Programa paroquial

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Oração pela paz na Síria e no mundo


Em resposta ao convite do Santo Padre para uma jornada de jejum e oração pela paz, o Bispo de Leiria-Fátima preside a uma vigília de oração na Capelinha das Aparições, em Fátima, no próximo sábado, dia 7 de Setembro, das 21h30 às 24h. Na Boa Vista, teremos presente esta intenção na celebração da Eucaristia, às 19h. 


Comunicado do Sr. Bispo: 
No domingo passado, o Santo Padre convocou toda a Igreja para “uma jornada de jejum e oração pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro”, a realizar no próximo dia 7 de setembro. Ele mesmo presidirá a uma vigília por esta intenção, na Praça de S. Pedro, das 19 às 23 horas. 

O número das vítimas do conflito sírio, agravado pelo uso de armas químicas, é impressionante. A intervenção armada que se anuncia corre o risco de agravar a situação, provocando o caos em toda a região. A guerra não é solução para os problemas. 

A causa da paz é demasiado importante para ficarmos indiferentes ao apelo do Santo Padre. Somos chamados a mobilizar o maior número de pessoas a favor da paz, a unirem-se a esta oração. 

Na nossa diocese celebraremos uma vigília de oração no Santuário de Fátima, na capelinha das aparições, presidida pelo bispo diocesano, das 21 e 30h às 24 horas. Constará da normal recitação do terço com a procissão de velas, seguida da exposição e adoração do Santíssimo Sacramento com oração silenciosa, textos de meditação, cânticos e bênção final. A todos os diocesanos que tenham disponibilidade apelo a que estejam presentes nesta grande oração pela paz. 

Convido também as paróquias, as comunidades religiosas e todos os grupos eclesiais a responderem a este apelo do Papa, da melhor forma que lhes for possível: organizando uma vigília de oração para a mesma hora, abrindo durante a tarde ou a noite de sábado as igrejas e capelas para possibilitar a oração pessoal ou de grupos, inserindo esta intenção na oração dos fiéis nas celebrações das missas de sábado e domingo (“Pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro, por intercessão da Virgem Maria, Rainha da paz, oremos ao Senhor”). 

 “Que se eleve forte em toda a terra o grito da paz” (Papa Francisco). 

Leiria, 4 de setembro de 2013. 
† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Nenhum comentário: