O gesto de Jesus no texto do Evangelho deste Domingo é simbólico de toda uma opção de vida e de uma proposta que Ele faz para os seus discípulos. Começa por falar do que o espera: o sofrimento e a morte, e a ressurreição. Com a serenidade de quem se sabe no caminho da entrega de si mesmo ao Pai para que a humanidade possa encontrar o caminho da plena realização de si mesma, Jesus aceita passar pela cruz. Para os discípulos é ainda difícil compreender que a vitória está na capacidade de “perder a vida”, e falam de quem será mais importante… É neste contexto que Jesus abraça uma criança que mete ao centro da comunidade: ela é símbolo dos mais frágeis e indefesos.
A grandeza dos discípulos, como de Jesus, está na capacidade de se fazer humilde e simples, de dar a vida: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos».
O discípulo de Jesus é grande quando abraça a humildade e simplicidade, quando sabe valorizar os dons recebidos para os pôr ao serviço dos outros, quando ama e serve os mais pequenos e encontra neles o rosto de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário