Programa paroquial

sábado, 4 de julho de 2015

O António vai ser instituído no ministério de acólito

O seminarista António Cardoso, que ao longo deste ano esteve em estágio pastoral na paróquia da Boa Vista, vai ser instituído no ministério de acólito no próximo dia 13 de julho, às 19h15, na Sé de Leiria. Nesse dia, celebra-se a dedicação da catedral, e serão ainda instituídos no ministério de leitores dois outros seminaristas.



O bispo D. António Marto presidirá à celebração eucarística da solenidade da dedicação da Sé de Leiria, no próximo dia 13 de julho, segunda-feira, às 19h15. Nela haverá a instituição no ministério de leitor dos seminaristas Eduardo Caseiro, da paróquia da Barreira, e Dany Gil, da Atouguia (Ourém), e, no ministério de acólito, do seminarista António Cardoso, de Benfica do Ribatejo (Santarém).

No mesmo ato litúrgico, o bispo anunciará o tema e os objetivos para o biénio pastoral mariano, que terá início em setembro próximo, e fará o rito de envio do grupo missionário Ondjoyetu, constituído por 7 elementos, incluindo o padre David Nogueira Ferreira, que irá desenvolver atividade caritativa e apostólica no Alentejo, na Paróquia de Santo André, da diocese de Beja, de 1 a 9 de agosto próximo.

A participação nesta celebração ajuda a avivar e alimentar a consciência da Igreja diocesana reunida à volta do seu Bispo. Torna-se ainda ocasião de apoio aos seminaristas que vão ser instituídos e aos outros, na sua vocação para o ministério presbiteral, e de consciencialização de que toda a Igreja é enviada em missão para testemunhar o amor de Deus por cada homem e partilhar o dom da fé. É igualmente ato de agradecimento a Deus pelo dom destas vocações e prece para que o chamamento chegue também a outros e neles encontre acolhimento positivo.

Os ministérios de leitor e acólito
A instituição no ministério de leitor confere a quem o recebe a tarefa oficial de serviço no âmbito do anúncio e do ensino da Palavra de Deus na liturgia, na catequese e noutras circunstâncias. Já o acólito, exerce funções ligadas ao altar e também à distribuição da sagrada comunhão aos fiéis. As instituições referidas constituem os primeiros passos no caminho que conduz progressivamente quem é chamado à entrega da sua vida para o serviço do povo de Deus. As funções destes ministérios podem ser confiados a fiéis leigos, todavia, na prática, só o recebem os jovens ou adultos orientados para a ordenação de diácono ou sacerdote. Há, no entanto, hoje muitos cristãos leigos que, sem qualquer instituição, desempenham na Igreja tarefas de difusão, testemunho e proclamação da palavra divina, de serviço ao altar e de distribuição da comunhão eucarística, levando-a também aos doentes.

A dedicação da catedral
A dedicação de uma igreja é a celebração mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas. O aniversário deste ato é celebrado, na própria catedral, como solenidade, e nas outras igrejas da diocese, como festa, em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do povo de Deus. A igreja catedral tem grande significado simbólico. Nela está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. Por isso, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a catedral. A celebração do aniversário da dedicação contribui para melhor realçar a importância e dignidade da Igreja particular ou Diocese e para inculcar nos fiéis a veneração pela sua igreja mãe.

P. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral

Nenhum comentário: