramento (não apenas a fazer uma festa ou a receber um «passaporte» para poderem ser padrinhos…), a acolher, na fé, o Espírito santo, o dom de Deus, que recebem de verdade pela imposição das mãos pelo Sr. Bispo e pela unção com o óleo do Crisma.

Terão ainda dois encontros de preparação mais próximos da data do Crisma, nos dias 11 e 13 de Setembro, às 17h00, na Boa Vista; e uma manhã com um tempo de reflexão, com as confissões e os ensaios da celebração, no dia 15 de Setembro, das 9h às 12h, em Santa Eufémia. 

Para os pais e padrinhos dos crismandos, haverá uma reunião no dia 14 de Setembro, às 21h, em Santa Eufémia.

Nenhum comentário: