Programa paroquial

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O desafio da caridade...

No dia em que comemoramos o 67º aniversário da Paróquia da Boa Vista, fica o convite a meditar na segunda leitura: um texto que é um programa de vida, para cada cristão e cada comunidade... Acolher a Boa Nova de Jesus, deixarmos que Ele se torne cada vez mais o centro das nossas vidas, deveria fazer-nos aspirar a este «caminho de perfeição» que São Paulo apresenta aos Coríntios (1Cor 12, 31 – 13, 13):






Irmãos:
Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados.
Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver caridade,
sou como bronze que ressoa
ou como címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu possua a plenitude da fé,
a ponto de transportar montanhas,
se não tiver caridade, nada sou.
Ainda que distribua todos os meus bens aos famintos
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver caridade, de nada me aproveita.
A caridade é paciente, a caridade é benigna;
não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa;
não é inconveniente, não procura o próprio interesse;
não se irrita, não guarda ressentimento;
não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade;
tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar,
a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca.
De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos.
Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança,
sentia como criança e pensava como criança.
Mas quando me fiz homem, deixei o que era infantil.
Agora vemos como num espelho e de maneira confusa,
depois, veremos face a face. Agora, conheço de maneira imperfeita,
depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade;
mas a maior de todas é a caridade.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim 

Nenhum comentário: