Programa paroquial

sábado, 9 de maio de 2015

Semana da Vida: 10 a 17 de maio

A Igreja Católica vai promover, de 10 a 17 de maio, a Semana da Vida 2015. Sob o tema “Vida com dignidade – opção pelos mais fracos”, a iniciativa pretende “suscitar o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, com uma atenção muito especial à gravidade do aborto e da eutanásia, sem descurar outros momentos e aspetos da vida.”

A Semana da Vida realiza-se desde 1994 e vem na sequência do apelo lançado, em 1991, pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida, sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. A assumir a organização da iniciativa em Portugal, está a Comissão Episcopal do Laicado e Família e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF).

Este ano, recordando a Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”, a organização reafirma que a “defesa da vida nascente está intimamente ligado à defesa de qualquer direito humano”, nem é “opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana”.

O guião da iniciativa, disponível na página www.leigos.pt, propõe dias dedicados aos “nascituros, crianças, doentes, pobres e idosos”. “Pelo meio, no Dia Internacional da Família, 15 de maio, destacamos a família. É nela que a Semana da Vida poderá ter a sua melhor celebração. Daí que os gestos, reflexões e orações sugeridos para cada dia, se dirijam às famílias e às pessoas como seus membros”, lê-se no comunicado.

(in: Diocese de Leiria-Fátima)

- Guião para a Semana da Vida

Nenhum comentário: