Programa paroquial

terça-feira, 12 de maio de 2015

A primeira comunhão das crianças do 3º ano

Eu sou o Pão Vivo descido do Céu

No dia 03 de maio, as crianças do 3º ano da catequese receberam o sacramento da Eucaristia, num ambiente de muita alegria e grande fé. Estavam serenas e felizes! O Amigo que iam receber era Alguém que as tinha atraído em momentos muito específicos, quer a nível do conhecimento da sua Pessoa, da sua Palavra, quer a nível da familiaridade experienciada com Ele.

Na verdade, foi um dia belo e feliz para todos! Para nós, catequistas, foi também um momento de grande alegria e de gratidão ao Senhor, ao vermos o caminho de fé que ajudámos os nossos catequizandos a fazer. Cada um, ao seu ritmo, preparou-se com muito interesse e seriedade para este dia – “O meu primeiro encontro com Jesus, no meu coração” –. Os momentos intensivos de preparação, acompanhados com a oração/adoração eucarística foram o melhor ponto de partida para que todos tivessem a certeza que comungar não é receber uma coisa, mas uma Pessoa – Jesus Cristo Ressuscitado. Acreditando nas palavras de Jesus: “Eu sou o Pão Vivo descido do Céu”, foi visível a capacidade espantosa de abrirem o coração para acolher o Senhor Jesus. Ter ‘acesso’ à verdade e candura com que falam do seu “encontro com Jesus”, faz-nos sentir pequeninas!... Os seus testemunhos revelam ternura, alegria, amor, proximidade… Transcrevemos algumas expressões:

“Jesus, eu gostei muito, mas muito de poder falar contigo. Adorei este dia maravilhoso … Senti que Jesus veio ao meu coração e ele ficou todo iluminado… Jesus, eu senti alegria e amor por Ti… Tu és o meu melhor Amigo. Gosto muito de ti… Quando Te recebi senti-me feliz, porque vieste alimentar o meu coração… Gostei muito de Te receber. Eu amo a Jesus. Tu és o herói do mundo… Senti muito amor por Ti. Senti o meu coração a rebentar de alegria. Senti-me diferente… Foi uma enorme festa. Gosto muito de Ti, Jesus… Adorei receber Jesus. A igreja estava cheia de pessoas. Tudo estava iluminado. Senti-me em festa. O meu coração ficou cheio da luz de Jesus… Eu quando comunguei a hóstia pensei logo em Jesus. Senti-me feliz. Eu amo-Te. Jesus, eu quero seguir-Te”…

Deu-nos também muita alegria o envolvimento do nosso Pároco sempre presente, ajudando e encorajando. Aos pais, agradecemos a presença nas reuniões, encontros e todo o interesse e apreço manifestado pelo trabalho que se ia realizando semana após semana.

As catequitas

Nenhum comentário: