Programa paroquial

sábado, 30 de março de 2013

Não está aqui: ressuscitou!

O sepulcro está vazio: e este será apenas o primeiro sinal de algo radicalmente novo para os discípulos de Jesus que tomam por um desvario a notícia trazida pelas mulheres, e que lhes tinha sido comunicada pelos homens de vestes resplandecentes: aquele Jesus que tinham sepultado ali, após a crucificação e morte, está vivo, ressuscitou!

É uma notícia surpreendente. Não quiseram acreditar. Pedro correu para ver o que se passava. Viu as ligaduras e voltou admirado...O túmulo vazio será apenas o primeiro sinal da novidade da manhã de Páscoa, confirmada no encontro com o Ressuscitado, acolhida no dom do seu Espírito, e proclamada como a notícia capaz de dar sentido novo a toda a vida: Cristo ressuscitou, e na sua ressurreição todos nós partilhamos da sua vida que vence o pecado e a morte e nos lança na aventura do Amor sem fim.

A fé  nasce do acolhimento desta vida que nos é dada: Cristo vem ao nosso encontro, entrega-se na cruz para "trocar" a nossa morte pela sua, e a sua vida pela nossa - é esta vida do ressuscitado que acolhemos no Baptismo. A fé vive-se numa esperança activa que se empenha na construção, neste mundo, do Reino anunciado por Jesus, e que não perde nunca o horizonte de totalidade na vida eterna que a sua ressurreição nos alcança. A fé partilha-se, celebra-se, anuncia-se, aprofunda-se... no encontro com Cristo ressuscitado, Cristo vivo e actuante na comunidade dos discípulos, nos sacramentos, na palavra, na caridade, na oração, no testemunho de quantos continuam a deixar-se surpreender pela novidade constante que é, para nós, o sepulcro vazio da manhã de Páscoa.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: