Programa paroquial

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

10º ano em actividade de Natal

Na passada segunda-feira, dia 23 de Dezembro, fazia bastante frio e o céu ameaçava começar a desabar, mas para o grupo do 10º ano da catequese, as condições atmosféricas não metem medo! E lá partimos em direcção ao Casmilo, na serra do Sicó, para os lados de Condeixa. A actividade começou, no Casmilo, com uma breve oração da manhã e o conto do Príncipe Feliz, de Oscar Wild. A chuva não era muita, por isso decidimos pormo-nos a caminho: saindo de junto das buracas, fizemos um corta-mato e apanhámos uns trilhos de terra batida até ao Casal Cimeiro, onde almoçamos abrigados num telheiro junto da capela. Como a chuva tinha parado, deu para cantar uma música que continuou o tema do conto da manhã: «Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar…»

Como o céu estava carregado, estávamos para voltar para trás, mas como estes jovens são dos fortes, quiseram continuar o caminho, subir a serra! E lá fomos, até à capela de Santo António, por vezes no meio de um nevoeiro tão intenso que mal se via o caminho… Mas chegámos ao topo! E sem grandes paragens, descemos a serra até às buracas onde já deu para apreciar a paisagem bonita daquele espaço. De novo no Casmilo, depois do lanche reconfortante, divididos em dois grupos, prepararam-se as apresentações de dois contos de Natal, e tirámos as conclusões de todo este dia, salientando a necessidade de termos atenção aos outros, de viver o Natal com a capacidade de acolher e partilhar asa coisas simples, de reconhecer como Jesus se faz próximo de nós de tantas formas, e de como é importante apoiar-nos uns aos outros para conseguir vencer os obstáculos do caminho e tornar a vida de cada um mais bela!

Na capela do Casmilo, terminámos a actividade com um breve momento de oração, vivido a partir do texto do Evangelho segundo São Lucas, em que se conta o nascimento de Jesus, e o anúncio que os anjos fizeram aos pastores. Era já noite quando voltámos para a Boa Vista, um pouco cansados, mas felizes por vivermos este dia em conjunto!
Mais fotografias AQUI

Nenhum comentário: