Programa paroquial

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pela fé, vencer a tentação

Primeiro domingo da Quaresma: Jesus é tentado. Tem de fazer escolhas: o que será melhor? Qual o caminho a seguir?... Para encontrar as respostas parte da sua confiança no Pai, e responde a partir do conhecimento que tem do que está escrito, ou seja da Palavra de Deus na Bíblia.

Acreditar em Deus é confiar n’Ele! Saber que Ele quer o melhor para nós, e que escutar a sua Palavra nos ajuda a ter uma vida boa, verdadeira, bela, plena, feliz. Por isso a primeira palavra que dizemos a Deus quando professamos a nossa Fé é: «Creio», ou seja, acredito, confio em Ti!

E para ti, o que é ter fé?
«Muitos afirmam que “crer” é demasiado pouco; eles querem é “saber”. A palavra “crer” tem, no entanto, dois sentidos completamente distintos. Se um pára-quedista, no aeroporto, pergunta ao empregado: «O pára-quedas está correctamente acondicionado?», e este responder: «Hum, creio que sim…», isso então não lhe bastará; ele quer mesmo saber. Se, todavia, ele tiver pedido a um amigo para acondicionar o pára-quedas, e este lhe responder à mesma pergunta: «Sim, eu pessoalmente encarreguei-me de o fazer. Podes confiar em mim!», o pára-quedista responder-lhe-á então: «Está bem, acredito em ti!» Esta fé é muito mais que “conhecimento”, ela significa “certeza”. E esta é a fé que fez Abraão mudar-se para a Terra Prometida, esta é a fé que fez os Mártires perseverarem até à morte, esta é a fé que ainda hoje mantém de pé os cristãos perseguidos. Uma fé que compreende todo o ser humano…» (Youcat, 21)

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: