Programa paroquial

sábado, 10 de janeiro de 2015

«Tu és o meu Filho muito amado»

Com a celebração da Festa do Batismo de Jesus termina o tempo de Natal. Todo este tempo em que na siplicidade do presépio se manifesta a presença de Deus. Durante este tempo, fomos convidados a reconhecer que aquele Menino é, na verdade, o Filho de Deus que vem fazer-se um connosco.

No texto do batismo de Jesus, São Marcos a-nos a conhecer a identidade de Jesus. E o contexto não deixa de ser de simplicidade e de humildade: Jesus que se aproxiam de João para receber o batismo de conversão... Mas neste fazer-se pequeno, os sinais falam da grandeza de Jesus: Ele é Aquele que rasga os céus, trazerndo a divindade à humanidade; vivendo na presença do Espírito a nova criação evocada na pomba que nos recorda como nos tempos de Noé, depois do dilúvio, a pomba anunciou que havia terra firme para voltar a sonhar a humanidade; e a voz do Pai confirma que estamos perante o Filho muito amado. Jesus é, na verdadeiro o Filho de Deus que abre para a humanidade o caminho da nova terra e dos novos céus, que contantemente nos re-cria pela ação do Espírito em nós!

Olhar para o batismo de Jesus, é também uma oportunidade para reconhecer quem somos nós, filhos no Filho, re-criados pelo Batismo. Também para nós os céus se rasgaram para que o Espírito de Deus nos habite, e possamos constantemente crescer na nossa identidade de filhos de Deus. O Batismo é o início desta aventura cristã de descoberta de um Pai que nos ama e que tudo faz para que tenhamos vida em abundância...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Nenhum comentário: