Programa paroquial

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Deixai vir a Mim as crianças...


No dia em que começam os encontros da catequese na paróquia, o texto do Evangelho coloca-nos perante um quadro curioso: os discípulos querem afastar as crianças que estão a ser levadas a Jesus, e este que os repreende: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis...»

Perante este quadro, uma primeira questão que todos podemos colocar é precisamente essa: será que estamos a estorvar as crianças, os adolescentes, os jovens de chegar até Jesus?

Mas se o primeiro passo é, pelo menos, não estorvar, os educadores são convidados a assumir uma atitude positiva: levar até Jesus. A educação para a fé é, em primeiro lugar, o proporcionar do espaço de encontro com Jesus, facilitar este contacto para que possa realizar-se aquela que é a missão da catequese e de toda a comunicação da fé: pôr não só em contacto, mas em comunhão e intimidade com a pessoa de Jesus Cristo. Pais, catequistas, professores, educadores, toda a comunidade é convidada a tornar-se facilitadora de encontro.

O Ano da Fé é um desafio ao encontro: acolher Aquele que vem ao nosso encontro para nos dar vida, viver a fé como uma experiência de um amor recebido, e comunicá-la como uma experiência de graça, beleza e alegria.

Leituras | Comentário | Boletim paroquial | Avisos

Nenhum comentário: